28 de março de 2023
BRUMADO – SENHOR BOM JESUS

Comunidade Católica de Brumado celebra festa de São José

Por Luciana da Silva Almeida / Pascom Brumado

Em 2023, as festividades em honra a São José “Patrono universal da Igreja”, pai adotivo de Jesus e padroeiro do bairro São José, antiga urbis I, em Brumado, BA começaram na sexta-feira (10) e terminaram no dia 19 de março com a procissão e missa em honra ao padroeiro.

Foto: Júlio César / Pascom Brumado-BA

Por estar vivendo o tempo quaresmal, a liturgia celebrada foi a do 4ª domingo da quaresma. A comunidade São José comemora seus 35 anos de caminhada missionária e evangelizadora e para bem comemorar decidiu convidar toda a comunidade para celebrarem juntos. Foram convidados o IFBA, a Policlínica Regional, a UBS Fernando Trindade, a Escola de Tempo Integral Élcio José Trigueiro, os comerciantes do bairro, o grupo de Capoeira Topázio, as Contempladas da Mãe Rainha, toda a comunidade católica e amigos que ajudaram no início da caminhada da comunidade.

O tema central da festa foi “Vocação, graça e missão”. Todas as noites tivemos a participação de pastorais, grupos, movimentos e comunidades das paróquias Bom Jesus e Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão.

No dia 19 foi a grande festa, com a missa presidida pelo padre Cleonidio Alves. Em sua homilia, o sacerdote falou da descendência de José, de como ele criou o salvador, fazendo uma comparação entre José do Egito e José, pai de Jesus. Eles foram homens sonhadores, pois sua missão foi revelada em sonho. Nos sonhos, ele deu conta da sua missão de cuidar e proteger o menino Jesus. Reconhecido como homem justo, aquele que não quis escandalizar mas, acolheu Maria, cuidou dela e de Jesus e no silêncio. Ele é um grande exemplo para todos nós. José não disse uma palavra no Evangelho. Não existe uma palavra dita por José, mas foi um homem de atitude, de gestos, homem de fé. Com palavras José não respondeu nada, mas obedeceu ao chamado de Deus e um gesto de um homem que firmou sua fé em Deus e deu conta do recado.

Padre Cleonidio fez uma passagem reflexiva sobre os textos dos evangelhos que alimentaram e nos tem alimentado nosso espírito neste período quaresmal, quando Jesus vence as tentações do ter, do poder, do fazer, e nos diz que somos capazes de vencer as tentações da vida.

Encerrou sua homilia desejando que a liturgia desta data possa nos ajudar constantemente nos prostrar diante de Jesus, segui-lo e dar testemunho Dele, que luz, verdade, bondade e justiça. Após a homilia seguiram-se os ritos próprios da celebração.

Ao final da Santa Missa houve os agradecimentos por parte da coordenação a todas as pessoas que colaboraram para que a festa do glorioso São José acontecesse.

São José, rogai por nós!