Durante esta Semana Santa, diversas paróquias da Diocese de Caetité celebraram Missa pelos enfermos e idosos. Na celebração, também foi oferecido o sacramento da Unção dos Enfermos. No gesto de profunda fé e esperança, os participantes receberam o óleo sagrado nas mãos e na fronte, simbolizando a graça divina que os ampara e conforta.
Dona Ziguimar da Cunha Viana, de 82 anos, participou da celebração na Paróquia Santo Antônio, em Guanambi, nesta quarta-feira (16). À Pascom Paroquial, ela expressou o significado da celebração em sua vida. “É muito importante para a fé, pois é força que recebo”, disse. A Missa foi presidida pelo Pe. João Sá Teles, que proporcionou aos fiéis reflexões sobre as leituras do dia e a essência do sacramento da Unção dos Enfermos.
Na homilia, Pe. João esclareceu o verdadeiro significado da Unção dos Enfermos. Segundo ele, esse sacramento é, frequentemente, mal compreendido como um rito exclusivo para os últimos momentos de vida. Com clareza, o sacerdote explicou que a unção é um bálsamo de conforto e cura, destinado a todos aqueles que enfrentam enfermidades, fortalecendo-os em sua jornada de recuperação.
Em Caculé, a Missa também foi nesta quarta-feira, na Matriz do Sagrado Coração de Jesus. A celebração contou com a presença de idosos, enfermos, cuidadores e familiares.
O Pe. Paulo Henrique Neves de Souza, que presidiu a celebração, afirmou, na homilia, que os enfermos e idosos não devem desanimar diante das limitações da vida. Segundo o padre, a missão deles agora, depois de tanta dedicação ao trabalho e à famÃlia, é se dedicar mais à oração, ter paciência consigo mesmo e com os cuidadores e ocupar a mente com coisas boas.
“As dores de Cristo estão presentes nas dores de cada irmão, irmã, enfermo ou idoso. Neles, nós vemos o próprio Cristo presente no meio de nós”, destacou o sacerdote.
A Missa e a Unção dos Enfermos neste dias em toda a diocese reforçaram o profundo espÃrito da Semana Santa, congregando os fiéis em um ambiente de intensa reflexão, fervorosa oração e renovação espiritual.