27 de julho de 2017

Festa de Sant’Ana, em Caetité, reuniu grande número de católicos

Da Redação

Foto: Pe. Paulo Henrique Neves

A Paróquia Catedral Senhora Sant’Ana de Caetité celebrou, de 17 a 26 de julho, a Festa de Senhora Sant’Ana, padroeira da diocese e da cidade. Em comunhão com a Igreja no Brasil, que celebra o Ano Nacional Mariano, a festa teve como tema “Com Sant’Ana vivendo o Ano Mariano”.  Durante o novenário, foram refletidos vários textos bíblicos que dão ênfase ou que falam a respeito da figura de Maria na história da salvação.

“Maria aprendeu na escola de Sant’Ana a ser fiel ao seu Deus, a ser discípula do seu Deus e isso a levou a uma plena comunhão com Deus, que a chamou de ‘Cheia de Graça’, como diz o anjo Gabriel, no capítulo 1º, do Evangelho de Lucas. Sendo assim, sendo Maria filha de Sant’Ana, nós, neste dia, a olhamos como Mãe da Igreja, a primeira cristã, a fiel discípula do Mestre Jesus”, explicou o padre Paulo Henrique Neves, responsável pela Pastoral da Comunicação na diocese.

Foto: Pe. Paulo Henrique Neves

O novenário foi organizado pela Paróquia de Caetité, que tem à frente o padre João Sá Teles. A cada noite, pastorais, movimentos e entidades se empenharam para deixar a festa ainda mais bonita. Nesta quarta-feira  (26), dia da grande festa, a cidade amanheceu com a alvorada festiva, às 5h. Mais tarde, às 7h, foi celebrada a primeira missa do dia. Às 9h, uma multidão de católicos e devotos de Senhora Sant’Ana se reuniu na praça da Catedral para a celebração solene, presidida pelo bispo diocesano Dom José Roberto Silva Carvalho. Dezenas de padres da diocese, seminaristas, religiosos e religiosas também participaram da celebração. O frio que fazia na cidade não impediu a grande participação dos fiéis. Na celebração, Dom Carvalho falou da tríplice missão de Senhora Sant’Ana: cuidar da Paróquia de Caetité, do município e também de toda a diocese.

A tarde, a tradicional procissão com a imagem de Senhora Sant’Ana percorreu várias ruas da cidade. Um momento também marcado por muita fé e devoção. A festa terminou no final da noite com a apresentação da cantora Joana.