Nos dias 21 e 22 de fevereiro, o Centro Pastoral Diocesano São Joaquim de Caetité foi palco de um significativo encontro promovido pela Cáritas Diocesana, alinhado à Campanha da Fraternidade 2025, que tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). O evento reuniu fiéis, lÃderes comunitários das mais diversas paróquias, para refletir sobre a interseção entre fraternidade e cuidado com a criação.
A programação incluiu momento de oração, palestras, oficinas, trabalhos em grupo e momentos de espiritualidade, destacando a importância da conversão integral diante da atual crise socioambiental. Inspirados pelo exemplo de São Francisco de Assis e pelos ensinamentos da encÃclica “Laudato Si'” do Papa Francisco, os participantes foram incentivados a adotar práticas sustentáveis em suas comunidades e a promover a justiça socioambiental.
Um dos pontos altos do encontro foi a discussão sobre a realização dos capÃtulos do texto base, e os compromissos formados nos trabalhos em grupos. O objetivo é levar à s paróquias as propostas levantadas e, como povo de Deus, mudar as ações humanas em prol do Planeta Terra.
Também foi apresentada a identidade visual da campanha, que destaca elementos da biodiversidade brasileira e a figura de São Francisco de Assis, simbolizando a riqueza e a fragilidade do meio ambiente. A oração oficial da Campanha da Fraternidade 2025 também foi compartilhada, reforçando o compromisso com o cuidado da Casa Comum.