11 de dezembro de 2017
MALHADA DE PEDRAS – SENHOR BOM JESUS

Mais de 100 jovens e adultos recebem Sacramento da Crisma, em Malhada de Pedras

Por Anderson Ferreira/PASCOM Malhada de Pedras

Maria Vitória Rocha de Brito, 15, é uma dos 104 jovens e adultos que receberam o Sacramento da Crisma, neste domingo (10), na Paróquia Senhor Bom Jesus, em Malhada de Pedras. “Foi um momento muito especial, em que recebemos o Espírito Santo e, assim, queremos nos engajar ainda mais na Igreja”, disse Maria Vitória. A missa foi presidida pelo bispo Dom José Roberto Silva Carvalho e concelebrada pelo administrador paroquial, padre Edson Rocha. A igreja estava lotada. Muita gente acompanhou a celebração do lado de fora.

Maria Vitória Rocha de Brito foi uma dos 104 jovens e adultos que receberam o Sacramento da Crisma. Foto: PASCOM

Claudina Rocha, 43, foi umas das catequistas do grupo de crismandos. Segundo ela, os adultos tiveram um ano de preparação para o sacramento, já os adolescentes e jovens se prepararam por dois anos. “Nós trabalhamos com eles de acordo com o calendário   litúrgico. Então, por exemplo,  no início  do ano, falamos sobre a quaresma, a Campanha da Fraternidade e assim  sucessivamente”, explica a catequista.

Na celebração,  Dom Carvalho falou aos crismandos. “A partir de hoje, a decisão de ser católicos é de vocês, porque estão confirmando perante mim, que sou bispo desta Igreja particular de Caetité, que vocês aceitam o batismo que seus pais lhes deram, aceitam a fé, a Igreja, com toda profissão de fé”. O bispo se dirigiu também aos padrinhos e madrinhas. “Vocês são como uma luz na vida desses crismados, são guias e vigilantes com relação à conduta da fé. Vocês, padrinhos, vão observar a vida deles”, disse Dom Carvalho.

Assim como o Batismo e a Eucaristia, a Crisma é um dos três sacramentos da iniciação à vida cristã, ensina o Catecismo da Igreja Católica. Foto: PASCOM

Assim como o Batismo e a Eucaristia, a Crisma é um dos três sacramentos da iniciação à vida cristã, ensina o Catecismo da Igreja Católica. Também conhecido como Sacramento da Confirmação, a Crisma relembra o Pentecostes, quando a comunidade dos discípulos, reunida, recebeu o Espírito Santo. Na celebração, os crismandos recebem, na testa, o óleo do santo crisma, que simboliza o selo espiritual na vida do cristão.

Reforma da igreja

Durante a celebração, Dom Carvalho abençoou o novo altar da igreja, que é feito de mármore e foi instalado duas semanas atrás junto com o novo ambão da Palavra. Há quase oito anos, a igreja Matriz de Malhada de Pedras vem passando por uma reforma, graças ao empenho da comunidade e dos padres.

Além do altar, a igreja ganhou pintura por dentro e por fora, mais iluminação e uma nova fachada. O piso e os bancos foram trocados. Os antigos quadros da Via-Sacra deram lugar a quadros mais modernos e maiores.  Na parte externa, foram construídos banheiros, bebedouro e uma capela. A sacristia também foi reformada.

Durante a celebração, Dom Carvalho abençoou o novo altar da igreja. Foto: PASCOM

Na parede, no centro do presbitério, será colocada até o final deste ano a imagem do padroeiro, o Senhor Bom Jesus, de 1,90m de altura. “Essa reforma sempre foi um sonho para a nossa paróquia. Temos agora uma igreja bonita, um lugar agradável, arejado, onde as pessoas se sentem bem para rezar”, disse padre Edson.

Confira mais fotos.