Neste último final de semana (23-25/02), aconteceu no Centro Pastoral Diocesano São Joaquim, a primeira etapa da Escola Bíblico-Catequética (E.B.C) dando início às atividades formativas da escola neste ano de 2024. A partir deste ano, a escola funcionará totalmente no formato “Bíblico-Catequético”, após conclusão da última turma da Escola de Teologia para Leigos em junho do último ano.
As atividades desta primeira etapa se iniciaram na tarde da última sexta-feira com a acolhida dos leigos e leigas participantes, dinâmica de integração e momento de espiritualidade quaresmal. Em sua fala de abertura, o Pe. Lázaro Trindade, responsável pela Escola enfatizou a natureza e missão da E.B.C ressaltando seu lugar de importância na formação dos leigos e leigas da Diocese de Caetité. Não obstante, o momento mais importante deste primeiro dia fora a missa de abertura presidida pelo Bispo Diocesano Dom José Roberto Silva Carvalho.
Em sua homilia, Dom Carvalho destacou a importância da formação dos leigos, bem como, o engajamento desses no serviço/formação paroquial. Lembrando que a Escola Bíblico-Catequética não se resume apenas aos momentos de estudo e pesquisa, o Bispo convidou os participantes a integrarem a convivência, o estudo, o zelo nas tarefas e, principalmente, a oração para alcançarem uma formação mais sólida e cristã.
Após este momento de abertura, integração e ação de graças, as atividades da Escola seguiram como de costume: aulas, momentos de oração e convivência, partilha de experiências e muita animação. A E.B.C conta atualmente com 95 leigos participantes das diversas paróquias e área pastoral da Diocese de Caetité. Além destes, muitos padres, consagradas, leigos e leigas colaboram na orientação e formação fazendo com que a Escola Bíblico-Catequética seja uma expressão da unidade na diversidade da Diocese de Caetité e da preocupação da mesma em formar evangelizadores qualificados, corajosos e atualizados.