24 de setembro de 2017
DIOCESE

II Seminário de Comunicação, em Caetité, reúne mais de 40 comunicadores

POR PASCOM DIOCESANA

O Seminário reuniu mais de 40 comunicadores de 15 paróquias.

Oficinas de rádio, redação jornalística e oratória fizeram parte da programação do II Seminário de Comunicação realizado, neste fim de semana, no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), em Caetité. O encontro, que teve como tema “Comunicação, evangelização e criatividade”, contou ainda com uma palestra sobre a Pastoral da Comunicação (Pascom), ministrada pelo padre Paulo Henrique Neves, assessor da Pastoral  na diocese. Mais de 40 comunicadores de 15 paróquias participaram do seminário.

Para o padre Paulo, a avaliação dos três dias de encontro foi positiva. “Foi um seminário dinâmico, com temas pertinentes, participativo, as pessoas interagiram e demonstraram que estavam interessadas em aprender. Tudo que vimos aqui foi enriquecedor, tenho a certeza de que irá ajudar muito no desenvolvimento e na caminhada da Pastoral da Comunicação nas paróquias”, avaliou o padre.

Segundo ele, é preciso enxergar a Pascom não apenas como um serviço, mas como uma pastoral. “Até então o que nós temos são pessoas que fazem a divulgação de eventos nas paróquias. Mas o que a gente tem frisado é que nós precisamos trabalhar a Pastoral da Comunicação. E a palavra pastoral requer todo um cuidado, formação, espiritualidade, enriquecimento, um amor por aquilo que se faz”, explicou o padre.

O Seminário foi realizado no CTL, em Caetité.

Para o jornalista da TV Sudoeste, Luan Vinícius Ferreira, que ministrou uma das oficinas, a elaboração dos textos para os diversos meios de comunicação é a grande dificuldade dos agentes da Pascom. Pensando nisso, a oficina dele teve como proposta ensinar aos participantes como produzir o texto de uma notícia. Agora, segundo ele, com o conhecimento em mãos, é hora de praticar e estruturar a pastoral nas paróquias. “O grupo que está levando conhecimentos daqui não pode esperar muito tempo para que esse conhecimento seja repassado. Ao chegar nas paróquias é preciso pensar o dia em que vão reunir para esquematizar a Pascom e, em seguida, já sentar também com o padre e com os representantes de outras pastorais para fazer uma formação sobre o que é a Pascom”, disse o jornalista.

A professora doutora Adriana Bonfim ministrou a oficina sobre oratória, deu dicas de como enfrentar as barreiras de falar em público e explicou os principais problemas na comunicação. O radialista Edson Jr, da Rádio 106 Fm (Guanambi), orientou os participantes em como produzir e dinamizar programas religiosos no rádio. Ao final do seminário, foram apresentadas as produções, como resultado das oficinas.