Em reunião na Cúria Diocesana, no mês de julho, o bispo Dom José Roberto Silva Carvalho anunciou duas novas ordenações este ano na Diocese de Caetité. Trata-se da ordenação diaconal do seminarista Elber Lôbo Silva, 36, e da ordenação presbiteral do diácono Ademilson Jesuíno da Silva, 44.
A cerimônia de ordenação deles está marcada para o dia 23 de novembro, às 18h, na Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Riacho de Santana.
O trabalho vocacional na Diocese de Caetité conta com a colaboração dos padrinhos e madrinhas das Obras das Vocações e Ministérios (OVM). Eles apoiam, financeira e espiritualmente, a formação dos seminaristas. Uma ajuda que enriquece a caminhada vocacional diocesana e incentiva as vocações.
O seminarista Elber Lôbo da Silva é filho da comunidade Santa Bárbara, Vila Pedra Preta, da Paróquia Bom Jesus, de Brumado. Ele entrou para o seminário em 2015, aos 27 anos. No seminário, Elber cursou Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte (Faje) e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC-MG).
De volta à diocese em 2023, o seminarista iniciou a síntese vocacional com o bispo Dom Carvalho. “Acompanho-o nas celebrações, além de ajudá-lo em alguns serviços mais burocráticos”, contou.
Por mais que a maior parte de nossa caminhada esteja direcionada para esse momento, há em mim uma sensação de espanto (no sentido mais amplo da palavra) e de muita emoção em relação à ordenação que se aproxima. Além disso, estou feliz com a confirmação da minha caminhada vocacional por parte da Igreja: Bispo, Conselhos, Padres e todo Povo de Deus. O Ministério é algo muito sério para ser decidido e sustentado somente por aquele que será ordenado. Ademais, ninguém é ordenado para si, mas para servir a Deus e a sua Igreja. Por isso, essa confirmação é tão importante.
Elber Lôbo da Silva, Seminarista
O diácono Ademilson Jesuino da Silva é natural da cidade de Janaúba (MG). Em 2001, ele iniciou a formação seminarística na Diocese de Janaúba, ingressando no Seminário Propedêutico Maria Mãe da Igreja. No ano seguinte, começou os estudos de Filosofia no Seminário Arquidiocesano Imaculado Coração de Maria, em Montes Claros (MG), onde permaneceu até o terceiro ano de Teologia. No Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), em Belo Horizonte, Ademilson concluiu a formação em Teologia.
Em 2013, foi acolhido na Diocese de Caetité para dar início ao estágio pastoral. Recebeu, em 2014, no Seminário São José, pelas mãos do então bispo Dom Ricardo Brussati, o Ministério de Leitor e, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Caculé, o Ministério de Acólito.
Nesse período na Diocese de Caetité, Ademilson atuou nas paróquias São Sebastião, em Ibiassucê (onde foi ordenado diácono transitório em agosto de 2015), Santo Antônio em Condeúba, São João Batista em Pindaí e Santo Antônio em Sebastião Laranjeiras. Atualmente, exerce o ministério diaconal na Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Riacho de Santana.
Com o coração exultante de alegria é que recebi o comunicado da minha Ordenação Presbiteral. Nessa oportunidade, escolhi como lema de ordenação “Eu sei em quem acreditei” (2Tm 1, 12b). Louvo a Deus Pai por esse momento tão especial em minha vida, bem como para toda a Igreja e minha família. Confesso a minha felicidade por doar à Igreja a minha vida. Meu sentimento é de gratidão a Deus por ter-me chamado e conduzido-me a consagrar integralmente pela santificação do Povo de Deus. Peço a Deus que me ajude para que toda minha vida seja uma doação, porque ser padre é ter uma voz sempre presente na Igreja; voz que chama e testemunha e faz despertar novos rostos na Igreja de Cristo. Sendo assim, desejo viver.
Ademilson Jesuino da Silva, Diácono