O primeiro Conselho Pastoral Diocesano (CPD) deste ano reuniu, na sexta-feira (3) e no sábado (4), no Centro de Treinamento de LÃderes (CTL), em Caetité, padres, religiosas, leigos, coordenadores de pastorais e movimentos da diocese, além do bispo Dom José Roberto Silva Carvalho, que esteve à frente do encontro junto ao Pe. Sátiro Bezerra, coordenador de pastoral.
Na programação, os participantes avaliaram o documento-sÃntese do SÃnodo dos Bispos (2021-2023), que faz um resumo da fase diocesana (a escuta sinodal realizada em todas as paróquias).
Dom Carvalho anunciou aos presentes a instalação da Fazenda da Esperança em Brumado. Esse projeto faz parte das Obras PontifÃcias e serve para acolher dependentes quÃmicos que queiram se tratar da dependência.
Na Santa Missa, na manhã de sábado, presidida pelo Bispo, foram celebrados os 18 anos de ministério presbiteral do Pe. Joãozinho Baiano, e o Pe. Paulo Henrique Neves de Souza fez a profissão de fé e o juramento, assumindo como Vigário responsável pelo Vicariato Nossa Senhora Rainha dos Patriarcas.
O CPD também refletiu o tema da Campanha da Fraternidade 2023, com propostas para a vivência desse tempo pela Igreja. O tema deste ano “Fraternidade e fome” e lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”. O coordenador da Cáritas Diocesana, Pe. Osvaldino Barbosa, falou sobre os projetos apoiados pelo Fundo Diocesano de Solidariedade, fruto da Coleta Nacional, realizada no domingo de Ramos.
O próximo CPD acontecerá em novembro deste ano. Por votação, a Assembleia Diocesana ficou para novembro de 2024. Não haverá antes assembleias paroquiais e vicariais, por decisão do CPD.