Desde segunda-feira (1°), os padres da Diocese de Caetité estiveram reunidos no Centro Diocesano São Joaquim, em Caetité, para o retiro espiritual do clero que acontece uma vez por ano. O momento de oração e de encontro com Deus foi encerrado nesta quinta-feira (04). O bispo Dom José Roberto Silva Carvalho acompanhou todo o encontro.
O retiro deste ano foi orientado pelo Pe. Geraldo Thadeu, Provincial da Congregação dos Padres Rogacionistas. Durante o encontro, Pe. Geraldo disse aos irmãos do Presbitério que, “pelo Sacramento da Ordem, não pertencemos mais a nós próprios, mas ao Senhor”.
Além das Missas diárias e celebrações de todas as horas da liturgia, o pregador do retiro fez colocações sempre na metade da manhã e da tarde, deixando tempo livre para as orações pessoais diante do SantÃssimo Sacramento.
O retiro teve como base a leitura do capÃtulo 24 do Evangelho de Lucas, que retrata o caminho do Cristo ressuscitado com os desiludidos discÃpulos de Emaus. Pe. Geraldo explicou aos padres a teologia do caminho e as crises da caminhada.
Durante o retiro, também houve oração Mariana em uma das noites e momento penitencial.
O retiro espiritual anual faz parte de uma das dimensões da formação permanente da vida do presbÃtero.