14 de agosto de 2021
DIOCESE

Diocese de Caetité celebra missa em ação de graças pelos 20 anos de ordenação presbiteral de Mons. Alex Adriano

Por Nilzabete Oliveira/Pascom Catedral

Comemorar o aniversário de ordenação é festejar a vida, pois o sacerdote não é apenas o homem da liturgia, mas faz da sua vida uma entrega, identificando-se com a realidade da cruz, em doação aos irmãos e a Igreja, fazendo de sua existência um sacramento intenso e fecundo, pois o padre não é para si, mas para outros. Assim, com alegria, foi realizada na Catedral, nesta quarta-feira (11) às 19:30, missa em ação de graças, pelos 20 anos de ordenação presbiteral de Monsenhor Alex Adriano, Vigário geral e Pároco da Paróquia Senhora Sant’Ana, de Caetité. Celebrada por Dom Carvalho, e concelebrada por Dom Armando, Mons. Alex, Ademar, padres Paulo Henrique, Edson, Vinícius, Isaias, Osvaldino, Lázaro, e padre Danilo, a celebração contou ainda com as presenças das Religiosas, de seminaristas, familiares de Mons. Alex e do povo de Deus. Esse último, em sua grande maioria, acompanhou pelas redes sociais da Paróquia (youtube) e por meio da rádio Educadora Sant’Ana. Além da comunidade presente, também compareceram amigos e familiares vindos de outras cidades.

Foto: Pascom Catedral

Na homilia, Dom Carvalho lembrou que embora o Mons. Alex seja o Pároco da Catedral, não se trata de uma missa Paroquial, mas sim uma celebração Diocesana. E ainda, que primeiramente rende graças a Deus por ser quem dá o dom da vida, e faz o convite para a missão, e segundo agradeceu ao Mons. a generosidade da resposta positiva a esse chamado do Senhor. Lembrou que é Deus o condutor dos desígnios de nossa história, e quem dá a vitória, mesmo em meio às tribulações. Celebrar 20 anos de Ministério, de caminhada vocacional é celebrar vitórias. As respostas para essa perseverança são encontradas nas leituras proclamadas, aquele que persevera só o faz quando mantém os olhos fixos no Senhor.

Concluiu agradecendo a Mons. Alex por sua perseverança, pelo espírito de cooperação, e serviços prestados enquanto Pároco e Vigário Geral. Seguiu o rito habitual da liturgia, em seguida mensagem a Mons. Alex Adriano Rocha Barbosa: nasceu na cidade de Brumado, em 07/05/1974, filho de Sebastião Leite Barbosa (In memoriam) e de Ana Rosa Rocha Barbosa (In memoriam), irmão de Elizabete Barbosa Lima e Eliomar Rocha Barbosa (In memoriam),foi batizado em 21/12/1975, na Paróquia Bom Jesus – Igreja Matriz – Brumado-BA, o Padre oficiante foi Monsenhor Antônio da Silveira Fagundes, fez a 1ª Eucaristia em 1985, na mesma Paróquia, crisma em 14/01/1990, na Comunidade São Cristóvão também de Brumado-BA, o Bispo oficiante foi Dom Antônio Alberto Guimarães Rezende, CSS. Sua ordenação Diaconal em 10/03/2001, no Ginásio Poliesportivo Professor Hélio Negreiros – Caetité-BA, pelas mãos de Dom Antônio Alberto Guimarães Rezende, CSS, teve como Lema diaconal: “Sei em quem acreditei” (2Tm 1,12), em 11/08/2001, foi ordenado presbítero no Estádio Gilberto Cardoso Antigo Campo dos Prazeres, em Brumado-BA, o Bispo ordenante foi Dom Antônio Alberto Guimarães Rezende, CSS, cujo Lema presbiteral “Este tesouro nós o levamos em vasos de barro” (2Cor 4,7).

Sua primeira presidência Eucarística aconteceu dia 12 de agosto de 2001, na Matriz do Senhor Bom Jesus de Brumado. Em 20 anos como Sacerdote, Monsenhor Alex Adriano exerceu o ofício de Reitor do Seminário Propedêutico São José de Caetité, Vigário da Paróquia Senhora Sant’Ana (Catedral) de Caetité, Coordenador da Pastoral Vocacional Diocesana, Professor na Escola de Teologia Pastoral para Leigos, Reitor da Comunidade de Formação Nossa Senhora de Guadalupe (Filosofia e Teologia) em Belo Horizonte, Coordenador Diocesano da Pastoral Presbiteral e Representante dos presbíteros da Diocese de Caetité, Membro do Conselho Presbiteral, Membro do Colégio de Consultores, Pároco da Paróquia Santo Antônio de Guanambi, Vigário Geral da Diocese de Caetité e Moderador da Cúria Diocesana, Membro do Conselho de Ordens Sacras da Diocese de Caetité, Pároco da Paróquia Senhora Sant’Ana de Caetité (Catedral), Presidente da Fundação Hospitalar Senhora Sant’Ana de Caetité, Membro da Comissão Regional de Presbíteros (CRP) – NE – Bahia e Sergipe, Membro do Conselho Fiscal da Fundação Cultural e Educacional Santana de Caetité.

Após a mensagem, houve entrega de lembranças, oração do Te Deum. Em seguida, Monsenhor Alex Adriano agradeceu a Dom carvalho pela paternidade espiritual, a Dom Armando pela amizade, companheirismo e cordialidade, aos padres pela amizade e cordialidade presbiteral, as religiosas pelo testemunho, ao diácono e seminaristas pela amizade, a família presente pelo amor, as autoridades amigos, estimados paroquianos e a todos que acompanharam pelas redes e pela rádio Sant’Ana. Mons. Alex solicitou orações de todos, renovou seu sim a Deus, diante do bispo Dom Carvalho, em seguida ofereceu flores e orações a Dom Antônio Alberto Guimarães Rezende, apresentou uma criança, no altar sagrado, e benção final, encerrando a festiva celebração.