21 de março de 2016
Artigos

Segunda-feira Santa Um gesto sublime de superação

Por Pe. Arnaldo Josias da Silva SM*

 Maria unge os pés de Jesus. Isso nos remete à morte de Jesus, mas o aroma do perfume caro encobre o odor da morte.

Maria unge os pés de Jesus. Isso nos remete à morte de Jesus, mas o aroma do perfume caro encobre o odor da morte.

A Segunda-feira é o segundo dia da Semana Santa, seguinte ao Domingo de Ramos, no qual se recorda a prisão de Jesus Cristo e seus últimos dias de vida terrena. Por isso é um dia propício para vivenciarmos mais o amor de Deus e o amor ao próximo. Quantas pessoas em nossa sociedade ainda precisam ser libertadas das prisões? Muitas vezes prisioneiras em si mesmas, no seu egoísmo. Jesus nos propõe abrir mais o horizonte de fé. 

Neste dia continuemos seguindo os passos do Cristo Sofredor que por amor a nós se entregou à morte. Podemos experimentar neste gesto de entrega de Jesus a misericórdia de Deus. Mais um dia em vai se aproximando para vivenciarmos pelos gestos e ritos litúrgicos sua paixão e sua gloriosa ressurreição.

Na liturgia de hoje encontramos o texto de João 12, 1-11. Lázaro que há poucos dias estava no sepulcro, agora está à mesa juntamente com suas duas irmãs. Maria unge os pés de Jesus. Isso nos remete à morte de Jesus, mas o aroma do perfume caro encobre o odor da morte. A morte não consegue prender Jesus. O aroma nos lembra o cheiro da ressurreição. O gesto de Maria foi sublime, não significando que não se deva fazer nada pelos pobres, mas que esta atitude de reconhecimento da morte e ressurreição de Jesus nos impulsione para também ser um sinal do ressuscitado na vida de nossos irmãos e irmãs, a fim de superar muitas mortes em nosso meio.

Neste dia poderemos aproveitar a motivação dada pelo próprio Jesus Cristo e visitar os presos que tivermos conhecimento. Nas cadeias, mas também aquelas pessoas que estão amarradas por outro problema que a impeça de viver uma vida livre, por exemplo, deprimidas, drogadas. Também podemos ser solidários rezando por aqueles que sofrem nas prisões. Neste ano Santo do Jubileu da misericórdia deixemos ser instrumentos da Misericórdia de Deus na vida das pessoas.

Sugestão: reúna sua família ou comunidade/grupo e faça uma visita a uma prisão, ou a uma pessoa com alguma deficiência ou mesmo alguém deprimida ou com problemas de drogas. Caso não faça a visita, faça ao menos um momento de oração nesta intenção. Procure também, se for oportuno, participar em família dos momentos penitenciais em sua comunidade.

*Pe. Arnaldo é pároco na cidade de Iuiu, Paróquia Santa Luzia