2 de maio de 2016

Malhada de Pedras realiza 1º encontro do Movimento Terço dos Homens

Por Anderson Ferreira/Pascom Malhada de Pedras

O primeiro encontro foi realizado no último domingo, 1

Mais de duzentos homens participaram, na manhã deste domingo (01), do 1º Encontro Paroquial do Movimento Terço dos Homens de Malhada de Pedras. O encontro teve início com a celebração da Santa Missa, na Igreja Matriz. Em seguida, no Centro Educacional Rui Barbosa (CERB), o padre José Rocha e o coordenador diocesano do movimento, Mário Filho, da paróquia de Caculé, conduziram o evento com palestras. Além da sede, 16 comunidades rurais estiveram presentes.

Durante a palestra, padre José Rocha explicou em que contexto se deu a criação do Movimento Terço dos Homens pela Igreja. “Os homens [leigos] tinham sumidoda igreja. Só tinham os padres e as mulheres. Então, havia a necessidade de criar um espaço para que o homem também pudesse participar, para que o homem tivesse a oportunidade de enxergar ou de entender qual é o papel dele na igreja”, resumiu. O Movimento surgiu, no Brasil, em 1936, no estado de Sergipe.

O sacerdote também refletiu sobre a forma como, muitas vezes, o homem enxergaa família e a oração do terço. “Se eu olho a minha família enquanto instituição casa somente, eu não vou dar conta de viver em família. Se eu olho o terço simplesmente como extensão da Igreja, eu não vou conseguir dar conta de assumir o papel de ir mais longe. Se eu rezo o terço simplesmente por rezar, não tem sentido”, disse o padre, que logo emendou: “Não basta eu ir à igreja rezar o terço, se eu não mudo em casa, se eu não sou misericordioso, se não mudo as minhas atitudes e o meu jeito”, concluiu.

O coordenador diocesano, Mário Filho, destacou a importância do Movimento em toda a Diocese. “Essa nova realidade na Diocese de Caetité [com o surgimento do Terço dos Homens] tem contribuído para a mudança de vida. O Movimento tem trazido homens não só para meditar e rezar o Santo Terço, mas também para assumir um compromisso dentro da comunidade”, afirmou.

A paróquia de Malhada de Pedras é o berço do Movimento na Diocese de Caetité. Há 16 anos, por iniciativa de uma religiosa – Ir. Alzirene, da Congregação das Beneditinas Missionárias de Tutzing -, cerca de 30 homens deram os primeiros passos para a implantação do Terço dos Homens na paróquia. Hoje, o Movimento conta com aproximadamente 190 filiados. As reuniões acontecem às quartas-feiras, às 19h30.