24 de maio de 2023
BRUMADO – SENHOR BOM JESUS

Comunidade Santa Rita, em Brumado, celebra festa de sua Padroeira

Por Osmarlene Moura/Pascom Brumado

Entre os dias 13 e 21 de maio de 2023, aconteceram os festejos em honra e louvor a Santa Rita de Cássia, padroeira da Comunidade Santa Rita, da Paróquia Bom Jesus, em Brumado. Foram nove noites de celebrações com o canto do bendito a Santa Rita, barraquinhas com guloseimas, artistas da terra e muita animação.

Foto: Pascom Brumado

No dia 22 de maio, dia em que se celebra o dia de Santa Rita de Cássia, que ficou conhecida como a padroeira das causas impossíveis, a protetora das viúvas e a santa das rosas, aconteceu a Santa missa, celebrada pelo Pároco, Cleonidio Alves.

A festa este ano teve como tema central: Vocação: Graça e Missão, “Corações ardentes, pés a caminho”, Lc 24, 32-33). Segundo o Pe. Cléo, “essa temática do 3º ano vocacional será perpassado durante todo o ano nos festejos dos nossos padroeiros”. Assim, foi refletido durante o novenário lemas que nos conscientizam de nossas responsabilidades como cristãos, sem nos esquecermos da vocação primeira: o chamado à vida cristã. Com a presença de muitos devotos da Santa das causas impossíveis, comunidades, pastorais e movimentos participaram em comunhão com toda a Igreja e celebrando jubilosos a festa da Comunidade, que leva o nome da padroeira. Nas barraquinhas houve comidas típicas e também um festival de prêmios, em dinheiro. Os recursos financeiros arrecadados serão destinados à comunidade.

No dia da grande festa, 22 de maio, as atividades se iniciaram às 6h da manhã, com Alvorada Festiva, ao meio dia, a oração do ângelus em família. Às 19h, procissão pelas ruas do bairro com a imagem de Santa Rita de Cássia, ao som da Lira Ceciliana Brumadense e logo após, às 19:30h, celebração da Santa Missa presidida pelo Pe. Cleonídio Alves, que em sua homilia, recordou a história de Santa Rita, “Uma mulher de fé, queria ser religiosa, mas seus pais a prometeu em casamento aos 13 anos de idade. Rita sofreu muito, teve um marido violento, que morreu assassinado. Tivera dois filhos, que juraram vingança pela morte do pai, mas Rita pediu a Deus para que não acontecesse isso, que preferia seus filhos mortos do que com as mãos manchadas de sangue pela vingança. Logo os dois ficaram doentes por uma peste e morreram. A partir disso Rita entrou pro convento, mas, por ter sido casada, ter tido dois filhos, as irmãs não a aceitaram, mas recebeu o chamado de Deus e conseguiu seguir sua vocação.”

Portanto, Santa Rita foi aquela que ficou firme, não desanimou diante dos desafios que apareceram em sua vida, sofreu muito, mas não perdeu a sua dignidade. E continuando lembrou o texto do evangelho de João, onde Jesus encoraja seus discípulos a não desanimarem, “Coragem! Eu venci o mundo”, e não prometendo à Igreja uma vitória total no mundo, mas que os Seus seguidores sejam a semente do Evangelho e que frutifiquem a paz que Jesus oferece a todos nós e que a gente não perca o controle da vida, diante das dificuldades, mas saibamos ser fortes e tenhamos “coragem” para vencer os problemas, como fez Santa Rita.

A celebração seguiu, habitualmente, seu roteiro litúrgico e, ao final, a comunidade agradeceu aos celebrantes de todas as noites, aos colaboradores, aos que doaram serviço e produtos para as barracas, aos artistas, músicos e a cada um que participou e colaborou com a realização dos festejos em honra e louvor a Santa Rita de Cássia.