12 de setembro de 2024
CORDEIROS – SENHOR DA BOA VIDA

Cordeiros celebra Padroeiro da cidade com novena e festa

Por Pascom Cordeiros

A cidade de Cordeiros celebrou a festa do seu Padroeiro titular Senhor da Boa Vida entre 16 e 25 de agosto. A festa em honra ao Padroeiro teve início com a Alvorada Festiva, seguida pela oração matinal e pela tradicional Levantada do Mastro, marcando o início das celebrações.

Este ano, a Festa do Padroeiro Senhor da Boa Vida foi especialmente significativa ao adotar como tema central “Família, Igreja Doméstica, Lugar de Fraternidade e Amizade Social”. Esse tema norteou todas as celebrações e reflexões durante a festividade, ressaltando a importância da família como o núcleo central da fé e da vida em comunidade.

Foto: Pascom Cordeiros

Cada dia da festividade foi abençoado com a Santa Missa, celebrada por um padre convidado da Diocese de Caetité e concelebrada pelo pároco, Padre Hélio Guimarães Cândido. Durante a festa em honra ao Padroeiro, cada noite de celebração foi marcada pela participação ativa dos diversos zonais da paróquia. Cada zonal foi responsável pela organização e condução da liturgia, o que não apenas garantiu uma diversidade de expressões de fé, mas também promoveu um forte senso de unidade e colaboração entre as diferentes partes da paróquia.

Durante a festa, os fiéis mantiveram a tradição de visitar a Memória, um local situado ao pé da serra, onde também foi celebrada a Santa Missa. A Memória, local de grande significado espiritual, tornou-se um ponto central da peregrinação dos fiéis, que, além de participarem das missas, encontraram momentos de devoção e reflexão profunda.

Após cada celebração, a comunidade se reunia na quermesse. No dia solene, as celebrações tiveram início às 5 horas da manhã com a Alvorada Festiva e a oração matinal, preparando os corações dos fiéis para o ponto culminante da festa. Às 17 horas, a Missa Solene foi celebrada de forma campal pelo Bispo Diocesano, Dom Roberto da Silva Carvalho, atraindo um grande número de fiéis.

Na oportunidade, o Pároco, Padre Hélio Guimaraes Cândido, agradeceu os festeiros de 2024 e apresentou os novos festeiros para 2025. No final o Bispo deu a benção final e se despediu de toda comunidade, parabenizando a toda paroquia pela linda festa. Em seguida, os fiéis participaram de uma procissão pelas ruas da cidade, carregando em seus corações a devoção ao Padroeiro Senhor da Boa Vida.

A procissão, marcada por cantos, orações e demonstrações de fé. Ao retornarem para a igreja, os fiéis se reuniram para o rito de descida do mastro, com reverência e emoção, o mastro foi cuidadosamente abaixado, sinalizando o fim das celebrações.