Aula inaugural do Curso BÃblico Catequético da Diocese é realizada no CTL de Caetité.
Cerca de 100 pessoas participaram da primeira aula do curso de Teologia Pastoral para Leigos, hoje Curso BÃblico Catequético, neste ano de 2019, promovido pela Diocese de Caetité, nesta sexta-feira (8), no Centro de Treinamento de LÃderes (CTL), em Caetité.
A abertura do evento foi realizada pelo Bispo Diocesano, dom Carvalho, que fez a acolhida e ajudou a refletir sobre o ano vocacional. Em seguida foi feito um momento de espiritualidade pela coordenação do curso.
Com o objetivo de oferecer aos leigos um conhecimento básico da Teologia, da Catequese, da Liturgia, da Moral e da BÃblia, estimulando para uma percepção apurada da realidade que responda aos desafios e interrogações do mundo moderno, urbano, pluralista, bem como as novas exigências da evangelização, o curso sofreu algumas alterações e atualizações visando melhor capacitar os leigos que estão a serviço do Reino.
Diante da crescente percepção de que a Palavra de Deus deve ocupar o principal espaço entre os cristãos leigos, consolidou-se rapidamente o casamento entre BÃblia e a Escola de Teologia Pastoral para Leigos. Junto com isso, surgiram novos métodos que integram e valorizam a liturgia, a experiência, a realidade e a vida comunitária como terrenos férteis onde a Palavra de Deus germina, cresce e frutifica, sendo assim conteúdos para o curso que tem como finalidade fazer com que os leigos se ponha, não apenas em contato, mas em comunhão e intimidade com Jesus Cristo, portanto, motivos suficientes para enfrentar com entusiasmo as oportunidades de uma formação bÃblica, teológica e pastoral, hoje indispensável para uma presença cristã mais consciente na sociedade e na Igreja.
Com as alterações no conteúdo e na grade curricular do curso, o tempo de duração será de quatro anos com uma carga horária de 620 horas, realizado na forma de encontros bimestrais, em Caetité.
O Curso é uma ação da Diocese de Caetité que visa ressoar da experiência de intimidade com o Senhor, que precisa estar impressa na vida daqueles que se sentem chamados a cumprir a tarefa da transmissão da fé.