O Papa Francisco recebeu na Sala Clementina, no Vaticano, nesta quinta-feira (14), os novos bispos ordenados nos últimos doze meses.  Os prelados participaram do curso de formação para os novos bispos, promovido pela Congregação para os Bispos e que teve inÃcio no dia 6 de setembro. Do Brasil, participaram vinte prelados, entre eles o bispo de Caetité, Dom José Roberto Silva Carvalho.
O Papa manifestou a alegria de conhecer pessoalmente e aprofundar com os novos bispos da Igreja a graça e a responsabilidade do ministério que receberam.  O discurso do PontÃfice se deteve no discernimento espiritual e pastoral, necessário para que o povo chegue ao conhecimento e realização da vontade de Deus.
“Somente quem é guiado por Deus tem tÃtulo e credibilidade para ser proposto como guia dos outros. Pode ensinar e fazer crescer no discernimento somente quem tem familiaridade com esse mestre interior que, como uma bússola, oferece os critérios para distinguir, para si e para os outros, os tempos de Deus e sua graça; para reconhecer a sua passagem e o caminho de sua salvação; para indicar os meios concretos, agradáveis a Deus, a fim de realizar o bem que Ele predispõe em seu plano misterioso de amor para cada um e para todos. Essa sabedoria é a sabedoria prática da Cruz, que mesmo incluindo a razão e a sua prudência, as ultrapassa, porque conduz à fonte de vida que não morre, ou seja, conhecer o Pai, o único Deus verdadeiro, e aquele que Ele enviou, Jesus Cristo”, disse o Papa aos bispos.