25 de janeiro de 2023
DIOCESE

Aos 27 anos, jovem Ronielson Souza Silva é ordenado padre

Por Pascom Malhada de Pedras

Em atenção ao chamado de Deus à vocação ao Ministério Ordenado, o jovem Ronielson Souza Silva decidiu entrar para o seminário aos 18 anos, em 2014. Nove anos depois, é ordenado padre, neste domingo (22), na cidade onde nasceu, em Malhada de Pedras, no sertão da Bahia.

A cerimônia de ordenação contou com a presença de padres da Diocese de Caetité, de religiosas e de autoridades locais. Muita gente de diversas paróquias, entre amigos, conhecidos e familiares do jovem, se reuniu no colégio estadual da cidade para participar desse momento especial.

Foto: Maria Emília Ataíde/Pascom Malhada de Pedras

A celebração foi presidida pelo bispo Dom José Roberto Silva Carvalho, que se dirigiu ao ainda ordenando dizendo que o padre deve permanecer unido ao seu Presbitério e ser um distribuidor das graças divinas ao povo de Deus. “Como o Senhor Jesus disse – ‘a messe é grande e poucos são os operários, pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários – cada padre ordenado na Igreja, cada vocação é uma resposta de Deus a uma comunidade que reza. Então, é um momento de renovação, de graça da misericórdia de Deus que chama operários para a messe”, disse o bispo.

Já ordenado, Pe. Ronielson foi acolhido pelo bispo com um abraço da paz. Também recebeu um abraço dos irmãos do Presbitério. A comunidade presente acolheu o novo padre com uma salva de palmas. “Como nos lembra o lema do Ano Vocacional ‘Corações ardentes, pés a caminho’, assim está o meu coração, ao mesmo tempo disposto à missão. Ser ordenado é ter a graça de Deus como dom a serviço da Igreja e do Reino”, destacou Pe. Ronielson.

O jovem Ronielson Souza Silva é o segundo filho do município de Malhada de Pedras a ser ordenado padre. A ordenação dele acontece pouco mais de 21 anos depois que o primeiro padre da cidade foi ordenado. Um momento histórico, pois esta é a primeira vez que a pequena cidade baiana sedia uma ordenação presbiteral.

Madrinha de Pe. Ronielson, Dona Terezinha da Silva Souza, acompanhou e incentivou a trajetória vocacional dele. Por muito tempo, ela animadora da comunidade rural onde o jovem nasceu e viveu até ir para o seminário. Na celebração deste domingo, acompanhou, com emoção, o afilhado ser ordenado padre. “É uma felicidade muito grande em meu coração poder fazer parte desta caminhada dele desde pequenininho. Quando a mãe dele faleceu, a gente trabalhou junto na comunidade, fui catequista de crisma dele por dois anos, Com muita honra, eu agradeço a Deus por tudo isso”.

Dona Terezinha entregou as vestes de Pe. Ronielson; ao Pe. Izaias Afonso Silva coube a missão de vestir o novo padre

De agora para frente é servir, exercer o Ministério de todo o coração, fazer a vontade do Senhor e estar disposto para servir nesta Diocese Senhora Sant’Ana de Caetité”, finalizou Pe. Ronielson.