No último sábado (05), a Diocese de Itabuna (BA) celebrou a posse canônica de Dom Jailton de Oliveira Lino (PSDP), o 6º bispo da diocese. A cerimônia, realizada na Catedral São José, em Itabuna, foi marcada por momentos de fé, emoção e confraternização e contou com a presença de autoridades civis e eclesiásticas de diversas dioceses.
O bispo Dom José Roberto Silva Carvalho e o vigário-geral da Diocese de Caetité, Mons. Alex Adriano Barbosa, participaram da cerimônia. A presença deles reforça os laços de comunhão e fraternidade entre as dioceses de Itabuna e Caetité, bem como de todo o Regional Nordeste 3 da CNBB, composto pelas arqui/dioceses da Bahia e Sergipe.
Em sua nova missão, Dom Jailton traz consigo o lema episcopal “Não vos angustieis”, um convite à confiança em Deus e à serenidade diante dos desafios da vida cristã. A sua posse foi acompanhada por fiéis de diversas paróquias, que se reuniram para celebrar o início de uma nova etapa para a Diocese de Itabuna.
Com a posse de Dom Jailton, a Diocese de Itabuna continua sua missão evangelizadora no sul do estado, acolhendo com alegria e esperança o novo pastor que conduzirá o rebanho local com sabedoria, zelo e dedicação pastoral. Que sua missão seja repleta de frutos abundantes e de bênçãos para todos os diocesanos e que ele seja um instrumento de paz, unidade e evangelização na Diocese de Itabuna.
Dom Jailton foi nomeado pelo Papa Francisco para a Diocese de Itabuna no dia 25 de fevereiro de 2025, transferindo-o da Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, onde ele desempenhava um trabalho pastoral significativo. Sua nomeação “reflete a confiança do Santo Padre em sua capacidade pastoral e evangelizadora”, como destacou a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em sua saudação, expressando alegria e fraternidade pela escolha de Dom Jailton.
Nascido em Feira de Santana (BA), Dom Jailton completou seus estudos em Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Fez sua profissão religiosa em 1º de janeiro de 1985, ingressando na Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência (Dom Calabria), e foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1988. Ao longo de sua trajetória sacerdotal, exerceu importantes funções dentro da congregação e da Igreja, destacando-se como formador, superior da comunidade de Farroupilha, vice-provincial, mestre de noviços e tesoureiro.
Em 2017, foi nomeado bispo da Diocese de Teixeira de Freitas / Caravelas, sendo ordenado em 13 de janeiro de 2018. Desde 30 de outubro de 2024, Dom Jailton vinha exercendo a função de Administrador Apostólico da Diocese de Itabuna, preparando-se para assumir oficialmente a liderança da diocese, agora com a posse canônica.
Fotos: Pascom Itabuna