Os padres José Afonso de Lima e Mário Peira celebraram, na noite desta quinta-feira (10), 30 anos de Ministério Presbiteral, em celebração presidida pelo bispo diocesano Dom José Roberto Silva Carvalho, na igreja Matriz de Malhada de Pedras. Outros padres da diocese concelebraram, entre eles o vigário regional do Vicariato Rainha da Paz, padre CleonÃdio Alves da Silva. Além dos fiéis da paróquia anfitriã, paroquianos da vizinha Guajeru, onde padre Mário exerce seu ministério, estiveram presentes.
Na celebração, Dom Carvalho falou da dedicação dos dois padres, que vieram de outras realidades, para servir ao Povo de Deus de nossa diocese. “São dois missionários nos quais encontramos de forma muito explÃcita o que escutamos na leitura: ‘Eis-me aqui, envia-me’. Por isso, o coração da Diocese de Caetité está cheio de gratidão por esses dois irmãos que, mesmo não tendo nascido no nosso presbitério, se dispuseram a vir servir”, disse o bispo.
“Quando celebramos o aniversário de vida sacerdotal, a primeira coisa que nós pensamos e organizamos é a Santa Missa, porque temos a consciência de que o agradecimento maior não é aos dois padres, mas o nosso agradecimento por excelência é ao Nosso Senhor. Como vimos no Evangelho, não foram eles que escolheram o Senhor, mas o Senhor que os chamou”, completou Dom Carvalho.
Após a homilia, os padres renovaram, na frente do bispo, as promessas feitas no dia da ordenação sacerdotal e prometeram obediência ao bispo e aos seus sucessores.
Ao final, os padres agradeceram a Dom Carvalho e aos irmãos do presbitério que estiveram presentes. Também relataram um pouco da trajetória de vida e vocacional de cada um deles.
Cearense de Várzea Alegre, padre José Afonso de Lima tem 59 anos e é membro do Instituto Missio Christi, que tem sede em São João Del Rei (MG) e do qual é vice-superior geral. Padre Afonso foi ordenado sacerdote em 15 de dezembro de 1991, na igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, em São Bernardo do Campo (SP). Chegou em 2009 na Diocese de Caetité, quando assumiu a missão de pároco na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Botuporã. Desde fevereiro de 2019, está à frente da Paróquia Senhor Bom Jesus de Malhada de Pedras. Seu lema de ordenação foi retirado do Livro de IsaÃas (6, 8): “Depois disso ouvi a voz do Senhor, que dizia: ‘A quem enviarei, quem irá por nós?’ Então disse eu: ‘Eis-me aqui, envia-me a mim'”.
Padre Mário Peira tem 65 anos e é italiano. Foi ordenado padre em 22 de março de 1992, na cidade de Pinerolo (Turim). Veio para o Brasil em 1999 e passou a exercer seu Ministério na região Norte, primeiro no estado de Rondônia e, em seguida, na capital do Acre, Rio Branco. Transferiu-se para a Diocese de Caetité em 2003 e aqui trabalhou em várias paróquias: Riacho de Santana, LicÃnio de Almeida, Piripá, Tremedal e agora em Guajeru. Tem como lema sacerdotal a passagem do Evangelho de João (15, 16): “Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês. Eu os destinei para ir e dar fruto, e para que o fruto de vocês permaneça”.