BOQUIRA – NOSSA SENHORA DA ABADIA

Zonal de Macaúbas realiza encontro de CEBs

01-08-2017 | Da Redação

O zonal de Macaúbas, que compreende as paróquias de Macaúbas, Boquira,  Caturama, Botuporã e Tanque Novo, realizou, no último fim de semana, um Encontro das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). O ginásio da cidade de Macaúbas ficou lotado. Em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano, o encontro abordou o cuidado com os biomas e  com a nossa Casa Comum. Também foi discutida a conjuntura política atual e o papel das CEBs.

“Povo alegre, animado e também preocupado com a situação atual e os rumos do Brasil. Fiquei impressionado em ver um ginásio lotado, o povo atento. Durante as falas, não se ouvia nenhum barulho de conversas paralelas. Foi muito bom. Momentos como esses nos fortalece a esperança que o mundo tem jeito e que aos poucos vamos entendendo e praticando a Igreja que caminha com Francisco. Parabéns toda a coordenação e paróquias que integram o Zonal de Macaúbas”, disse Gilmar, da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Durante as atividades, teve também uma caminhada ecológica pelas ruas da cidade.

CAETITÉ – SENHORA SANT’ANA

Sepromi realiza visita técnica em comunidades do Sudoeste da Bahia

12-05-2017 | CPT Bahia

Foto: Maria Santana/ CPT Bahia.

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) do Governo do Estado da Bahia realiza visita técnica na região sudoeste, nos municípios de Tremedal, Piripá, Cordeiros, Caetité e Tanque Novo.  A visita teve início no dia 09 deste mês e ocorre até amanhã (13).

Essa ação é fruto da reivindicação das comunidades tradicionais dessa região quanto à regularização fundiária dos seus territórios. Grande parte delas sofrem investidas do capital mineral e do agronegócio que vêm provocando uma série de conflitos na região. As áreas que historicamente as famílias usam, de forma tradicional e comum, estão sendo ocupadas ilegitimamente pelas empresas e muitas delas expulsam o povo e se apropriam indevidamente dos territórios que são imprescindíveis para a sobrevivência dos moradores dessas comunidades.

É nesse contexto que as comunidades se incorporaram ao projeto de Busca Ativa, desenvolvido pela Articulação de Fundo e Fecho de Pasto do Estado da Bahia, que tem como objetivo fazer o levantamento e mobilizar as diversas comunidades tradicionais existentes no estado. Como resultado desse trabalho, várias comunidades articuladas solicitaram do governo da Bahia a certificação enquanto comunidades de Fundo e Fecho de Pasto, etapa fundamental para exigir a discriminação e demarcação do território pela Coordenadoria de Desenvolvimento Agrário – CDA.

Segundo Juracy Ribeiro, da comunidade de Palmeiras, essa visita trouxe satisfação para todos os moradores. “Essa certificação é uma conquista muito desejada pelas comunidades, pois será mais um instrumento de luta na defesa do nosso território”, afirmou. Já Fábio de Santana, representante da Sepromi, ressaltou a importância dessa certificação. “Essas comunidades passarão a ter prioridades quanto às políticas públicas que virão para o município”, disse.

As comunidades seguem mobilizadas na expectativa da chegada do certificado e se preparam para conquistar a regularização fundiária que possa garantir efetivamente a existência e continuidade dos seus modos de vida.

Notícias

Tanque Novo celebra Festa do Imaculado Coração de Maria

05-05-2017 | Da Redação

Missa de abertura da Festa do Imaculado Coração de Maria, em Tanque Novo. Foto: Jucilene Aparecida Neves

Os festejos em louvor ao Imaculado Coração de Maria, padroeira da Paróquia de Tanque Novo, tiveram início, no dia 1º de maio, com alvorada às 4h da manhã, seguida de caminhada pelas ruas da cidade e encerando com um café da manhã partilhado. Ao meio dia a tradicional queima de fogos e badalar do sino. À noite, a celebração da Santa Missa presidida pelo padre João de Souza deu início ao novenário. A festa é uma tradição que vem de longa data, desde os primeiros moradores.

As celebrações acontecem durante todo o mês de maio, que é dedicado a Maria, a Mãe de Jesus. Após as novenas, são realizados leilões. A novidade deste ano, na abertura dos festejos, foi o passeio com Nossa Senhora em carro alegórico pelos bairros da cidade, seguido por motociclistas. Ao final do percurso na praça da Matriz, o padre abençoou as motos.

A festa do Imaculado Coração de Maria é organizada este ano pelo grupo Catequese Renovada.

ARACATU – SÃO PEDRO

Em carta, padre Gilvan pede à Diocese que reze pelo novo bispo de Caetité

21-01-2017 | Por Anderson Ferreira/PASCOM

Foto: Bom Jesus notícias

Em carta divulgada esta semana, o administrador diocesano, padre Gilvan Pereira Rodrigues, solicita a todas as paróquias da Diocese que façam um momento único de oração e adoração em favor do monsenhor José Roberto Silva Carvalho, novo bispo de Caetité. “Será uma experiência forte e marcante: 24h com o Senhor, orando pelo exercício profícuo do Ministério Episcopal de Dom Carvalho”, diz o padre.

“Que seja um momento forte de comunhão e participação de toda a Diocese. Dar-se-à na Quinta-feira (26) das 18h às 18h da Sexta-feira (27). Poderá começar ou terminar com a Celebração da Eucaristia”, explica o padre na carta.  Leia mais »

ARACATU – SÃO PEDRO

Diocese de Caetité encerra Ano Santo da Misericórdia

14-11-2016 | Por Anderson Ferreira/PASCOM

Padres da Diocese de Caetité

Padres da Diocese de Caetité

A Diocese de Caetité encerrou, neste domingo (13), o Ano Santo da Misericórdia. A Porta da Misericórdia, aberta em dezembro do ano passado, foi fechada logo após a celebração da Santa Missa realizada na manhã deste domingo, na catedral de Senhora Sant’Ana, em Caetité. Fiéis de várias paróquias da Diocese participaram da celebração presidida pelo administrador diocesano, padre Gilvan Pereira, e concelebrada por dezenas de padres da Diocese. O Ano Santo da Misericórdia foi instituído pelo Papa Francisco no dia 8 de dezembro de 2015.

Na celebração, o administrador diocesano incentivou os fiéis a viverem, como fruto desse acontecimento de fé, a compaixão uns para com os outros, a fidelidade dentro e fora da igreja e a fraternidade verdadeira. “Finalizando esse Ano Extraordinário da Misericórdia, que a gente abra agora as portas do nosso coração para que rejubile esses valores com profundidade, porque isso vai marcar a nossa caminhada”,pediu padre Gilvan.

Leia mais »

BRUMADO – SENHOR BOM JESUS

Padres da Diocese assumirão novas paróquias

05-10-2016 | Da Redação PASCOM

Brasão da Diocese de Caetité

Brasão da Diocese de Caetité

Até o dia 30 de dezembro deste ano, 12 paróquias da Diocese de Caetité terão novos padres. O comunicado das transferências foi dado pelo Pe. Gilvan Pereira Rodrigues, administrador diocesano, em carta divulgada no último dia 29 de setembro, durante o encontro de atualização do Clero e Religiosas da Diocese de Caetité.

No comunicado, são anunciadas as seguintes mudanças: os padres Eutróprio Aécio e Alessandro, CP, que foi acolhido em experiência, se juntarão à Pe. Alex Adriano na Paróquia de Guanambi; os padres Cleonídio Alves Barbosa e Jordano Viana assumem a Paróquia de Brumado; a Paróquia de Ibiassucê acolherá o Pe. Waldech Brito Gondim; Pe. Noé Moreira assumirá a Paróquia de Condeúba; a Paróquia de Mortugaba terá Pe. José Carlos Pereira como novo pároco; Pe. Anderson Santos assumirá a Paróquia de Rio do Antônio; a Paróquia de Jacaraci acolherá o Pe. Rafael; Guajeru terá Manoel Pais como novo pároco; a Paróquia de Licínio de Almeida será acompanhada provisoriamente pelo Pe. Paulo Ferreira; Pe. Reinaldo assume a Paróquia de Caculé; o Pe. Osvaldino Barbosa assumirá a Paróquia de Macaúbas; Pe. João de Souza será pároco em Tanque Novo e Pe. Gilvan Pereira Rodrigues será o novo Reitor do Seminário Maior de Filosofia e Teologia em Belo Horizonte.

Segundo a carta, o motivo das transferências é devido ao vencimento das provisões de alguns padres em suas paróquias, e que a transferência foi refletida e decidida na reunião do Colégio dos Consultores, considerando a realidade de cada paróquia.

ARACATU – SÃO PEDRO

Primeiro Seminário de Comunicação é realizado na Diocese

20-09-2016 | Da Redação, PASCOM

O encontro foi realizado no CTL de Caetité. Foto: PASCOM/Diocese de Caetité

O encontro foi realizado no CTL de Caetité. Foto: PASCOM/Diocese de Caetité

Dois dias de formação. A Pastoral da Comunicação – PASCOM – realizou neste final de semana o primeiro Seminário de Comunicação da Diocese de Caetité. O evento aconteceu no Centro de Treinamento de Líderes de Caetité.

Durante o encontro, representantes de 13 paroquias da Diocese aprofundaram a reflexão sobre a Pastoral: sua visão e missão. O encontro também foi formativo. Duas oficinas levaram os participantes a produzirem conteúdos jornalísticos e radiofônicos.

Na oficina de jornalismo, os agentes da Pascom tiveram a oportunidade de colocar em prática técnicas jornalística a serviço da evangelização. A oficina de rádio proporcionou um momento de reflexão sobre formato e formas de se pensar e fazer a comunicação radiofônica, além da organização da rádio.

Ao final do encontro, uma nova coordenação da Pastoral da Comunicação na Diocese foi organizada, para melhor estruturar as atividades ao longo do ano. Mauri Oliveira, de Caetité, e Wicley Martins, da cidade de Guanambi, são os novos coordenador e vice-coordenador, respectivamente, da pastoral.

O encontro também definiu os assessores, secretários, e equipes para rádio, site e jornal diocesano.

ARACATU – SÃO PEDRO

Diocese de Caetité celebra Sant’Ana, sua padroeira

30-07-2016 | Por Pe. Paulo Henrique/PASCOM

Milhares de pessoas participaram da celebração

Milhares de pessoas participaram da celebração

“Este é o dia que Deus fez para Caetité”. Com estas palavras foram iniciados os louvores à Senhora Sant’Ana, no dia 26 de julho, na cidade de Caetité. Desde o dia 17, muitos fiéis foram à catedral para apresentar seus pedidos e fazer preces à Senhora Sant’Ana, que por mais de dois séculos protege e abençoa o povo de Caetité. A festa de Sant’Ana deste ano abriu solenemente o caminho de peregrinação que será realizado pela imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida, que ficou exposta na catedral durante todo o novenário.

Durante festa de Sant’Ana, os fieis tiveram a oportunidade de refletir sobre o Evangelho de São Lucas que apresenta o rosto de uma Igreja samaritana e caridosa, chamada a viver a misericórdia em todas as situações e circunstâncias da vida. E mais uma vez o povo de Caetité deu um show de criatividade na apresentação das temáticas de cada noite do novenário, bem como os diversos padres que foram convidados para proferirem a homilia, enriquecendo ainda mais o povo de Deus com profundos ensinamentos.  Leia mais »

ARACATU – SÃO PEDRO

Padres da Diocese participam de retiro espiritual

12-07-2016 | Da Redação

O retiro foi conduzido pelo Pe. Ivan da Diocese de Amargosa

O retiro foi conduzido pelo Pe. Ivan da Diocese de Amargosa

Com o objetivo de rezar e aprofundar numa espiritualidade madura e encarnada na realidade que os padres da Diocese de Caetité participaram, entre os dias 4 e 7 de julho, do Retiro Espiritual.

O momento aconteceu no Centro de Treinamento de Líderes – CTL – de Caetité. Os momentos de reflexão foram conduzidos, de maneira humilde e significativa, pelo Pe. Ivan da Diocese de Amargosa. Tudo isso com profundos momentos de silêncio, o que possibilitou um maior contato com Deus.

Além das orientações do pregador, o retiro também contou com celebrações da Santa Missa, Adoração ao Santíssimo e oração penitencial com confissões. Abastecidos por todos esses momentos de graça, os padres voltam fortalecidos para suas paróquias, retomando os trabalhos pastorais com mais amor e alegria.

BOQUIRA – NOSSA SENHORA DA ABADIA

PASCOM realiza formação no Zonal 7 da Diocese

04-07-2016 | Da Redação, com informações de Pe. Paulo Henrique

O encontro foi realizado na cidade de Boquira

O encontro foi realizado na cidade de Boquira

Neste domingo, dia 3, mais um zonal da Diocese de Caetité recebeu o encontro de formação da Pastoral da Comunicação – PASCOM. Desta vez foi o Zonal 7, que compreende as cidades de Boquira, Botuporã, Caturama, Macaúbas e Tanque Novo.

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Botuporã, acolheu o encontro que foi realizado na Escola Agrícola da cidade. Aprofundando a formação sobre a “PASCOM Diocesena”, os participantes estudaram temas como “Comunicação e Liturgia” e “Comunicação e rádio, a arte de falar”.

O encontro foi ministrado pelo Pe. Paulo Henrique, coordenador diocesano da Pastoral, além do assessor para comunicação e rádio, Edson Júnior, e Marcos Antônio, secretário diocesano da PASCOM. Para o Pe. Paulo, agora é momento de esperar os frutos desta formação: “Foi um encontro proveitoso, onde esperamos frutos abundantes para uma comunicação verdadeira em nossas paróquias, pois uma boa evangelização requer uma excelente comunicação”.

Página 1 de 212