O fim de semana, na diocese, foi de avaliação do ano que termina e de programação de atividades para 2020. É que aconteceu de 8 a 10 de novembro, no Centro de Treinamento de LÃderes (CTL), em Caetité, o Conselho Pastoral Diocesano (CPD), realizado em dois momentos do ano. O encontro dirigido pelo bispo Dom José Roberto Silva Carvalho e pelo padre Sátiro Bezerra de Prado contou com a presença de todo o clero diocesano, de religiosas e representantes das 38 paróquias da diocese.
“O CPD, enquanto encontro, é uma das instâncias maiores da diocese que tem por objetivo trabalhar a caminhada pastoral do ponto de vista da avaliação e ao mesmo tempo da programação”, explicou o padre Paulo Henrique Neves de Souza, assessor espiritual da Pascom Diocesana.
Pauta
Na pauta, além da avaliação da caminhada da diocese em 2019 e do Projeto Diocesano de Evangelização, foi feita uma análise de conjuntura eclésio-social e polÃtica com o objetivo de discutir a realidade atual tanto no Brasil quanto no mundo não só do ponto de vista religioso, mas também social e polÃtico.
Durante o CPD, os padres, religiosas e leigos participaram também de momentos de oração e entrosamento. Dom Carvalho presidiu a Santa Missa nos três dias de encontro.
Em 2020
A partir das discussões deste fim de semana, ficou decidido que, em 2020, na Diocese de Caetité, será trabalhado o documento “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com seis capÃtulos, o documento número 100 propõe reflexão e ações práticas para uma conversão pastoral da paróquia. O texto quer contribuir para dinamizar a vida de comunidade.
Em 2020 também será realizada a Assembleia Diocesana com a participação de representantes de todas as paróquias da diocese.
Transferência de padres
Ao final do CPD, Dom Carvalho anunciou os nomes dos padres que serão transferidos e as novas paróquias que eles passarão a atender no ano que vem.
Pe. Sátiro Bezerra do Prado Fernandes deixa Matina e vai assumir a Paróquia Nossa Senhora da Glória de Riacho de Santana; Pe. Izaias Afonso Silva sai de Riacho de Santana e será transferido para a Paróquia São Sebastião de Ibiassucê; Pe. Mário Peira se despede de Tremedal e passa a atender na Paróquia Santa Rosa de Viterbo, em Guajeru; Pe. Rafael Santos Almeida deixa Jacaraci e se transfere para a Paróquia Senhor do Bonfim de Tremedal; Pe. Anderson Santos de Oliveira vai deixar Ibiassucê para assumir a Paróquia Nossa Senhora da Boa Viajem de Jacaraci; Pe. José Rocha deixa Ibitira e assume o Seminário São José em Caetité e também vai ajudar na Paróquia Senhora Sant’Ana (Catedral); Pe. Edson Rocha Passos deixa Guajeru e passa a atender na Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Ibitira.