Nesta quinta-feira (10), a Catedral de Senhora Sant’Ana foi palco de um momento marcante de fé de e unidade na Diocese: a Missa do Crisma, também conhecida como Missa dos Santos Óleos. Reuniram-se o bispo diocesano, Dom José Roberto Silva Carvalho, padres, diácono, seminaristas, religiosos, religiosas, consagradas de toda a Diocese e grande número de fiéis para celebrar esta tradição centenária.
Durante a homilia, Dom Carvalho expressou sua gratidão à padroeira Sant’Ana e às autoridades civis e eclesiásticas pela garantia do direito de manter viva a tradição da celebração dos Santos Óleos na Catedral por mais de 100 anos. Em tom emocionado e profético, o bispo recordou a identidade do povo cristão. “Somos povo consagrado da esperança, somos peregrinos da esperança. Somos um povo sacerdotal desde o dia de nosso batismo”, disse.
Dirigindo-se especialmente aos ministros ordenados, Dom Carvalho reforçou o verdadeiro sentido do sacerdócio. “Meus irmãos, nós somos simplesmente servidores do Evangelho, de Cristo Jesus, servidores da Igreja. A estola se assemelha a um avental e não a um símbolo de poder”, afirmou o bispo.
A Missa do Crisma é uma das celebrações mais significativas do calendário litúrgico. Nela, além da renovação das promessas sacerdotais pelos padres, o bispo abençoa os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagra o óleo do Crisma, que serão usados ao longo do ano nos sacramentos em toda a Diocese.
Ao final da celebração, o clima era de profunda comunhão e renovação do compromisso com a missão. A Diocese segue firme como povo consagrado da esperança, peregrino na fé e unido na caridade.