O 4º Congresso Vocacional do Brasil, promovido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), através da Pastoral Vocacional, aconteceu entre os dias 05 e 08 de setembro de 2019, no Centro de Eventos do Santuário Nacional Nossa Senhora de Aparecida, em Aparecida (SP). O IV Congresso refletiu em torno do tema: Vocação e Discernimento e o lema: “Mostra-me, Senhor, os Teus caminhos” (Sl 25,4).
Segundo os organizadores, o evento ao tratar do exercício do ministério do discernimento, busca aprofundar algo que é indispensável neste momento histórico da Igreja e do mundo: que as comunidades eclesiais descubram e despertem modelos de vida, de paradigmas, que atestem, com atitudes e gestos concretos, a beleza de Jesus Cristo, único modelo a ser seguido. O IV Congresso ainda aponta pistas para o exercício do ministério do discernimento vocacional que supõe, antes de tudo, uma experiência espiritual e afetiva em relação a Deus.
A escolha do tema se deu desde o último Sínodo dos Jovens, “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, uma das fontes para este Congresso. O tema do discernimento, bem como o tema vocacional, cabe a todas as pessoas, a todos os jovens. Eles se colocam diante de Deus, num processo de busca para fazer a Sua vontade.
Na Missa de abertura no Santuário Nacional da Mãe Aparecida, presidida por Dom Walmor Oliveira, arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, o referido arcebispo destacou a importância de cuidarmos e sempre voltarmos às fontes. Como um rio caudaloso não existe sem antes nascer a partir de uma fonte, assim nossa vocação. A fonte: cuidar da fonte! Voltar e beber da fonte. Ainda ressaltou a urgência de cuidarmos da consciência vocacional, seja no nível pessoal, seja no nível de cada carisma institucional, mas, sobretudo, um renovar a consciência vocacional na Igreja.
A diocese de Caetité foi oficialmente representada por Padre Sandro Lima – Coordenador Diocesano da Pastoral Vocacional, Dom Carvalho como Bispo referencial para a Pastoral Vocacional do Regional Nordeste 3, além de Padre Lauro – Marista, a Ir. Sirlei – Ancila do Menino Jesus e a Ir. Rita – Passionista.
Enfim, foi sem dúvida um grande momento para a caminhada vocacional no Brasil. A Pastoral Vocacional conclama para que todas as paróquias sejam um templo profícuo de promover a Cultura Vocacional e o incentivo à oração pelas vocações.