12 de abril de 2025
DIOCESE

Dom Carvalho preside Missa e Procissão do Depósito na Catedral Senhora Sant’Ana

Por Pascom Diocesana

Nesta sexta-feira (11), a Catedral Senhora Sant’Ana, em Caetité, realizou a Santa Missa e Procissão do Depósito. O momento foi presidido pelo bispo Dom José Roberto Silva Carvalho. Durante a celebração, o bispo explicou o significado da Sexta das Dores e da celebração do Depósito. Ele explicou que a Virgem Maria é o “depósito da nossa fé”.

“Fazemos essa experiência de levá-la a outra igreja, mas na verdade estamos depositando com ela o nosso coração, a nossa fé, para que no final da Semana Santa possamos ressuscitar com Cristo”, disse o bispo.

Na sua homilia, Dom Carvalho ressaltou que “Nossa Senhora é o depósito da nossa fé. Nela podemos confiar, estar seguros”. Ele destacou que o sofrimento faz parte do caminho da fé, para que possamos viver a ressureição com Cristo. “A gente só pode passar pela ressurreição de Cristo se passarmos pela experiência do sofrimento”, frisou.

Após a Missa, os fiéis saíram em procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores até a Igreja São Benedito. Durante o cortejo, os fiéis caminharam, com velas acesas, meditando as sete dores da Virgem Maria.

Ao chegarem à Igreja São Benedito, os fiéis rezaram a oração “Senhor Deus” e lá depositaram a imagem de Nossa Senhora das Dores, que permanecerá até este domingo de Ramos (13). Na celebração de Ramos, vai acontecer a procissão do Encontro. A imagem de Nossa Senhora das Dores sairá da Igreja São Benedito e vai ao encontro da imagem do Senhor dos Passos, que sairá da catedral.

“Quem se entrega a Maria não se perde do caminho de Cristo”, disse Dom Carvalho, ao encerrar a celebração da Missa do Depósito.