12 de setembro de 2017
DIOCESE

Dom Carvalho participa de curso internacional para novos bispos, em Roma

POR PASCOM DIOCESANA

Entre os bispos que participam do curso, 25 são brasileiros.

O bispo de Caetité Dom José Roberto Silva Carvalho participa, em Roma, até a próxima sexta-feira (15), de um curso internacional para os novos bispos. A formação conta com a participação de 150 bispos de todo o mundo, ordenados nos últimos dois anos. Entre os participantes, 25 são brasileiros. O curso, que teve início na quarta-feira passada (6), é promovido pela Sagrada Congregação para o Episcopado. A última atividade dos bispos será uma audiência com o Papa Francisco.

A formação tem como tema “O bispo, mestre do discernimento”. “É uma experiência de Deus, conduzida pelo Espirito Santo. Um dos aspectos mais importantes do curso é essa nossa convivência. São línguas diferentes, nações diferentes, experiências de Igreja também diferentes, mas em plena comunhão. É a mesma Igreja, o mesmo Senhor nos chamou e nos escolheu. E fomos ordenados no mesmo rito para o serviço da Igreja”, disse Dom Carvalho.

As missas durante o curso são celebradas parte em latim e parte em italiano. Há também cantos em português e em espanhol. São três conferências por dia, que abordam diversos temas, como os direitos eclesial e canônico, a Igreja missionária, o discernimento pastoral na cultura midiática, entre outros. Nesta quarta-feira (13), os bispos participam de um retiro espiritual no Santuário Amor Divino.

Nesta sexta-feira, os bispos participam de uma audiência com o Papa Francisco.

No domingo (10), os bispos puderam conhecer o Museu do Vaticano e a Capela Sistina. Após uma celebração na Basílica de São Pedro, puderam também visitar o túmulo de São Pedro. “Foi um momento bem emocionante em que pudemos renovar a nossa fé e, diante do túmulo, trazer as nossas intenções”, relembrou Dom Carvalho.

O bispo de Caetité também fez uma avaliação desses dias de encontro.  “Destaco a dimensão da seriedade com que está sendo tratados os assuntos propostos para o curso, a corresponsabilidade dos participantes, a questão da construção da unidade e da fraternidade episcopal, mesmo diante de realidades bem diferentes, mas nos sentindo em comunhão. E também estamos nos sentindo apoiados pela Sagrada Congregação para os Bispos na questão da formação, da espiritualidade e de criar um clima fraterno entre nós”, disse Dom Carvalho, que também agradeceu a Diocese de Caetité.

“Agradeço ao clero diocesano por facilitar essa minha participação. Enquanto estou aqui, a diocese está funcionando com seu vigário-geral, com os padres e todos aqueles que assumem funções na diocese. E agradeço a todo o povo de Deus, aos diocesanos pelas orações”, finalizou o bispo.