15 de junho de 2024
CONDEÚBA – SANTO ANTÔNIO

Condeúba festeja Santo Antônio, Padroeiro do município

Por Ângela Cruz / Pascom Condeúba

O trezenário em honra ao padroeiro Santo Antônio em Condeúba, com o tema “A amizade social é uma oração cotidiana”, se destacou neste ano de 2024 pela participação e envolvimento da comunidade local. A abertura no dia 1º de junho, com uma festiva alvorada e café partilhado, anunciou aos condeubenses que a Comunidade estava em festa.

As celebrações das noites do trezenário tiveram início com o hasteamento do tradicional mastro de Santo Antônio, momento de muita animação, fé e preservação da cultura do povo católico condeubense. Os festeiros do hasteamento do mastro deste ano foram os membros da Pastoral dos Coroinhas.

Foto: Pascom Condeúba

As celebrações eucarísticas tiveram a participação e colaboração de todas pastorais e movimentos, em unidade com Vicariato Rainha dos Mártires a qual a Paróquia pertence. Cada noite do trezenário foi celebrada pelos padres da Diocese e o Bispo Dom José Roberto Carvalho. Em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2024 e o Ano da Oração, os celebrantes conduziram o povo de Deus a refletir que oração sincera é a que impulsiona o serviço e o crescimento espiritual.

Outro destaque do trezenário foi a passeata de carro de boi, que, além de abrilhantar os festejos do padroeiro, proporcionou um resgate cultural aos moradores de Condeúba. Memórias e lembranças positivas foram reativadas, porque esse meio de transporte era o mais utilizado pelas comunidades rurais condeubenses para vir à cidade trazer seus produtos da agricultura familiar, a lenha, fogueira de São João para comercializar entre outros.

Outros momentos e ações destacadas foram as quermesses com apresentações artísticas locais, o tradicional leilão, a Missa solene e o descerramento do mastro, momentos marcantes movidos pela fé e animação dos paroquianos condeubenses. Todas as atividades do trezenário contaram com a participação do administrador paroquial, padre Lázaro Matheus, que não teve apenas presente, mas participou de toda organização e preparativos colocando a “mão na massa,” e com seu espírito jovial, comprometido e organizado despertou ainda mais na comunidade o sentimento de unidade e compromisso com o serviço eclesial cristão.

O Conselho Pastoral Paroquial, responsável pela organização dos festejos do padroeiro, testemunhou, ao final do trezenário, o quanto a unidade tem poder e transformação e crescimento na fé, parafraseando o Padre Lázaro Matheus, “que sejamos um para que o mundo creia no amor de Jesus, o Cristo.” Tudo isso, vivenciando o que o próprio Cristo proclamou sobre a unidade: “Para que sejam todos um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviastes”. (Jo 17,21)

O trezenário de Santo Antônio está se tornando o coração do povo condeubense!