18 de março de 2021
MALHADA DE PEDRAS – SENHOR BOM JESUS

Malhada de Pedras: Leigo lança música em homenagem às comunidades

Por Anderson Ferreira/Pascom Malhada de Pedras

Ele é conhecido em quase todas as paróquias da Diocese de Caetité. Ronaldo Alves ou simplesmente Ró, 41, levava alegria a mais de 200 comunidades que visitava por ano antes da pandemia. O objetivo era um só. “Meu desejo é que as pessoas sejam transformadas, sejam tomadas por essa alegria e pelo amor que vem de Deus; quero mostrar a elas que fora de Deus não há felicidade”, afirma.

Além da evangelização pelas comunidades, Ronaldo também já animou eventos diocesanos, como o DNJ de 2018, em Caetité. Foto: Arquivo/Reprodução

Católico de nascimento, casado e pai de duas filhas, Ronaldo é filho da comunidade rural Capinal Salvador, da Paróquia Senhor Bom Jesus de Malhada de Pedras, onde por muito tempo foi animador e ainda hoje é uma grande liderança e inspiração de fé e dedicação à evangelização. O interesse em sair para evangelizar em outras comunidades veio depois que participou das Santas Missões Populares em Mortugaba, no ano de 2001. “Fiquei oito dias em uma comunidade e essa missão me tocou muito. A partir daí, vi a necessidade e a sede que o povo tinha de Deus”, relembra.

Desde então, Ró só parou há pouco mais de um ano porque teve de passar um tempo em São Paulo por motivo de trabalho, mas pretende voltar em breve e, passando a pandemia, seguir estrada em direção às comunidades que tanto ama. Nas contas dele, são 280 comunidades diferentes visitadas em 30 cidades, sempre acompanhado de amigos de missão, como o tecladista Ney e irmãos da sua própria comunidade e da paróquia. “Os meses de maio e outubro eram os que eu visitava mais comunidades por conta do novenário de Nossa Senhora Aparecida. Já cheguei a visitar 28 comunidades no mês de outubro e a celebrar três vezes no dia 12 em horários diferentes”, conta.

Recentemente, Ró lançou uma música em homenagem aos locais de missão que já visitou. “Sempre fui grato às comunidades pelo carinho com que me recebiam quando eu chegava nas novenas para celebrar as festas de padroeiros. Às vezes, chegava nas comunidades cansado depois de um dia duro de trabalho, mas, quando eu via o sorriso das crianças, dos jovens e dos idosos, minhas forças se renovavam. Foi daí que veio a ideia de fazer uma música para homenagear essas comunidades”, diz.

A canção é de autoria de seu amigo Josemar Feron, que é músico e compositor do município de Rio do Antônio, e está disponível no canal do youtube “Ró do Capinal”, criado há poucos dias pelo missionário para divulgar suas músicas. Toda terça e sexta-feira tem vídeo novo no canal. “Diante de tantas coisas negativas e vazias que as redes sociais têm mostrado, o canal tem o objetivo de levar uma mensagem de alegria através da música”, explica.

Clique aqui para seguir o canal e ouvir outras canções.