Há 31 anos, católicos de Malhada de Pedras fazem memória do legado e dos ensinamentos de padre Ladislau Klener. O religioso, que nasceu na Hungria e escolheu o Brasil como terra de missão, faleceu aos 66 anos, em 27 de novembro de 1993. A data de morte do padre é lembrada pela comunidade católica com uma programação especial, preparada pela Paróquia Senhor Bom Jesus. Este ano, as atividades recordaram os 31 anos de falecimentos do padre.
Durante esta quarta-feira (27), muitas pessoas passaram pelo túmulo de padre Ladislau, localizado em frente à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, previamente preparada por ele e onde desejou ser sepultado. Desde às 5h da manhã, grupos da Paróquia fizeram orações no local. No túmulo, flores para homenagear o padre que dedicou sua vida aos pobres e à evangelização.
Uma missa também foi celebrada na intenção do religioso no fim da tarde desta quarta-feira. A celebração foi presidida pelo padre Afonso de Lima, na igreja Matriz.
Padre Ladislau chegou ao Brasil em 1972, quando começou a trabalhar numa paróquia na periferia de São Paulo. Seis anos depois, veio para a Diocese de Caetité, por causa da carência de padres nessa região. Aqui, viveu os últimos 15 anos de vida, passando por oito paróquias: Piripá, Tremedal, Cordeiros, CaraÃbas, Maetinga, Presidente Jânio Quadros, Aracatu e Malhada de Pedras.
Confira mais detalhes sobre a história do padre no vÃdeo abaixo.