29 de novembro de 2017
DIOCESE

Pastoral da Criança reúne líderes e religiosos em comemoração dos 30 anos na diocese

Por Agnaldo Neves/Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança da Diocese de Caetité – Setor 108 reuniu no último domingo (26), na quadra poliesportiva da Feira Velha em Caetité, os líderes de vários ramos da diocese com a finalidade de render graças a Deus pelo dom do batismo dos líderes, festejar as conquistas e desafios vivenciados nesses 30 anos, promover  um momento de convivência e reflexão entre os participantes e  renovar o compromisso de fé com as crianças e gestantes.

A comemoração iniciou-se com a acolhida das caravanas, momento de animação e oração, motivada pelo padre Arnaldo.

Evento foi uma celebração dos 30 anos da Pastoral da Criança na Diocese de Caetité.

Prosseguindo, foi feita a memória da historia da Pastoral, através de um cordel, feito por Eliana Maria Fernandes. Em seguida houve a palestra magma: Pastoral da Criança, 30 anos a Serviço da Vida e conscientização das Famílias, pelo padre Osvaldino Barbosa, que exortou a todos para a importância do resgate dos princípios éticos e religiosos que devem ser vivenciados pelas famílias.

Às 11h foi celebrada a missa solene pelo bispo da Diocese de Caetité, Dom José Roberto Carvalho, e concelebrada pelos padres Sátiro Bezerra, Osvaldino Barbosa, Paulo Henrique Neves e Reinaldo de Oliveira e pelo Diácono José Antônio. Dom Carvalho falou da relevância do trabalho da Pastoral no combate à desnutrição, desidratação, mortalidade infantil e orientação às famílias nas ações básicas de saúde, educação, cidadania, para que elas se tornem protagonistas de sua própria transformação pessoal e social.

Houve um almoço partilhado. No decorrer do dia foram apresentadas histórias de sucesso pelo zonal de Mortugaba e pela Paróquia de Piripá; Paródia do zonal de Palmas de Monte Alto; apresentação de dança pelas Paróquias de Maetinga, Brumado e Caculé; Árvore genealógica da Pastoral por Riacho de Santana; Teatro sobre Vigilância Nutricional; Entrega de troféus dos 30 anos, aos coordenadores de Setor, áreas e ramos e Sorteio de uma moto, que foi rifada para colaborar nos gastos do evento.

Jurani Sales, representante da coordenação estadual, agradeceu a todos pela dedicação e compromisso no trabalho realizado nesses 30 anos e desejou sucesso na luta em defesa da vida em abundância para todos.

O coordenador de Setor, Agnaldo Neves, agradeceu a todos que direta e indiretamente contribuíram para a realização desta maravilhosa comemoração.

Finalizando os festejos, o diretor espiritual da Pastoral da Criança da Diocese de Caetité, padre Sátiro, motivou a Oração do Líder e abençoou a todos, desejando um bom retorno as suas paróquias.

História – Criada oficialmente na Diocese de Caetité no ano de 1987, com início na Paróquia de Aracatu e implantada, posteriormente, em quase todas as paróquias para combater a desnutrição e a mortalidade infantil, a Pastoral da Criança tem hoje um novo desafio: a redução do sobrepeso e da obesidade infantil. O desafio maior das líderes atualmente é orientar as mães para evitar oferecer às crianças alimentos industrializadas. As mudanças de hábitos alimentares com o consumo excessivo de lanches fast-food e produtos ultra-processados, ricos em açúcar, gordura e sal e pobres em nutrientes – tem provocado o aumento de peso não somente nas crianças, mas em todos os membros da família. Por isso, a Pastoral da Criança está realizando o acompanhamento nutricional, orientando as mães a utilizar alimentos saudáveis na alimentação.

Ao completar 30 anos, a Pastoral da Criança da Diocese de Caetité está presente em 33 paróquias, com a atuação de 1.079 líderes, 483 comunidades, 7.543 famílias cadastradas, 534 gestantes e 8.103 crianças acompanhadas de zero a seis anos de idade. Todo este trabalho realizado por meio das três ações básicas: Visita Domiciliar, Celebração da Vida, Reunião de Avaliação e Reflexão com as atividades complementares.