Começou na tarde desta sexta-feira (16) e terminou neste sábado (17), no Centro Pastoral São Joaquim, em Caetité, o 1° Conselho Pastoral Diocesano (CPD) de 2024. O encontro, que contou com a presença do bispo Dom Carvalho, reuniu padres, religiosas, um leigo de cada Paróquia e representantes de pastorais da Diocese. Entre outros assuntos, o CPD tratou de encaminhamentos para a organização da 11ª Assembleia Diocesana, prevista para novembro deste ano.
O CPD trouxe para a pauta a questão polÃtica, tendo em vista à proximidade das eleições municipais. O coordenador diocesano da Cáritas, padre Osvaldino Barbosa, conduziu o momento e questionou a assembleia se um leigo, que assume papel dentro da Igreja, ao se candidatar a um cargo eletivo, deve ser afastado da função que exerce na Paróquia. Outros desafios e perspectivas que envolvem o tema também foram levantados.
Como propostas, ficou decidido que a Cáritas Diocesana vai elaborar um material comum para estudo e conscientização, que será distribuÃdo para as Paróquias; os padres devem incentivar a participação de leigos no curso fé e polÃtica da Diocese; os leigos candidatos não devem ser proibidos de exercer seu ministério na Igreja e eventuais conflitos serão resolvidos caso a caso. Tem fois sugerido dá mais atenção ao acompanhamento dos candidatos eleitos.
O Ano da Oração de 2024, em preparação para o Jubileu de 2025, também esteve em pauta.
11ª Assembleia Diocesana