Notícias

Infância e Adolescência Missionária de Urandi realiza confraternização de fim de ano

14-12-2017 | Por Kelly Cristina Silva/PASCOM Urandi

Aconteceu, nesta quarta-feira (13), o encontro de confraternização da Infância e Adolescência Missionária (IAM), no salão Clube de Mães, na Paróquia Santo Antônio, em Urandi. O encontro teve início com a oração de agradecimento, seguida se apresentação das novas propostas de trabalhos para 2018. Uma dramatização sobre o Natal foi apresentada pelos membros do IAM. O encontro foi encerrado com a confraternização entre os membros, catequista, pais e convidados.

Investidura de Ministros

No último sábado (9), a Paróquia Santo Antônio  celebrou a Missa de Investidura dos novos Ministros Extraordinário da Comunhão Eucarística (MECE). A celebração foi presidida pelo bispo Dom Carvalho e concelebrada pelo padre Alessandro Santos, pároco de Urandi.

Notícias

VII encontro das CEBs é realizado em Urandi

14-12-2017 | Por Idalina Gonçalves/PASCOM Urandi

VII encontro das CEBs é realizado em Urandi. Foto: PASCOM

Em reconhecimento a importante ação dos leigos e leigas durante o trabalho de formação acerca do Documento 105 da CNBB “Cristão leigos e leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo”, a Paróquia Santo Antônio de Urandi, através da Coordenação das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), promoveu no último dia 10 uma confraternização que contou com a participação das Comunidades da sede e do interior do município, que compartilharam momentos de oração, animação e de uma Palestra sobre a Reforma da Previdência e suas atualizações, ministrada pelo Advogado Previdenciarista Dr. Rafael Costa- Guanambi.

Leonice Ferreira Dias, que coordenou as atividades desenvolvidas no período de quatro anos, falou sobre os desafios no decorrer da caminhada, destacando as benesses dessa missão e agradeceu a todos pelo apoio.

O padre Alessandro dos Santos Alves, pároco de Urandi, ressaltou que os leigos são os grandes protagonistas na vida das CEBs, pois estes atuam de forma voluntária no processo de evangelização e concluiu entregando aos Coordenadores de Comunidades, Pastorais e Movimentos a programação paroquial 2018, cujo planejamento foi construído coletivamente. E encerrou o evento com a celebração da Santa Missa.

Notícias

Paróquia de Urandi realiza missões e casamento comunitário

12-12-2017 | Por Kelly Cristina Silva/PASCOM Urandi

Aconteceu neste domingo (10), o encerramento das missões na Paróquia Santo Antônio, em Urandi. O encontro foi realizado no salão paroquial e contou com a presença dos coordenadores das pastorais grupos e movimentos. Na ocasião, o advogado Dr. Rafael Costa fez uma palestra com o tema “Reforma da Previdência e suas atualizações”. Logo após, o padre Alessandro Alves, pároco de Urandi, celebrou a santa missa. O encontro foi encerrado com a dinâmica “O Presente” e um almoço partilhado.

 

Casamento Comunitário

A Paróquia Santo Antônio, em Urandi, realizou também, no último sábado (9), o casamento comunitário de nove casais que viviam em união estável. O padre Alessandro Alves presidiu a cerimônia na igreja Matriz da cidade.

CANDIBA – N. SENHORA DAS DORES

Pastoral Familiar do Zonal de Guanambi realiza encontro de formação

01-11-2017 | Por Fernando Filho, Pastoral Familiar

A Pastoral Familiar do Zonal V, que compreende as paróquias de Guanambi, Urandi, Candiba, Pindaí e Matina, se reuniu no dia 29 de outubro, na Paróquia Santo Antônio, em Guanambi, com agentes da pastoral e representantes dessas paróquias, para a formação contínua dos membros, além da oportunidade de fortalecimento espiritual. O tema do encontro “ Vós sois o sal e a luz do mundo” foi desenvolvido pelo Monsenhor Alex Adriano, vigário-geral da diocese, que falou sobre a família e a evolução da sociedade. Participaram também do encontro os padres Sátiro Bezerra (Matina e reitor do Seminário São José) e Eutrópio Aécio (Guanambi).

Notícias

IV Encontro para as Famílias é realizado em Urandi

24-10-2017 | Por Kelly Cristina Silva/PASCOM Urandi

 

Foto: Áurea Lídia Rocha/PASCOM

No último final de semana (dias 20 a 22), o Grupo de Oração Cristo Rei, da Paróquia Santo Antônio de Urandi, realizou o IV Encontro para as Famílias com o tema “Família, vós sois templo do Espírito Santo”. O encontro foi realizado no salão paroquial bairro Dc-5 e teve início com a santa missa para as famílias, na igreja Matriz, presidida pelo padre Alessandro Alves.

O evento contou com a presença dos pregadores Márcio e Meire, fundadores e coordenadores da Comunidade Católica Nascidos da Cruz, de Salvador (BA). Eles ministraram as pregações com os temas “O Espírito Santo desce sobre ti”, “Jesus fonte de água viva” e “Crê em Jesus e serás salvo tu e tua família”.

O IV Encontro para as Famílias foi encerrado na tarde de domingo com a benção com Santíssimo.

Notícias

Urandi celebra jubileu de 300 anos da devoção à Nossa Senhora Aparecida

14-10-2017 | Por Idalina Gonçalves/PASCOM Urandi

No último dia 12 de outubro, os devotos de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, da Paróquia Santo Antônio de Urandi, festejaram o Jubileu de 300 anos de aparição de sua imagem, marcada com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Padre Alessandro Alves, que ressaltou a figura de Maria, para além das Bodas de Canã, resumindo toda a orientação que Ela, Mãe de Jesus e Mãe dos homens, dá aos seus filhos continuamente.

Na oportunidade foram comemorados os 99 anos de emancipação política do município de Urandi, seguida da procissão, que contou com a participação de todas as Comunidades, que louvaram a Perfeita serva do Senhor, obediente até o fim ao seu Deus, a qual não cessa de exortar e ajudar os homens a fazerem o mesmo: Fazei tudo o que ele vos disser (Jo 5: 2).

CANDIBA – N. SENHORA DAS DORES

Zonal de Guanambi realiza encontro da Pastoral Familiar

02-08-2017 | Por Fernado Filho, coordenador da Pastoral Familiar

A Paróquia Santo Antônio de Urandi sediou, neste domingo (30), o encontro da Pastoral Familiar do Zonal de Guanambi, que contou com a participação dos agentes pastorais de Candiba, Guanambi, Pindaí, Matina e Urandi.

O tema do encontro foi o mesmo da semana da família: “Família, uma luz para a vida em sociedade”. O palestrante foi o coordenador diocesano da pastoral, Fernando Filho. Entre as atividades do encontro, trabalhos em grupos e partilha de experiência para a preparação da semana da família deste ano.

O próximo encontro do zonal será na Paróquia Santo Antônio de Guanambi, no final de outubro.

CARAÍBAS - SANTO ANTÔNIO

Paróquias da diocese celebram o padroeiro Santo Antônio

01-06-2017 | Da Redação

Começa, nesta quinta-feira (1), o trezenário em louvor a Santo Antônio em algumas paróquias da Diocese de Caetité.  Em Guanambi já teve Missa hoje pela manhã e, à noite, acontece a abertura oficial da festa do padroeiro da cidade, com o tema “Papa Francisco e a Evangelii Gaudium: Uma Exortação à Alegria do Evangelho”.  Durante os treze dias de festa, a imagem de Santo Antônio vai visitar, pela manhã, as comunidades da paróquia. No encerramento dos festejos, haverá show com o padre João Carlos, da Congregação Salesiana.

Em Urandi, a festa começou nas primeiras horas da manhã de hoje com levantamento do Mastro, carreata e café partilhado.  “Santo Antônio, modelo de alegria do Evangelho” é o tema central dos festejos. “Este tema é o centro da exortação do Papa Francisco, Evangelii Gaudium. Queremos, assim, incentivar nossos paroquianos a experimentarem a leitura desse documento para que juntos possamos nos alegrar em meio às dificuldades que vamos passando no cenário brasileiro”, diz o padre Alessandro Alves, pároco de Urandi.

Na Paróquia de Caraíbas, a festa de Santo Antônio acontece há mais de 30 anos. “Começou antes mesmo de ser paróquia, quando ainda pertencíamos à Paroquia de Tremedal”, diz Vivaildo Barbosa, da Pascom paroquial. Com o tema “Santo Antônio, modelo fiel da alegria do Evangelho”, cada noite do trezenário será dedicada a uma pastoral ou movimento da paróquia, mas também aos trabalhadores e a CF 2017. A primeira noite, por exemplo, será dedicada à catequese. As comunidades da paróquia também serão homenageadas.

MATINA – N. SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

Padre Alessandro é enviado à Paróquia de Urandi

05-05-2017 | Da Redação

A noite do último domingo, 30, foi marcada por muitas emoções em Matina, com a celebração da missa de envio do padre Alessandro Santos à Paróquia Santo Antônio de Urandi.

O pároco, que atuou apenas quatro meses na paróquia de Matina, conseguiu, nesse curto período, conquistar o respeito e admiração dos fiéis pela sua maneira dinâmica de conduzir a comunidade, sempre com uma dose de humor que se tornou o seu diferencial.

Ao refletir sobre o Evangelho da noite (Lc 24,13-35), padre Alessandro convidou a comunidade a olhar para Jesus como verdadeiro caminho, capaz de levar à salvação. Também alertou a assembleia sobre a possibilidade de agir como os discípulos de Emaús, dispersando-se, afastando-se de Jesus, deixando-se abater pelos problemas do cotidiano, pela falta de fé.

Dentre as homenagens, a paróquia presenteou o padre, um momento de muita emoção para os presentes. Ao final da celebração, os fiéis formaram longas filas para abraçar o padre Alessandro, numa imensa demonstração de carinho e gratidão. Emocionada, a comunidade agradeceu pelo trabalho e dedicação, colocando-se de braços abertos para recebê-lo sempre.

Notícias

Padre Paulo Ferreira se despede da Paróquia de Urandi

01-05-2017 | Por Fernando Filho/Pascom Urandi

A Celebração da Eucaristia desse terceiro domingo da Páscoa, na Paróquia Santo Antônio, em Urandi, foi marcada por emoção e alegria. É que o padre Paulo Ferreira, depois de sete anos à frente da paróquia, se despediu da comunidade para assumir uma nova missão, a Paróquia São Pedro, em Aracatu.

A Santa Missa foi na esplanada da igreja Matriz. Após a celebração, uma confraternização no Salão Paroquial contou com a participação dos agentes de pastorais, movimentos e comunidades rurais e da sede. Dos paroquianos, o padre recebeu homenagens e agradecimentos pelo apoio e orientação espiritual durante este período.

Ao se despedir, padre Paulo ressaltou a importância da ação evangelizadora, “mantendo-se o espírito missionário sempre a serviço do próximo, para que sejamos sal e luz neste mundo”. E finalizou desejando a todos “saúde, alegria, paz e harmonia, porque somos filhos de Deus”.

Página 1 de 3123