7 de junho de 2022
CAETITÉ – SENHORA SANT’ANA

Caetité celebra festa do Divino

Por Nilzabete Oliveira/Pascom Catedral

As Paróquias de Caetité realizaram entre 27 de maio a 05 de junho, a tradicional e bonita festa do Divino Espírito Santo, concluindo com a Solenidade de Pentecostes. Com o tema central: “Sinodalidade: Dom do Espírito” e lema: “ Escutai o que o Espírito diz às igrejas” Ap 2,7, a especial programação contou com a participação intensa das comunidades.

Foto: Pascom Catedral

Ocorreram momentos oracionais, como partilha da palavra, reflexões, adoração, benção do Santíssimo, cortejos saídos de diversos pontos e logradouros da cidade. No dia 05, a celebração festiva de Pentecostes iniciou com alvorada às 05h00, em seguida missa Solene às 10h00, reunindo todo o povo de Deus, na Catedral Senhora Sant’Ana, igreja Mãe da Diocese. Celebrada por Dom José Roberto Carvalho, concelebrada por Monsenhor Alex (Vigário geral e Pároco da Catedral), Monsenhor Ademar e padre Lázaro.

Houve procissão de entrada, saudação inicial por Dom Carvalho, sequência litúrgica habitual, proclamação das Leituras, do Salmo responsorial, e do Evangelho de Jesus Cristo, proclamado por padre Lázaro.

Em reflexão, Dom Carvalho fez uma saudação especial aos presentes, e aos que acompanhavam a celebração, pelas redes sociais das Paróquias. Em seguida, dentre outras questões, falou sobre a importância de celebrar pentecostes, e pensar a representatividade do nascimento missionário da igreja, e para, além disso, “viver a experiência relatada na primeira leitura e no evangelho desta santa missa”. Que não apenas “celebramos, mesmo que forma solene, esta liturgia, mas busquemos vivenciá-la no dia-a-dia.” Ressaltou que, a festa de Pentecostes, trata-se de uma celebração, em que deve ser vivenciada no cotidiano, e assim ser uma experiência de verdadeiro testemunho de vida em Deus. Recordou ainda que a Sinodalidade precisa de entendida “enquanto jeito de fazer acontecer à comunhão, participação e a missão, nas formas de relacionar-se com o outro”.

Após reflexão, a celebração seguiu com o rito habitual, mensagem de agradecimentos, apresentação de casais (representando as comunidades), comunicações finais. A solenidade, esse ano, foi concluída com a saudação a Jesus, bênção solene, e tradicionais fogos, em homenagem ao Divino Espírito Santo.