21 de maio de 2023
DIOCESE

Cantor Zé Vicente participa de encontro das CEB’s em Caetité

Por Vivaildo Carvalho/Pascom

Nos dias 19 e 20 de maio, aconteceu no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), em Caetité, o Encontro das CEB’s com o tema “O canto na espiritualidade e na caminhada das CEB’s” e com assessoria do cantor e compositor, Zé Vicente, que veio acompanhado de Betinho e Celina do grupo Ir ao Povo e do grande violinista Eriberto.

Foto: Vivaildo Carvalho

Com a presença de leigos da maioria das paróquias da diocese e também de alguns padres e de religiosas, o encontro começou no sábado (19) com um apanhado dos 14 interclesiais das CEB’s e a expectativa do próximo interclesial, que ocorrerá na Diocese de Rondonópolis (MT), no próximo mês de julho, com o tema “CEB’s: Igreja em saída na busca da vida plena para todos”.

O ícone do 15° intereclesial, que está percorrendo todas as dioceses do Brasil, foi acolhido pelos participantes. A Diocese de Caetité será representada no encontro nacional das CEB’s pelas jovens Mônica e Roseli.

No domingo, Dom Carvalho presidiu a Eucaristia e ressaltou a importância da caminhada das CEB’s para a igreja diocesana. O bispo falou também da doação de muitas pessoas que passaram pela diocese e se dedicaram às comunidades de base, como Dom Ricardo Brusati nos 13 anos em que esteve à frente da diocese. Ele faleceu esta semana na Itália. Destacou também a missão da Ir. Letícia, que por muitos anos trabalhou na Paróquia Santo Antônio de Condeúba e também faleceu esta semana.

Zé Vicente, ao falar sobre o tema do encontro, disse que a música deve ajudar os leigos na espiritualidade em suas comunidades. Ele destacou a importância da caminhada das CEB’s para a vida das pessoas e disse que, nas comunidades, nasce uma fé comprometida com a defesa da vida para todos. Em grupos de trabalho, o cantor e compositor motivou os participantes a refletirem sobre os desafios das comunidades de base nas paróquias.