CANDIBA – N. SENHORA DAS DORES

Zonal de Guanambi realiza encontro da Pastoral Familiar

02-08-2017 | Por Fernado Filho, coordenador da Pastoral Familiar

A Paróquia Santo Antônio de Urandi sediou, neste domingo (30), o encontro da Pastoral Familiar do Zonal de Guanambi, que contou com a participação dos agentes pastorais de Candiba, Guanambi, Pindaí, Matina e Urandi.

O tema do encontro foi o mesmo da semana da família: “Família, uma luz para a vida em sociedade”. O palestrante foi o coordenador diocesano da pastoral, Fernando Filho. Entre as atividades do encontro, trabalhos em grupos e partilha de experiência para a preparação da semana da família deste ano.

O próximo encontro do zonal será na Paróquia Santo Antônio de Guanambi, no final de outubro.

CARAÍBAS - SANTO ANTÔNIO

Paróquias da diocese celebram o padroeiro Santo Antônio

01-06-2017 | Da Redação

Começa, nesta quinta-feira (1), o trezenário em louvor a Santo Antônio em algumas paróquias da Diocese de Caetité.  Em Guanambi já teve Missa hoje pela manhã e, à noite, acontece a abertura oficial da festa do padroeiro da cidade, com o tema “Papa Francisco e a Evangelii Gaudium: Uma Exortação à Alegria do Evangelho”.  Durante os treze dias de festa, a imagem de Santo Antônio vai visitar, pela manhã, as comunidades da paróquia. No encerramento dos festejos, haverá show com o padre João Carlos, da Congregação Salesiana.

Em Urandi, a festa começou nas primeiras horas da manhã de hoje com levantamento do Mastro, carreata e café partilhado.  “Santo Antônio, modelo de alegria do Evangelho” é o tema central dos festejos. “Este tema é o centro da exortação do Papa Francisco, Evangelii Gaudium. Queremos, assim, incentivar nossos paroquianos a experimentarem a leitura desse documento para que juntos possamos nos alegrar em meio às dificuldades que vamos passando no cenário brasileiro”, diz o padre Alessandro Alves, pároco de Urandi.

Na Paróquia de Caraíbas, a festa de Santo Antônio acontece há mais de 30 anos. “Começou antes mesmo de ser paróquia, quando ainda pertencíamos à Paroquia de Tremedal”, diz Vivaildo Barbosa, da Pascom paroquial. Com o tema “Santo Antônio, modelo fiel da alegria do Evangelho”, cada noite do trezenário será dedicada a uma pastoral ou movimento da paróquia, mas também aos trabalhadores e a CF 2017. A primeira noite, por exemplo, será dedicada à catequese. As comunidades da paróquia também serão homenageadas.

MATINA – N. SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

Padre Alessandro é enviado à Paróquia de Urandi

05-05-2017 | Da Redação

A noite do último domingo, 30, foi marcada por muitas emoções em Matina, com a celebração da missa de envio do padre Alessandro Santos à Paróquia Santo Antônio de Urandi.

O pároco, que atuou apenas quatro meses na paróquia de Matina, conseguiu, nesse curto período, conquistar o respeito e admiração dos fiéis pela sua maneira dinâmica de conduzir a comunidade, sempre com uma dose de humor que se tornou o seu diferencial.

Ao refletir sobre o Evangelho da noite (Lc 24,13-35), padre Alessandro convidou a comunidade a olhar para Jesus como verdadeiro caminho, capaz de levar à salvação. Também alertou a assembleia sobre a possibilidade de agir como os discípulos de Emaús, dispersando-se, afastando-se de Jesus, deixando-se abater pelos problemas do cotidiano, pela falta de fé.

Dentre as homenagens, a paróquia presenteou o padre, um momento de muita emoção para os presentes. Ao final da celebração, os fiéis formaram longas filas para abraçar o padre Alessandro, numa imensa demonstração de carinho e gratidão. Emocionada, a comunidade agradeceu pelo trabalho e dedicação, colocando-se de braços abertos para recebê-lo sempre.

Notícias

Padre Paulo Ferreira se despede da Paróquia de Urandi

01-05-2017 | Por Fernando Filho/Pascom Urandi

A Celebração da Eucaristia desse terceiro domingo da Páscoa, na Paróquia Santo Antônio, em Urandi, foi marcada por emoção e alegria. É que o padre Paulo Ferreira, depois de sete anos à frente da paróquia, se despediu da comunidade para assumir uma nova missão, a Paróquia São Pedro, em Aracatu.

A Santa Missa foi na esplanada da igreja Matriz. Após a celebração, uma confraternização no Salão Paroquial contou com a participação dos agentes de pastorais, movimentos e comunidades rurais e da sede. Dos paroquianos, o padre recebeu homenagens e agradecimentos pelo apoio e orientação espiritual durante este período.

Ao se despedir, padre Paulo ressaltou a importância da ação evangelizadora, “mantendo-se o espírito missionário sempre a serviço do próximo, para que sejamos sal e luz neste mundo”. E finalizou desejando a todos “saúde, alegria, paz e harmonia, porque somos filhos de Deus”.

BOTUPORÃ – SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Diocese de Caetité celebra o Domingo de Ramos

10-04-2017 | Da Redação

Um grande movimento de fé marcou o fim da quaresma e início da semana santa na Diocese de Caetité. Neste domingo, 09, todas as paróquias celebraram o Domingo de Ramos, momento da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

O bispo diocesano, Dom Carvalho, celebrou logo pela manhã a solenidade na Catedral de Senhora Santa’Ana, em Caetité. “Nós buscamos uma vida santa. O que hoje nós cantamos e celebramos é o que nós queremos para a aplicar na nossa vida[…] Irmão e irmãs, acolhamos Jesus, deixemos que ele seja luz da nossa vida e do nosso interior; não permitamos o tremor interior, o medo, a insegurança, porque Jesus é o senhor da nossa vida”, disse Dom Carvalho durante a homília.

Em Urandi, Paróquia Santo Antônio, logo pela manhã a frente da Igreja Matriz já estava preparada para a celebração campal de Ramos. Também Paróquia Santo Antônio, em Caraíbas a Igreja Matriz ficou cheia com os fiéis que logo cedo foram participar da celebração presidida pelo padre Marcos RCJ.

Muitas paróquias celebraram à noite a solenidade de Ramos. Com as crianças à frente, em Botuporã, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, o grito de “Jesus é o rei” ecoou pela igreja. Com os ramos nas mãos todos cantavam.

Milhares de pessoas estiveram presentes na praça da Igreja Matriz de Guanambi, Paróquia Santo Antônio. Em Igaporã, Paróquia Nossa Senhora do Livramento, a celebração também foi realizada à noite. Uma procissão encenando a entrada de Jesus em Jerusalém marcou o domingo de ramos em Piripá, Paróquia São João Batista.

ARACATU – SÃO PEDRO

Em carta, padre Gilvan pede à Diocese que reze pelo novo bispo de Caetité

21-01-2017 | Por Anderson Ferreira/PASCOM

Foto: Bom Jesus notícias

Em carta divulgada esta semana, o administrador diocesano, padre Gilvan Pereira Rodrigues, solicita a todas as paróquias da Diocese que façam um momento único de oração e adoração em favor do monsenhor José Roberto Silva Carvalho, novo bispo de Caetité. “Será uma experiência forte e marcante: 24h com o Senhor, orando pelo exercício profícuo do Ministério Episcopal de Dom Carvalho”, diz o padre.

“Que seja um momento forte de comunhão e participação de toda a Diocese. Dar-se-à na Quinta-feira (26) das 18h às 18h da Sexta-feira (27). Poderá começar ou terminar com a Celebração da Eucaristia”, explica o padre na carta.  Leia mais »

Notícias

Paróquia de Urandi realiza casamento comunitário

17-01-2017 | DA REDAÇÃO, com informações de Fernando Souza/Urandi

Dezesseis casais que vivem em união estável da comunidade rural de Entupição, em Urandi, participaram, no dia 8 de janeiro, da celebração do casamento comunitário. A celebração foi presidida pelo padre Paulo Ferreira da Silva.

A proposta da Paróquia Santo Antônio de Urandi no ano passado e que vai continuar este ano é realizar na própria comunidade rural a preparação para o Sacramento do Matrimônio. Os agentes da Pastoral Familiar vão até a comunidade e realizam aproximadamente quatro encontros, com carga horária total de 16 horas. Ao finalizar a preparação, o padre celebra o casamento comunitário.

Fotos: Kelli Cristina

CANDIBA – N. SENHORA DAS DORES

Zonal 5 da Diocese de Caetité realiza encontro da CEB’s

22-11-2016 | Por PASCOM/Guanambi

O encontro aconteceu na Paróquia de Candiba. Fotos: Wicley Nunes/PASCOM

O encontro aconteceu na Paróquia de Candiba. Fotos: Wicley Nunes/PASCOM

O Zonal 5 da nossa diocese, composto pelas cidades de Guanambi, Candiba, Pindaí, Sebastião Laranjeiras, Urandi e Matina realizou no último domingo, 20, um encontro com representantes leigos das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs – dessas paróquias.

O encontro aconteceu na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Candiba, e foi momento de convivência, partilha e troca de experiências das comunidades, que apesar da proximidade, carregam consigo peculiaridades que foram partilhadas.

Os representantes das CEB’s do zonal aproveitaram esse momento de alegria, união e partilha para avaliar e planejar os rumos da caminhada de nossas comunidades bem como a integração enquanto zonal. Foram também refletidas as temáticas do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia e da Campanha da Fraternidade 2016.

O encontro contou com a presença de Nilson, coordenador das CEB’s diocesana e vice coordenador das CEB’s do nordeste 3.

Tags:
ARACATU – SÃO PEDRO

Diocese de Caetité encerra Ano Santo da Misericórdia

14-11-2016 | Por Anderson Ferreira/PASCOM

Padres da Diocese de Caetité

Padres da Diocese de Caetité

A Diocese de Caetité encerrou, neste domingo (13), o Ano Santo da Misericórdia. A Porta da Misericórdia, aberta em dezembro do ano passado, foi fechada logo após a celebração da Santa Missa realizada na manhã deste domingo, na catedral de Senhora Sant’Ana, em Caetité. Fiéis de várias paróquias da Diocese participaram da celebração presidida pelo administrador diocesano, padre Gilvan Pereira, e concelebrada por dezenas de padres da Diocese. O Ano Santo da Misericórdia foi instituído pelo Papa Francisco no dia 8 de dezembro de 2015.

Na celebração, o administrador diocesano incentivou os fiéis a viverem, como fruto desse acontecimento de fé, a compaixão uns para com os outros, a fidelidade dentro e fora da igreja e a fraternidade verdadeira. “Finalizando esse Ano Extraordinário da Misericórdia, que a gente abra agora as portas do nosso coração para que rejubile esses valores com profundidade, porque isso vai marcar a nossa caminhada”,pediu padre Gilvan.

Leia mais »

ARACATU – SÃO PEDRO

Primeiro Seminário de Comunicação é realizado na Diocese

20-09-2016 | Da Redação, PASCOM

O encontro foi realizado no CTL de Caetité. Foto: PASCOM/Diocese de Caetité

O encontro foi realizado no CTL de Caetité. Foto: PASCOM/Diocese de Caetité

Dois dias de formação. A Pastoral da Comunicação – PASCOM – realizou neste final de semana o primeiro Seminário de Comunicação da Diocese de Caetité. O evento aconteceu no Centro de Treinamento de Líderes de Caetité.

Durante o encontro, representantes de 13 paroquias da Diocese aprofundaram a reflexão sobre a Pastoral: sua visão e missão. O encontro também foi formativo. Duas oficinas levaram os participantes a produzirem conteúdos jornalísticos e radiofônicos.

Na oficina de jornalismo, os agentes da Pascom tiveram a oportunidade de colocar em prática técnicas jornalística a serviço da evangelização. A oficina de rádio proporcionou um momento de reflexão sobre formato e formas de se pensar e fazer a comunicação radiofônica, além da organização da rádio.

Ao final do encontro, uma nova coordenação da Pastoral da Comunicação na Diocese foi organizada, para melhor estruturar as atividades ao longo do ano. Mauri Oliveira, de Caetité, e Wicley Martins, da cidade de Guanambi, são os novos coordenador e vice-coordenador, respectivamente, da pastoral.

O encontro também definiu os assessores, secretários, e equipes para rádio, site e jornal diocesano.

Página 1 de 212
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com