Um momento de estudo e reflexão. Anualmente, bispo, padres, religiosos e religiosas da Diocese de Caetité se encontram para que, em quatro dias, um tema seja trabalhado. A Atualização 2019 que começou nesta segunda-feira e terminou hoje, 24, quis trazer uma abordagem mais psicológica, tendo em vista a saúde mental daqueles que são “cuidadores de almas”. “Saúde emocional dos cuidadores de almas: desafios e perspectivas”, foi o tema escolhido e trabalhado.
O encontro aconteceu no Centro de Treinamento de LÃderes – CTL de Caetité. O padre, professor e doutor Rosimar José de Lima Dias foi quem conduziu o encontro. Ele que é da Arquidiocese de Cuiabá, possui mestrado e doutorado na área de psicologia, sendo estudioso das dificuldades psicológicas que afetam a vida dos ministros ordenados. Temas como saúde mental, horizonte antropológico da vocação cristã, critérios da maturidade, sÃndrome de Burnout, depressão, suicÃdios, sinais da fragilidade no campo pastoral, dentre outros temas, foram abordados pelo palestrante.
Quase todos os padres, religiosos e religiosas da Diocese de Caetité participaram da atualização 2019, oportunidade de interação entre todos. Missas foram celebradas diariamente pelo bispo diocesano Dom Carvalho e, aproveitando que neste ano a Diocese vive o Ano Vocacional, alguns padres partilharam suas histórias vocacionais.
Também durante o encontro de atualização, aconteceu a celebração da liturgia das horas, uma maneira de rezar em comunhão com toda a Igreja. Num clima de fraternidade, quem participou do encontro teve a oportunidade de refletir sobre o cuidado consigo para melhor cuidar dos outros. Na última missa do encontro, ocorrida na manhã desta quinta-feira, foi celebrada, festivamente, a memória litúrgica de Santa Dulce dos Pobres, entrando assim em comunhão com a Igreja do nosso Regional Bahia/Sergipe que recentemente recebeu do Papa Francisco esse grande presente de elevar Santa Dulce à glória dos altares.