10 de abril de 2025
DIOCESE

Atividades sobre a Campanha da Fraternidade movimentam paróquias da Diocese de Caetité

Por Pascom Diocesana

A Campanha da Fraternidade 2025 está sendo amplamente trabalhada em toda a Diocese de Caetité. Um dos momentos mais marcantes tem sido a realização dos encontros nos lares, onde as famílias se reúnem para ouvir a Palavra de Deus e receber orientações específicas para o período quaresmal. A cada visita, percebem-se a alegria e o entusiasmo dos moradores em rezar e refletir juntos sobre esse chamado à conversão integral.

Na Paróquia do Imaculado Coração de Maria, em Tanque Novo, uma emocionante apresentação do coral infantil cantando o Hino da Campanha abriu a CF deste ano na Missa de Quarta-feira de Cinzas. No repasse do Encontro Diocesano da CF, durante a reunião do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), no dia 09 de março, representantes das pastorais, movimentos, grupos e comunidades rurais e urbanas de Tanque Novo saíram interessados e comprometidos com a tema da campanha deste ano. Durante a Quaresma, as comunidades, pastorais e movimentos têm realizado encontros da CF em família e rezado a Via-Sacra às sextas-feiras.

Via-Sacra realizada em Caculé às sextas-feiras reflete o tema da Campanha da Fraternidade. Foto: Pascom Paroquial

Ainda em Tanque Novo, no dia 22 de março, durante um encontro com os catequistas da paróquia, um momento de espiritualidade integral e ecológica reforçou nos catequistas o compromisso de se trabalhar o tema da CF nos encontros de catequese. No próximo sábado (12 de abril), mais uma atividade será realizada: a caminhada ecológica penitencial até o Morro do Engenho, encerrando com um momento de oração e contemplação da criação.

Em Macaúbas, a Campanha da Fraternidade tem sido refletida em encontros de formação para catequistas nos diversos zonais da paróquia e em reuniões e encontros com pastorais e movimentos. As discussões têm sido pautadas em uma análise crítica das ações humanas que impactam o meio ambiente, alinhando-se ao objetivo geral da CF de promover, em espírito quaresmal e em tempos de crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o clamor dos pobres e da Terra. Os participantes são incentivados a refletir sobre ações concretas para a promoção da justiça social e do cuidado com o meio ambiente, reconhecendo que preservar a criação é essencial para a construção de um mundo mais justo e sustentável.

A Campanha da Fraternidade 2025 tem sido um tempo de profunda reflexão e compromisso em toda a Diocese de Caetité. As ações desenvolvidas demonstram a seriedade com que as paróquias estão abordando a temática e incentivando a vivência da conversão ecológica. Mais do que um período de reflexão, a CF 2025 tem sido um verdadeiro chamado à ação, reforçando a responsabilidade cristã na promoção da justiça social e no cuidado com a Casa Comum.

Em Palmas de Monte Alto, paroquiana prepara ambiente para o encontro da CF em família. Foto: Pascom Paroquial

Tema da Campanha da Fraternidade 2025

A Campanha da Fraternidade de 2025, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). Esta edição busca incentivar uma reflexão profunda sobre a necessidade urgente de cuidar da nossa Casa Comum, promovendo uma conversão integral que ouça tanto o clamor dos pobres quanto o da Terra.

Confira mais fotos das atividades da Campanha da Fraternidade em diversas paróquias da Diocese de Caetité.