“Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito” (1Pd 3,15). Este convite da Palavra de Deus é o que motiva o clero e vida consagrada presente na Diocese de Caetité a estar em constante formação. A formação permanente faz parte de uma das dimensões da formação presbiteral e um caminho reconhecido para reavivar a vida religiosa e consagrada.
Nesta perspectiva, aconteceu durante esta semana (entre os dias 21 e 24 de outubro) o encontro de atualização do clero e religiosas de nossa Diocese. O encontro foi realizado no Centro Pastoral Diocesano e contou com a presença do Bispo Dom Carvalho, dos presbíteros, Religiosos, Religiosas, Diácono, a Consagrada Dina e o seminarista Elber Lobo. O encontro começou na segunda-feira (21) e foi concluído nesta quinta-feira (24).
Para este ano, foi escolhido o tema: “Influenciadores Digitais Católicos: efeitos e perspectivas na Pastoral Diocesana”. O encontro foi assessorado por Vídeo Conferência pelo Professor Moisés Sbardelotto, de um currículo acadêmico expressivo: professor da PUC Minas atuando no programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião e na Pós-Graduação Profissional em Teologia Prática. É Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Rio dos Sinos com estágio Doutoral na Universitá di Roma “La Sapienza”, na Itália. É Bacharel em Comunicação Social e Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É escritor, palestrante e Coordenador do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O professor Moisés ainda conta com muitas outras atribuições.
O assunto foi iniciado com o professor Moisés apresentando a contextualização histórica da era digital e sua rápida evolução, desde o primeiro computador, criado em 1983, à criação da internet em 1988. Daí em diante, deu-se início à chamada era digital e aqui os grandes meios de comunicação, no caso das Redes de Televisão, a qual poucos poderiam se expressar, deram lugar às mídias digitais. Vão surgir aqui a figura dos chamados influenciadores digitais, que, a partir de interesses e temas específicos a determinados públicos, vão influenciar na maneira de viver e de se comportar das pessoas, sendo esta uma grande indústria que gera milhões em dinheiro para os influenciadores, mas sobretudo, para as redes e canais de internet.
Ao falar dos influenciadores digitais católicos, arrastam multidões pela internet afora. No entanto, nem sempre existe uma preocupação por estar em Comunhão com a Igreja, com o Papa Francisco, com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e com a caminhada das Igrejas locais. Muitas vezes, o Papa Francisco e os Bispos do Brasil são alvo de críticas por parte de muitos desses influenciadores católicos, gerando um clima de divisão e polarização na Igreja.
Nos últimos anos, os Papas sempre lançam uma mensagem por ocasião do Dia Mundial dos Meios de Comunicação Social, na qual a cada ano a mensagem, ao mesmo tempo em que valoriza o poder da Comunicação através dos seus variados meios, adverte sobre os inúmeros problemas causados na sociedade pela má utilização dos meios de Comunicação. A Comunicação na Igreja não deve ser usada para doutrinar as pessoas, buscando um catolicismo da cristandade, que não responde aos apelos do Evangelho de Jesus. Daí a importância de um discernimento profundo nas Comunidades Paroquiais, colocando sempre em primeiro lugar a Caminhada da Igreja Particular com seus anseios e esperanças. Nesta perspectiva foi dado as participantes a oportunidade de ler e refletir a mais recente orientação da Igreja Católica – elaborada pelo Dicastério para a Comunicação – intitulada Rumo a uma presença plena.
No encontro, os participantes receberam também algumas orientações para a elaboração do libelo para nulidade matrimonial. O momento de formação foi conduzido pelo Pe. Waldech Gondim, presbítero de nossa Diocese, mestre em Direito Canônico e Defensor do Vínculo no Tribunal interdiocesano de Vitória da Conquista.
Durante o encontro de atualização, os participantes tiveram a oportunidade de rezarem juntos a liturgia das horas e celebrarem a Missa diária, além de ser um momento de convivência fraterna entre todos.