16 de agosto de 2021
DIOCESE

Centro de Estudos Marianos da Bahia realiza 1ª Jornada Mariana

Por Nilzabete Oliveira/Pascom Caetité

O Centro de Estudos Marianos da Bahia (CEM) realizou a 1ª Jornada Mariana, nos dias 13, 14 e 15 de agosto, na capital baiana. As motivações para o encontro foram os 70 anos da proclamação do Dogma da Assunção de Nossa Senhora aos céus, o primeiro aniversário do CEM e os 70 anos da realização do Congresso Assuncionista da Bahia. A abertura do evento ocorreu dia 13 (sexta-feira), às 16h, com a celebração da Santa Missa, na Basílica do Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, celebrada pelo reitor, o padre Adilton Pinto Lopes, e concelebrada pelo padre Everaldo, Pensionista e Congregado Mariano Emérito.

Foto: Divulgação

No dia 14 (sábado), às 9h, na mesma Basílica, o padre Adilton Pinto conduziu duas palestras: “A Imaculada Conceição de Maria Santíssima” e “A Assunção Gloriosa de Nossa Senhora”. No mesmo dia, o padre Gabriel Vila Verde, da Diocese de Cruz das Almas, realizou a palestra “A Assunção e a Vida Mística”. Em seguida, frei Giovanni Messias presidiu a Missa, no Santuário Santa Dulce dos Pobres (Largo de Roma). A programação do dia foi concluída às 17h, com o tributo Macaubense, pelo grupo de cantores da igreja Matriz, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Macaúbas. Os Congregados, em sua maioria, acompanharam todo evento pelas redes sociais (canal youtube), das Congregações Marianas, e do Centro de Estudos Marianos da Bahia (CEM).

Dia 15 (domingo), às 10h30, houve a Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Sua Eminência Dom Sérgio da Rocha, realizada no Santuário de Nossa Senhora de Fátima (Garcia), concelebrada por pe. Adilton (Conceição da Praia), Pe. Alexandre (Superior dos Jesuítas da Bahia), Pe. Cléber (Jesuíta), Pe. Emanuel (Reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima). Houve a presença também do Diácono Joselito (coordenador regional das Congregações Marianas Bahia/Sergipe), e de outros Congregados. O padre Alexandre foi recepcionado enquanto Congregado Mariano ao receber a fita azul, e realizar o ato de consagração a Virgem Maria, sendo acompanhado pelos Congregados, que na ocasião, renovaram seus votos.

A Federação dos Congregados Marianos, da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, expressou gratidão ao Congregado professor Alan José Alcântara Figueiredo, pela fidelidade e exemplo de vivência Mariana, bem como pela realização da 1ª Jornada, oferecendo-lhes uma placa comemorativa e homenagem. Houve agradecimentos, e palavras motivacionais, a todos que acompanharam o evento, pelo Diácono Joselito (coordenador regional das Congregações Marianas Bahia/Sergipe), e pelo diretor do Centro de estudos Marianos, professor Alan Figueiredo, destacaram a importância da imagem peregrina da Imaculada Conceição, percorrer as Congregações, na missão de multiplicar as devoções Marianas.

Em seguida, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Sua Eminência Dom Sérgio da Rocha, finalizou a celebração com mensagem e benção final, antes enfatizou a importância do momento para os Congregados, também por proporcionar interação, fé, aprofundamentos sobre Maria, e vivência da espiritualidade, tão fundamentais na caminhada da comunidade cristã, assim concluindo a 1ª Jornada Mariana da Bahia.