Nesta sexta-feira (21), a Cáritas Diocesana de Caetité realizou a Assembleia Diocesana de planejamento das atividades para o ano de 2025. O evento aconteceu no Centro Pastoral Diocesano, em Caetité, e reuniu representantes das entidades membros e de algumas paróquias envolvidas no estudo da Campanha da Fraternidade deste ano. O encontro teve como principal objetivo definir diretrizes e atividades para este ano, consolidando ações voltadas para a promoção social e a justiça socioambiental na região.
A programação teve inÃcio com acolhimento e mÃstica, seguido pela apresentação dos participantes. Em seguida, Beni Eduardo, da Comissão Pastoral da Terra (CPT) conduziu uma breve leitura da realidade atual, trazendo reflexões sobre os desafios e oportunidades para a ação da Cáritas na diocese.
Durante a Assembleia, foram discutidos os encaminhamentos para a escolha das atividades em comum a serem desenvolvidas por toda a rede da Cáritas ao longo do ano. O processo foi mediado pelo Padre Osvaldino Barbosa e contou com a participação ativa dos presentes.
A Assembleia definiu como prioridades para o ano os seguintes eixos temáticos: Convivência com Biomas (Caatinga e Cerrado) e Economia Popular Solidária; Mulheres e Equidade de Gênero; Programa Infância, Adolescência e Juventude (PIAJ); Terra e Territórios, com enfoque nos povos e comunidades tradicionais e Formação e espiritualidade, com destaque para a relação entre fé, polÃtica e voluntariado.
O encontro também reservou espaço para informes sobre o planejamento da Cáritas Regional, apresentados por Robério Aires, além de outros comunicados relevantes para a atuação da organização. Com diretrizes bem definidas, a Cáritas segue mobilizando esforços para promover justiça social e sustentabilidade em nossa diocese.