Notícias

Encontro do Apostolado da Oração é realizado em Riacho de Santana

13-03-2017 | Da Redação, com informações de Pe. Izaías Afonso

O encontro foi realizado na Casa de Catequese, em Riacho de Santana

O fim de semana foi de encontro para mais de 40 leigos com fazem parte do Apostolado da Oração em Riacho de Santana, Paróquia Nossa Senhora da Glória.

No salão da Casa de Catequese, Pe. Izaías Afonso começou o encontro com oração e reflexão sobre a justiça. “A justiça é um dos valores mais determinantes da nossa vida, mas na maioria das vezes deixamos de lado a justiça de Deus para viver a justiça dos homens, fundamentada na troca de valores e não na gratuidade de quem de fato ama”, pontuou o pároco de Riacho de Santana.

Alan José Alcântara Figueiredo, da Paróquia de Macaúbas, auxiliou os participantes do encontro

O encontro foi uma oportunidade para melhor conhecer a riqueza da espiritualidade do Apostolado da Oração. Com o auxílio de Alan José Alcântara Figueiredo, da Paróquia de Macaúbas, o grupo mergulhou no íntimo da espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus, que significa imergir no mistério do amor de Deus para conhecer a altura, profundidade, comprimento e largura do amor de Jesus Cristo.

Pelo menos quarenta pessoas participaram do momento

“Esperamos com esse encontro revigorar a fé dos componentes do Apostolado da Oração, com a finalidade da santificação pessoal e a evangelização, se doando a Deus, pelo conhecimento da palavra, pela oração, pelo oferecimento diário e pela fidelidade à Igreja”, destacou Pe. Izaías Afonso.

ARACATU – SÃO PEDRO

Em carta, padre Gilvan pede à Diocese que reze pelo novo bispo de Caetité

21-01-2017 | Por Anderson Ferreira/PASCOM

Foto: Bom Jesus notícias

Em carta divulgada esta semana, o administrador diocesano, padre Gilvan Pereira Rodrigues, solicita a todas as paróquias da Diocese que façam um momento único de oração e adoração em favor do monsenhor José Roberto Silva Carvalho, novo bispo de Caetité. “Será uma experiência forte e marcante: 24h com o Senhor, orando pelo exercício profícuo do Ministério Episcopal de Dom Carvalho”, diz o padre.

“Que seja um momento forte de comunhão e participação de toda a Diocese. Dar-se-à na Quinta-feira (26) das 18h às 18h da Sexta-feira (27). Poderá começar ou terminar com a Celebração da Eucaristia”, explica o padre na carta.  Leia mais »

ARACATU – SÃO PEDRO

Diocese de Caetité encerra Ano Santo da Misericórdia

14-11-2016 | Por Anderson Ferreira/PASCOM

Padres da Diocese de Caetité

Padres da Diocese de Caetité

A Diocese de Caetité encerrou, neste domingo (13), o Ano Santo da Misericórdia. A Porta da Misericórdia, aberta em dezembro do ano passado, foi fechada logo após a celebração da Santa Missa realizada na manhã deste domingo, na catedral de Senhora Sant’Ana, em Caetité. Fiéis de várias paróquias da Diocese participaram da celebração presidida pelo administrador diocesano, padre Gilvan Pereira, e concelebrada por dezenas de padres da Diocese. O Ano Santo da Misericórdia foi instituído pelo Papa Francisco no dia 8 de dezembro de 2015.

Na celebração, o administrador diocesano incentivou os fiéis a viverem, como fruto desse acontecimento de fé, a compaixão uns para com os outros, a fidelidade dentro e fora da igreja e a fraternidade verdadeira. “Finalizando esse Ano Extraordinário da Misericórdia, que a gente abra agora as portas do nosso coração para que rejubile esses valores com profundidade, porque isso vai marcar a nossa caminhada”,pediu padre Gilvan.

Leia mais »

Notícias

Imagem jubilar de Aparecida peregrina por Riacho de Santana

24-10-2016 | Da Redação PASCOM

Imagem de Nossa Senhora Aparecida peregrina em Riacho de Santana

Imagem de Nossa Senhora Aparecida peregrina em Riacho de Santana

Com alegria e festa, a Paróquia Nossa Senhora da Glória de Riacho de Santana acolheu a imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida, que peregrina pela Diocese de Caetité. Fiéis da Paróquia de Igaporã levaram a imagem de Nossa Senhora até a cidade de Riacho de Santana no último dia 16.

Até este domingo, dia 23, a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida proporcionou momentos de fé em Riacho de Santana. Missas, visitas às comunidades rurais e urbanas, celebrações em cada canto acompanhadas pelos padres Isaias e Lely.

A imagem peregrina visitou escolas da cidade. Os fieis tiveram a oportunidade de rezar junto à Padroeira do Brasil. Em despedida, a paróquia de Riacho de Santana levou a imagem Jubilar até a cidade de Matina, onde começa nova peregrinação.

ARACATU – SÃO PEDRO

Primeiro Seminário de Comunicação é realizado na Diocese

20-09-2016 | Da Redação, PASCOM

O encontro foi realizado no CTL de Caetité. Foto: PASCOM/Diocese de Caetité

O encontro foi realizado no CTL de Caetité. Foto: PASCOM/Diocese de Caetité

Dois dias de formação. A Pastoral da Comunicação – PASCOM – realizou neste final de semana o primeiro Seminário de Comunicação da Diocese de Caetité. O evento aconteceu no Centro de Treinamento de Líderes de Caetité.

Durante o encontro, representantes de 13 paroquias da Diocese aprofundaram a reflexão sobre a Pastoral: sua visão e missão. O encontro também foi formativo. Duas oficinas levaram os participantes a produzirem conteúdos jornalísticos e radiofônicos.

Na oficina de jornalismo, os agentes da Pascom tiveram a oportunidade de colocar em prática técnicas jornalística a serviço da evangelização. A oficina de rádio proporcionou um momento de reflexão sobre formato e formas de se pensar e fazer a comunicação radiofônica, além da organização da rádio.

Ao final do encontro, uma nova coordenação da Pastoral da Comunicação na Diocese foi organizada, para melhor estruturar as atividades ao longo do ano. Mauri Oliveira, de Caetité, e Wicley Martins, da cidade de Guanambi, são os novos coordenador e vice-coordenador, respectivamente, da pastoral.

O encontro também definiu os assessores, secretários, e equipes para rádio, site e jornal diocesano.

Notícias

3º Encontrão das Juventudes é realizado em Riacho de Santana

25-08-2016 | Da Redação/PASCOM

Fotos: Luana Caroline Alves/PASCOM Riacho de Santana

Fotos: Luana Caroline Alves/PASCOM Riacho de Santana

No último domingo, dia 21, o Centro de Treinamento de Líderes – CTL – da Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Riacho de Santana, foi palco do Terceiro Encontrão das Juventudes, que teve como tema “Viver a missionariedade para transformar a realidade”.

Mais de 250 jovens e adolescentes da zona urbana e rual do município participaram do encontro, refletindo a temática mediada pela Ir. Sirlei que atua no município de Licínio de Almeida.

Não faltou espaço para a oração e diversão durante o encontro, aproveitando o da alegria e dinamismo do jovem. Houve, também, a apresentação de um projeto de resgate dos grupos de jovens da Paróquia, proposto pela teóloga Vera. Entre os frutos do encontro, está o desejo de realizar no próximo ano novamente o encontro, além da realização do DNJ (Dia Nacional da Juventude) na cidade e a participação no DNJ Diocesano.

O encontro encerrou com a celebração da Santa Missa presidida pelos Pe. Izaías e Lely. Segundo Pe. Izaías, “a sociedade atual conduz o jovem a acreditar num modelo social de consumo ilusório e inatingível pelos pobres. Isso alimenta a violência, as tensões, as desigualdades sociais. É nesta situação que o jovem cristão é convidado a agir como o bom samaritano acolhendo quem precisar.”

ARACATU – SÃO PEDRO

Diocese de Caetité celebra Sant’Ana, sua padroeira

30-07-2016 | Por Pe. Paulo Henrique/PASCOM

Milhares de pessoas participaram da celebração

Milhares de pessoas participaram da celebração

“Este é o dia que Deus fez para Caetité”. Com estas palavras foram iniciados os louvores à Senhora Sant’Ana, no dia 26 de julho, na cidade de Caetité. Desde o dia 17, muitos fiéis foram à catedral para apresentar seus pedidos e fazer preces à Senhora Sant’Ana, que por mais de dois séculos protege e abençoa o povo de Caetité. A festa de Sant’Ana deste ano abriu solenemente o caminho de peregrinação que será realizado pela imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida, que ficou exposta na catedral durante todo o novenário.

Durante festa de Sant’Ana, os fieis tiveram a oportunidade de refletir sobre o Evangelho de São Lucas que apresenta o rosto de uma Igreja samaritana e caridosa, chamada a viver a misericórdia em todas as situações e circunstâncias da vida. E mais uma vez o povo de Caetité deu um show de criatividade na apresentação das temáticas de cada noite do novenário, bem como os diversos padres que foram convidados para proferirem a homilia, enriquecendo ainda mais o povo de Deus com profundos ensinamentos.  Leia mais »

ARACATU – SÃO PEDRO

Padres da Diocese participam de retiro espiritual

12-07-2016 | Da Redação

O retiro foi conduzido pelo Pe. Ivan da Diocese de Amargosa

O retiro foi conduzido pelo Pe. Ivan da Diocese de Amargosa

Com o objetivo de rezar e aprofundar numa espiritualidade madura e encarnada na realidade que os padres da Diocese de Caetité participaram, entre os dias 4 e 7 de julho, do Retiro Espiritual.

O momento aconteceu no Centro de Treinamento de Líderes – CTL – de Caetité. Os momentos de reflexão foram conduzidos, de maneira humilde e significativa, pelo Pe. Ivan da Diocese de Amargosa. Tudo isso com profundos momentos de silêncio, o que possibilitou um maior contato com Deus.

Além das orientações do pregador, o retiro também contou com celebrações da Santa Missa, Adoração ao Santíssimo e oração penitencial com confissões. Abastecidos por todos esses momentos de graça, os padres voltam fortalecidos para suas paróquias, retomando os trabalhos pastorais com mais amor e alegria.

Notícias

Riacho de Santana realiza encontro de formação litúrgica

14-06-2016 | Da Redação PASCOM, com informação do Pe. Izaías Afonso

Formação Litúrgica em Riacho de Santana

Formação Litúrgica em Riacho de Santana

Mergulhados na proposta diocesana de promover uma adequada vivência litúrgica em todos os níveis eclesiais, além de uma permanente formação litúrgica, a Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Riacho de Santana, realizou no último domingo, dia 12, o Primeiro Encontro de Formação Litúrgica.

O encontro realizado pela manhã, na casa da Catequese, foi ministrado pelo Pe. João de Sá Teles, Coordenador Diocesano de Liturgia. A proposta pastoral se baseou na participação comunitária, visando a formação litúrgica, preparação e realização das celebrações.

Para os diversos representantes de comunidades da sede, pastorais, grupos e movimentos de Riacho de Santana, o encontro serviu para trabalhar, também, temas como: equipe pastoral, calendário litúrgico, ritos, cânticos, espaço celebrativo e suas especifidades e decoração, na perspectiva de elucidar aos participantes sobre a promoção da vida litúrgica como ação celebrativa do Mistério Pascal de Jesus Cristo, integrando as diferentes equipes de celebração da Palavra de Deus, da Eucaristia e dos demais sacramentos e sacramentais.

Formação Litúrgica em Riacho de Santana

Formação Litúrgica em Riacho de Santana

“Liturgia é uma ação sagrada, através da qual, com ritos, na Igreja e pela Igreja, se exerce e prolonga a obra sacerdotal de Cristo, que tem por objetivos a santificação dos homens e a glorificação de Deus” (SC 7).

Para o Pe. Izaías Afonso, pároco de Riacho de Santana, “A liturgia é a continuidade do plano de salvação do Pai, através da presença mística de Cristo nos sacramentos, que são administrados e perpetuados pela Igreja. É a ação do Povo de Deus, reunido em Jesus Cristo, na comunhão do Espírito Santo. É sempre uma celebração de Mistério Pascal, isto é, passagem da morte para vida, através de sinais, gestos e palavras. A liturgia é ação de Cristo na Igreja”, pontuou o padre.

ARACATU – SÃO PEDRO

Fé e emoção no encerramento da Festa de Nossa Senhora da Glória em Riacho de Santana

02-06-2016 | Da Redação PASCOM

Após a missa e procissão, foi realizada a coroação da imagem de Nossa Senhora da Glória

Após a missa e procissão, foi realizada a coroação da imagem de Nossa Senhora da Glória

Devotos de Nossa Senhora da Glória encheram as ruas. O encerramento dos festejos da Padroeira da cidade de Riacho de Santana, na última terça-feira, dia 31 de maio, foi a mais completa demonstração de fé de milhares de fiéis que, desde o primeiro dia do mês mariano, rezaram e louvaram em agradecimento à intercessão da Mãe de Deus.

A celebração em frente à Igreja Matriz da cidade culminou a festa que trouxe como tema “Com Maria, Mãe da Misericórdia, iluminados pelo Evangelho de Lucas, descobriremos qual Igreja queremos servir”. Com o terço na mão, alguns fiéis preferiram caminhar de pés descalços durante a procissão, outros não conseguiram segurar as lágrimas durante a coroação da Imagem da Padroeira. Alguns preferiram fechar os olhos e, em oração, agradecer e renovar pedidos.  Leia mais »

Página 1 de 212
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com