14 de junho de 2016

Riacho de Santana realiza encontro de formação litúrgica

Da Redação PASCOM, com informação do Pe. Izaías Afonso

Formação Litúrgica em Riacho de Santana

Mergulhados na proposta diocesana de promover uma adequada vivência litúrgica em todos os níveis eclesiais, além de uma permanente formação litúrgica, a Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Riacho de Santana, realizou no último domingo, dia 12, o Primeiro Encontro de Formação Litúrgica.

O encontro realizado pela manhã, na casa da Catequese, foi ministrado pelo Pe. João de Sá Teles, Coordenador Diocesano de Liturgia. A proposta pastoral se baseou na participação comunitária, visando a formação litúrgica, preparação e realização das celebrações.

Para os diversos representantes de comunidades da sede, pastorais, grupos e movimentos de Riacho de Santana, o encontro serviu para trabalhar, também, temas como: equipe pastoral, calendário litúrgico, ritos, cânticos, espaço celebrativo e suas especifidades e decoração, na perspectiva de elucidar aos participantes sobre a promoção da vida litúrgica como ação celebrativa do Mistério Pascal de Jesus Cristo, integrando as diferentes equipes de celebração da Palavra de Deus, da Eucaristia e dos demais sacramentos e sacramentais.

Formação Litúrgica em Riacho de Santana

“Liturgia é uma ação sagrada, através da qual, com ritos, na Igreja e pela Igreja, se exerce e prolonga a obra sacerdotal de Cristo, que tem por objetivos a santificação dos homens e a glorificação de Deus” (SC 7).

Para o Pe. Izaías Afonso, pároco de Riacho de Santana, “A liturgia é a continuidade do plano de salvação do Pai, através da presença mística de Cristo nos sacramentos, que são administrados e perpetuados pela Igreja. É a ação do Povo de Deus, reunido em Jesus Cristo, na comunhão do Espírito Santo. É sempre uma celebração de Mistério Pascal, isto é, passagem da morte para vida, através de sinais, gestos e palavras. A liturgia é ação de Cristo na Igreja”, pontuou o padre.