Notícias

Padre João Willy Gondim celebra 60 anos de vida sacerdotal

02-12-2017 | Por PASCOM DIOCESANA

Padre João Willy Gondim celebra 60 anos de vida sacerdotal

Nesta sexta-feira (1), a Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Riacho de Santana, celebrou os 60 anos de ordenação sacerdotal do padre João Willy Gondim. A celebração realizada na igreja Matriz da cidade foi presidida pelo bispo Dom Carvalho e concelebrada por vários padres da diocese. Religiosas, familiares de padre João e paroquianos participaram da celebração.  Um momento muito especial de louvor e de gratidão a Deus pelo dom da vida e pela fidelidade de padre João Willy.

Natural de Riacho de Santana, onde mora atualmente, padre João já atuou em diversas paróquias da diocese e também em outras dioceses.

A Diocese de Caetité agradece ao padre João Willy pelo exemplo de fidelidade e pela dedicação ao Reino de Deus.

Notícias

5° Encontrão de Casais é realizado em Riacho de Santana

28-11-2017 | Por PASCOM DIOCESANA

O encontro foi realizado neste domingo (26), no CTL de Riacho de Santana. Foto: Pastoral Familiar.

A Pastoral Familiar da Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Riacho de Santana, realizou o 5° Encontrão de Casais, neste domingo (26), no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), da cidade. Além dos casais, o encontro contou com as presenças dos padres Izaías Afonso (Riacho de Santana) e José Rocha (Ibitira e Lagoa Real)

“Agradecemos a Deus por nos permitir envolver em seu amor e, a cada Encontrão, nos fazer compreender a importância da harmonia conjugal e familiar. A todos que acreditam nesse projeto e conseguem de alguma forma colaborar para a sua realização, nossos sinceros agradecimentos. A família é a base para uma sociedade melhor. Sair em sua defesa é missão de todos nós. Venham fazer parte da Pastoral Familiar!”

 

Notícias

Catequistas de Riacho de Santana participam de Manhã de Espiritualidade

19-11-2017 | Por Pe. Izaías Afonso/Pároco de Riacho de Santana

Catequistas de Riacho de Santana vivem Manhã de Espiritualidade neste domingo. Foto: PASCOM

O cuidado com a Espiritualidade do Catequista se faz prioridade. É a Espiritualidade que mantém acesa a chama do Amor – Encontro com Deus e da Missão do Catequista. Sem espiritualidade o cansaço, o desânimo, o ativismo, tomam conta. Pensando nisto que neste domingo, dia 19 de novembro, no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), de Riacho de Santana, a Paróquia Nossa Senhora da Glória realizou uma Manhã de Espiritualidade com os catequistas, e contou com a participação de mais de 40 fiéis, que tiraram uma manhã inteira para dedicar-se exclusivamente à oração e à formação, pois “não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”, conforme nos recordou o próprio Senhor ao se retirar para o deserto (Mt 4,4; cf. Dt 8,3). Leia mais »

Notícias

Pioneira na Bahia, Escola Agrícola de Riacho de Santana comemora 37 anos

27-10-2017 | Por Pe. Izaías Afonso Silva, pároco de Riacho de Santana

A Escola Família Agrícola de Riacho de Santana foi a primeira escola desse modelo na Bahia.

O aniversário de 37 anos da Escola Família Agrícola (EFA) e de 40 anos da ABEPARS de Riacho de Santana foi celebrado nesta sexta-feira (27). Celebramos a importância do seu trabalho, principalmente para os nossos jovens do meio rural, onde há 40 anos vivenciava o analfabetismo, a negação de direitos, a exploração dos trabalhadores rurais, a prática do êxodo rural. A maior parte da juventude rural daquela época migrava para grandes centros urbanos ou para as lavouras de cana-de-açúcar em São Paulo. A maioria desses jovens saíam sem escolarização e nenhuma qualificação profissional, se tornando vítimas do subemprego e submetidos a diversas situações de risco.

À luz do Evangelho, ora anunciado nesta paróquia, pelo Reverendíssimo e saudoso Pe. Aldo, mentor do projeto EFA na Bahia, entre o bem e o mal, ele soube presentear aos riachense com tão preciosa obra pela valorização do homem, da mulher e da juventude do campo, criando a Escola Família Agrícola nesta cidade, a pioneira na Bahia, sendo esta uma obra social, uma escola do campo, com metodologia específica para atender o público camponês, incentivando as organizações do povo na luta pelos seus direitos buscando melhores condições de vida, contribuindo para a permanência do jovem na roça, com qualidade de vida e sustentabilidade no campo. Leia mais »

Notícias

Assembleia paroquial, em Riacho de Santana, faz reflexão sobre a iniciação à vida cristã

09-10-2017 | Por PASCOM Riacho de Santana

Mais de 80 representantes das comunidades, pastorais, grupos e movimentos da paróquia participaram da Assembleia. Foto: PASCOM

A Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Riacho de Santana, realizou neste domingo (8), no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), a Assembleia Paroquial. Momento de refletir, rever nossas ações pastorais, como tem sido a nossa caminhada enquanto povo de Deus, lançar um olhar atencioso e carinhoso para nossa realidade e com generosidade construirmos juntos, na certeza de que somos irmãos e irmãs, batizados numa só fé, na força e no poder do Espírito Santo, os novos passos que Deus nosso Pai quer preparar para nossa Paróquia nos próximos anos.

Mais de 80 representantes das comunidades, pastorais, grupos e movimentos da paróquia participaram da Assembleia.

Após oração inicial, acolhida e apresentação, padre Izaías Afonso ajudou a refletir sobre a temática: Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários – Doc 107 da CNBB, aprovado na 55ª Assembleia Geral dos Bispos, em Aparecida-SP, de 26 de abril a 05 de maio de 2017. O período da tarde serviu para avaliar o Projeto Diocesano 2015-2019 e fazer propostas para o novo Projeto Diocesano 2018-2020.

O Documento 107 representa um passo importante na caminhada da Igreja. Segundo o padre Izaías “tem crescido a convicção de que a catequese está a serviço da Iniciação à Vida Cristã, portanto a corresponsabilidade de toda comunidade é fundamental para formar novos discípulos missionários”.

IGAPORÃ – NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO

Zonal de Riacho de Santana realiza encontro das CEB’s

04-09-2017 | Por Pe. Lely Almeida de Oliveira/Assessor das Ceb's

Encontro CEB’s

No dia 26 de agosto aconteceu, no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), em Riacho de Santana, o encontro das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) a nível de zonal. O encontro começou com uma acolhida e animação do grupo Fonte de Água Viva e logo após a oração inicial, que ficou sobre a responsabilidade da Paróquia Nossa Senhora do Livramento de Igaporã.

No encontro estavam presentes 68 pessoas das comunidades e das outras paróquias, além do coordenador diocesano das CEB’s, Nilson Ladeia, de Caetité, que coordenou o encontro. O objetivo do encontro foi fortalecer e motivar as comunidades no compromisso da e social. O encontro teve como tema “CEB’s e os desafios do campo e da cidade” e o lema “um compromisso de ser Igreja”.  Leia mais »

Notícias

Dia do Catequista é comemorado em Riacho de Santana

27-08-2017 | Por Pascom Riacho de Santana

O encontro aconteceu neste sábado, 26, em comemoração ao dia do catequista. Foto: Pascom Riacho de Santana

Neste sábado, 26, a Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Riacho de Santana, realizou um encontro em comemoração ao Dia do Catequista, celebrado pela Igreja neste último domingo de agosto. O encontro foi um momento de oração, formação, espiritualidade e confraternização.O catequista é uma figura importante na vida da Igreja, que tem como objetivo anunciar a palavra de Deus, levando as crianças, adolescente, jovens e adultos a fazerem experiência de comunhão, a partir da fé e do amor.

O encontro, que reuniu mais de 70 catequistas, teve início às 8h com a acolhida e o momento de oração. Logo depois foi trabalhado “O que é Catequese: quem é o catequista, a sua vocação, a sua missão, o seu papel e a sua espiritualidade”. No decorrer do encontro foram refletidas as Diretrizes Diocesanas dos Sacramentos de Iniciação Cristã e Matrimônio e houve discussões sobre “Como elaborar um encontro de Catequese”.

A formação foi encerrada no fim da tarde, com a benção especial aos Catequistas pelo Pároco, padre Izaías Afonso. “Nós cristãos temos uma missão importante neste mundo, que é de propagar os ensinamentos de Jesus. E uma das maneiras de evangelizar é por meio da catequese, pois a semente deve ser semeada desde cedo para que a colheita seja farta. E para isso é necessário uma formação constante. Precisamos ser evangelizados  para evangelizar. Ser catequista é contribuir para o crescimento do Reino de Deus”, pontuou o padre Izaías.⁠⁠⁠⁠

Notícias

Encontro do Apostolado da Oração é realizado em Riacho de Santana

13-03-2017 | Da Redação, com informações de Pe. Izaías Afonso

O encontro foi realizado na Casa de Catequese, em Riacho de Santana

O fim de semana foi de encontro para mais de 40 leigos com fazem parte do Apostolado da Oração em Riacho de Santana, Paróquia Nossa Senhora da Glória.

No salão da Casa de Catequese, Pe. Izaías Afonso começou o encontro com oração e reflexão sobre a justiça. “A justiça é um dos valores mais determinantes da nossa vida, mas na maioria das vezes deixamos de lado a justiça de Deus para viver a justiça dos homens, fundamentada na troca de valores e não na gratuidade de quem de fato ama”, pontuou o pároco de Riacho de Santana.

Alan José Alcântara Figueiredo, da Paróquia de Macaúbas, auxiliou os participantes do encontro

O encontro foi uma oportunidade para melhor conhecer a riqueza da espiritualidade do Apostolado da Oração. Com o auxílio de Alan José Alcântara Figueiredo, da Paróquia de Macaúbas, o grupo mergulhou no íntimo da espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus, que significa imergir no mistério do amor de Deus para conhecer a altura, profundidade, comprimento e largura do amor de Jesus Cristo.

Pelo menos quarenta pessoas participaram do momento

“Esperamos com esse encontro revigorar a fé dos componentes do Apostolado da Oração, com a finalidade da santificação pessoal e a evangelização, se doando a Deus, pelo conhecimento da palavra, pela oração, pelo oferecimento diário e pela fidelidade à Igreja”, destacou Pe. Izaías Afonso.

ARACATU – SÃO PEDRO

Em carta, padre Gilvan pede à Diocese que reze pelo novo bispo de Caetité

21-01-2017 | Por Anderson Ferreira/PASCOM

Foto: Bom Jesus notícias

Em carta divulgada esta semana, o administrador diocesano, padre Gilvan Pereira Rodrigues, solicita a todas as paróquias da Diocese que façam um momento único de oração e adoração em favor do monsenhor José Roberto Silva Carvalho, novo bispo de Caetité. “Será uma experiência forte e marcante: 24h com o Senhor, orando pelo exercício profícuo do Ministério Episcopal de Dom Carvalho”, diz o padre.

“Que seja um momento forte de comunhão e participação de toda a Diocese. Dar-se-à na Quinta-feira (26) das 18h às 18h da Sexta-feira (27). Poderá começar ou terminar com a Celebração da Eucaristia”, explica o padre na carta.  Leia mais »

ARACATU – SÃO PEDRO

Diocese de Caetité encerra Ano Santo da Misericórdia

14-11-2016 | Por Anderson Ferreira/PASCOM

Padres da Diocese de Caetité

Padres da Diocese de Caetité

A Diocese de Caetité encerrou, neste domingo (13), o Ano Santo da Misericórdia. A Porta da Misericórdia, aberta em dezembro do ano passado, foi fechada logo após a celebração da Santa Missa realizada na manhã deste domingo, na catedral de Senhora Sant’Ana, em Caetité. Fiéis de várias paróquias da Diocese participaram da celebração presidida pelo administrador diocesano, padre Gilvan Pereira, e concelebrada por dezenas de padres da Diocese. O Ano Santo da Misericórdia foi instituído pelo Papa Francisco no dia 8 de dezembro de 2015.

Na celebração, o administrador diocesano incentivou os fiéis a viverem, como fruto desse acontecimento de fé, a compaixão uns para com os outros, a fidelidade dentro e fora da igreja e a fraternidade verdadeira. “Finalizando esse Ano Extraordinário da Misericórdia, que a gente abra agora as portas do nosso coração para que rejubile esses valores com profundidade, porque isso vai marcar a nossa caminhada”,pediu padre Gilvan.

Leia mais »

Página 1 de 3123