“Terra e água: dons da vida no campo e na cidade” é o tema da 43ª Romaria da Terra e das Águas que acontece nos dias 3 e 4 de julho na internet por causa da pandemia. O lema é retirado do livro de Jó: “Em sua mão está a vida de toda criatura e o fôlego de toda humanidade” (Jó.12,10).
Mesmo que não possamos, neste ano, acolher os milhares de romeiros e romeiras tradicionais, vamos expressar nossa certeza, fundamentada na Palavra de Deus que nos é lançada, este ano, pelo sofrido personagem de Jó e pela atitude profética que ele nos desdobra com suas exigências de sinceridade que lhe dá coragem até de debater com o próprio Deus.
Esta 43ª Romaria da Terra e das Águas acontece num momento decisivo para a história da humanidade e da nossa relação com a Casa Comum, o Planeta Terra. Certamente deixará um marco profundo em nós na busca de autenticidade e de renovação. É para nos encorajar que Jó nos aponta para o Deus da Vida: Não tenham medo! “Em sua mão está a vida de toda criatura e o fôlego de toda humanidade” (Jó.12,10).
Sentimo-nos, portanto mais tranquilos com a obrigação de preservar nossa saúde mantendo o isolamento social, mas, em nossos corações, cresce um compromisso coletivo e responsável para com uma missão que nossa Romaria coloca em nossas mãos: Defendam e protejam a “Terra e água que são dons da vida no campo e na cidade”.
A Romaria da Terra e das Águas é realizada todos os anos em Bom Jesus da Lapa (BA) e reúne milhares de romeiros de diversos lugares.
Confira a programação completa