16 de janeiro de 2023

Escola Bíblico-Catequética divulga lista com os participantes selecionados para o ano de 2023

QUEM SOMOS?

A Diocese de Caetité tem demonstrado de diversas formas, ao longo de sua história, o seu constante cuidado por todos os leigos e leigas que integram essa porção do Povo de Deus. Uma das faces desse zelo apostólico, se refletiu na percepção de que esses leigos precisavam de uma formação teológica e sistemática, para melhor compreender o mistério da fé e expandir a evangelização por meio de suas atividades pastorais.

Assim, nascia, em 2001, a Escola de Teologia Pastoral para Leigos (ETEL) da Diocese de Caetité. Seu projeto buscou inspiração na carta encíclica, Fides et Ratio, do Papa São João Paulo II, publicada três anos antes – “A fé e a razão (fides et ratio) constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade.”

A concepção da Escola, também, teve como referência o Curso de Verão, oferecida pelo, então padre, Dom Armando Bucciol. Ao longo dos anos, várias pessoas contribuíram nesse projeto. Alguns dos primeiros professores foram o Pe. Gilvan Pereira Rodrigues, a Ir. Lídia Agnaga, o Mons. Alex Adriano Rocha Barbosa, a Ir. Analisa, o Pe. Roberto, o Pe. Francisco Cirqueira, o Pe. Waldech Brito Gondim e o Pe. Fábio Eduardo.

O curso, que teve início com duração de quatro anos e carga horária de 480h, conta, desde sua criação, com uma valorosa parceria com a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XII, através do seu Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX) e sob a coordenação da professora Sônia Maria Alves de Oliveira e colaboração do professor José Aparecido Alves Pereira. Essa cooperação compreende, além da certificação acadêmica do curso, o empréstimo de docentes que contribuem com as questões metodológicas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Ao longo desses dezessete anos, a Escola de Teologia para Leigos se alegra por ter ajudado, não só na construção do conhecimento bíblico-teológico de seus alunos, mas, principalmente, por auxiliar a despertar nos leigos e leigas de nossa Diocese a sua vocação de testemunhar o Evangelho na Igreja e no mundo.

A ETEL é uma grande pérola no processo da descoberta e do aprimoramento da fé dos leigos em nossa região. A Escola tem contribuído muito para a evangelização e para o acompanhamento do seu trabalho de modo mais sistemático. Isso corrobora com a recomendação de alguns recentes documentos eclesiais, reforçando a importância de se estimular a formação inicial e permanente dos seus agentes. “Qualquer atividade pastoral que não conte, para a sua realização, com pessoas realmente formadas e preparadas coloca em risco a sua qualidade” (DGC 234).

Entretanto, é importante ressaltar que a formação se constitui num grande desafio no hoje de nossa história contemporânea onde os valores são questionados e a dimensão da fé cada vez mais fragmentada. “O momento histórico em que vivemos, com seus valores e contravalores, desafios e mudanças, exige dos evangelizadores preparo, qualificação e atualização” (DGC 234).

Este contexto desafiante exige uma revisão profunda da maneira de educar na fé. Assim, algumas mudanças são necessárias para que possamos manter-nos sempre abertos “aos sinais dos tempos” e à nossa missão voltada para a formação e evangelização dos leigos e leigas de nossa Diocese. É necessário buscarmos elabora, então, uma educação na fé que construa uma identidade cristã sólida, com uma consciência lúcida de ser discípulos missionários de Jesus Cristo na comunidade.

Com as Escola Bíblico-Catequética, almejamos proporcionar aos discípulos missionários uma real articulação entre fé e vida, integrando cinco aspectos fundamentais: o encontro com Jesus Cristo, a conversão, o discipulado, a comunhão e a missão. Para tanto, buscamos integrar a vivência comunitária, a participação em celebrações e encontros, a interação com os meios de comunicação, a inserção nas diferentes atividades pastorais e espaços de capacitação, movimentos e associações.

Sabemos que a formação dos leigos se torna mais efetiva e frutuosa quando integrada em um projeto orgânico de formação, que contemple a formação básica de todos os membros da comunidade e a formação específica e especializada, sobretudo para aqueles que atuam na sociedade, onde se apresenta o desafio de dar testemunho de Cristo e dos valores do Reino.

Confira a lista de aprovados da nova turma 2023.