26 de dezembro de 2024
DIOCESE

Abertura do Ano Santo Jubilar acontece neste domingo (29), na Catedral

Por Pascom Diocesana

Neste domingo (29), o bispo Dom José Roberto Silva Carvalho preside a Missa solene de abertura do Ano Jubilar, na Catedral Senhora Sant’Ana, em Caetité. A celebração está marcada para as 9h, com a presença dos padres, consagradas, religiosas e religiosos e representantes leigos de todas as Paróquias. A Rádio Educadora de Caetité, em cadeia com outras rádios, vai transmitir a celebração.

Como parte da programação do Ano Jubilar na Diocese de Caetité, serão incentivadas e preparadas as seguintes peregrinações diocesanas:

  1. À Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas: Peregrinação dos jovens (02/08/2025); 
  2. Ao Santuário de Bom Jesus da Lapa: Peregrinação da Pastoral da criança (16/08/2024 – durante todo o dia);
  3. Ao Santuário de Bom Jesus da Lapa: Peregrinação à Romaria da Terra e das águas (04,05 e 06/07/2025);
  4. Ao Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida: Todas as Peregrinações anuais já programadas.

Durante as festas de padroeiros, as paróquias devem rezar e reflitir a Bula de Proclamação do Jubileu: “Spes non Confundit” e a “Gaudium et Spes”. Ao longo do ano, serão incentivadas e organizadas a Peregrinação com a passagem pela Porta Santa na Catedral Diocesana.

O Ano Jubiliar será encerrado no dia 28 de dezembro de 2025, às 09h, com a Celebração Eucarística Solene presidida pelo bispo Dom Carvalho.

Confira a mensagem do bispo para este domingo.

Vaticano

No Vaticano, o Jubileu 2025 já começou. Na noite desta terça-feira (24), o Papa Francisco realizou a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, dando início ao Ano Santo diante de milhares de fiéis reunidos para acompanhar a cerimônia.

No início do rito, o Pontífice apresentou uma reflexão sobre o significado do Jubileu 2025. “No Natal do Senhor, luz da luz, esperança inextinguível, nos preparamos para cruzar, com fé, a Porta Santa. Os passos do nosso caminho são os passos de toda a Igreja, peregrina no mundo e testemunha de paz”, afirmou.

“Ancorados em Cristo, a rocha da nossa salvação, iluminados por Sua Palavra e revigorados por Sua graça”, prosseguiu o Santo Padre, “cruzamos o limiar deste templo sagrado entramos no tempo da misericórdia e do perdão, para que a cada homem seja revelado o caminho da esperança, que não decepciona”.