CAETITÉ – SENHORA SANT’ANA

Sepromi realiza visita técnica em comunidades do Sudoeste da Bahia

12-05-2017 | CPT Bahia

Foto: Maria Santana/ CPT Bahia.

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) do Governo do Estado da Bahia realiza visita técnica na região sudoeste, nos municípios de Tremedal, Piripá, Cordeiros, Caetité e Tanque Novo.  A visita teve início no dia 09 deste mês e ocorre até amanhã (13).

Essa ação é fruto da reivindicação das comunidades tradicionais dessa região quanto à regularização fundiária dos seus territórios. Grande parte delas sofrem investidas do capital mineral e do agronegócio que vêm provocando uma série de conflitos na região. As áreas que historicamente as famílias usam, de forma tradicional e comum, estão sendo ocupadas ilegitimamente pelas empresas e muitas delas expulsam o povo e se apropriam indevidamente dos territórios que são imprescindíveis para a sobrevivência dos moradores dessas comunidades.

É nesse contexto que as comunidades se incorporaram ao projeto de Busca Ativa, desenvolvido pela Articulação de Fundo e Fecho de Pasto do Estado da Bahia, que tem como objetivo fazer o levantamento e mobilizar as diversas comunidades tradicionais existentes no estado. Como resultado desse trabalho, várias comunidades articuladas solicitaram do governo da Bahia a certificação enquanto comunidades de Fundo e Fecho de Pasto, etapa fundamental para exigir a discriminação e demarcação do território pela Coordenadoria de Desenvolvimento Agrário – CDA.

Segundo Juracy Ribeiro, da comunidade de Palmeiras, essa visita trouxe satisfação para todos os moradores. “Essa certificação é uma conquista muito desejada pelas comunidades, pois será mais um instrumento de luta na defesa do nosso território”, afirmou. Já Fábio de Santana, representante da Sepromi, ressaltou a importância dessa certificação. “Essas comunidades passarão a ter prioridades quanto às políticas públicas que virão para o município”, disse.

As comunidades seguem mobilizadas na expectativa da chegada do certificado e se preparam para conquistar a regularização fundiária que possa garantir efetivamente a existência e continuidade dos seus modos de vida.

BRUMADO – SENHOR BOM JESUS

Espiritualidade e fé marcam a Semana Santa na Diocese de Caetité

17-04-2017 | Da Redação

Considerada a semana Maior pela Igreja Católica, a Semana Santa foi um momento de muita espiritualidade nas paróquias da Diocese de Caetité. Unidos pela mesma fé, a comunidade diocesana celebrou a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, que teve início com o Domingo de Ramos e a recordação da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, aclamado como o Messias, o Filho de Deus.

Na Paróquia Santo Antônio, em Caraíbas, a Segunda-feira Santa foi de visitas a doentes e idosos, um gesto muito praticado por Jesus. Em Igaporã, Paróquia Nossa Senhora do Livramento, a comunidade celebrou a Missa do Depósito do Senhor dos Passos e, ao final da celebração, a imagem foi levada em procissão até o Hospital Municipal, onde permaneceu até a Quarta-feira Santa. Leia mais »

ARACATU – SÃO PEDRO

Em carta, padre Gilvan pede à Diocese que reze pelo novo bispo de Caetité

21-01-2017 | Por Anderson Ferreira/PASCOM

Foto: Bom Jesus notícias

Em carta divulgada esta semana, o administrador diocesano, padre Gilvan Pereira Rodrigues, solicita a todas as paróquias da Diocese que façam um momento único de oração e adoração em favor do monsenhor José Roberto Silva Carvalho, novo bispo de Caetité. “Será uma experiência forte e marcante: 24h com o Senhor, orando pelo exercício profícuo do Ministério Episcopal de Dom Carvalho”, diz o padre.

“Que seja um momento forte de comunhão e participação de toda a Diocese. Dar-se-à na Quinta-feira (26) das 18h às 18h da Sexta-feira (27). Poderá começar ou terminar com a Celebração da Eucaristia”, explica o padre na carta.  Leia mais »

ARACATU – SÃO PEDRO

Diocese de Caetité encerra Ano Santo da Misericórdia

14-11-2016 | Por Anderson Ferreira/PASCOM

Padres da Diocese de Caetité

Padres da Diocese de Caetité

A Diocese de Caetité encerrou, neste domingo (13), o Ano Santo da Misericórdia. A Porta da Misericórdia, aberta em dezembro do ano passado, foi fechada logo após a celebração da Santa Missa realizada na manhã deste domingo, na catedral de Senhora Sant’Ana, em Caetité. Fiéis de várias paróquias da Diocese participaram da celebração presidida pelo administrador diocesano, padre Gilvan Pereira, e concelebrada por dezenas de padres da Diocese. O Ano Santo da Misericórdia foi instituído pelo Papa Francisco no dia 8 de dezembro de 2015.

Na celebração, o administrador diocesano incentivou os fiéis a viverem, como fruto desse acontecimento de fé, a compaixão uns para com os outros, a fidelidade dentro e fora da igreja e a fraternidade verdadeira. “Finalizando esse Ano Extraordinário da Misericórdia, que a gente abra agora as portas do nosso coração para que rejubile esses valores com profundidade, porque isso vai marcar a nossa caminhada”,pediu padre Gilvan.

Leia mais »

Notícias

Padre Antônio Meira inicia suas atividades pastorais em Piripá

07-11-2016 | Por Elenita Barbosa/Pascom Piripá

Semana de reconhecimento da nova casa paroquial para o Pe. Antônio

Semana de reconhecimento da nova casa paroquial para o Pe. Antônio

Após tomar posse como novo administrador da Paróquia Senhora Sant’Ana, em Piripá, no último dia primeiro, o padre Antônio Meira  deu início a sua missão na paróquia.

Nestes primeiros dias o Pe. Antônio tem se preocupado em conhecer a realidade da paróquia: pastorais, movimentos, comunidades rurais, famílias, etc. Em sua primeira semana na paróquia, presidiu a celebração dos fiéis defuntos (finados) e a celebração em honra ao Sagrado Coração de Jesus, um compromisso do apostolado da oração de toda primeira sexta-feira do mês.

Para conhecer ainda mais a realidade paroquial, durante toda manhã do último sábado, 5, se reuniu com o Conselho Pastoral Paroquial – CPP. Na oportunidade esteve com os animadores das comunidades rurais, membros de pastorais e movimentos.

Durante o CPP, Pe. Antônio deu orientações litúrgicas e procurou saber como a comunidade vem trabalhando o projeto diocesano de evangelização e ano extraordinário da misericórdia. Apresentou também a programação do mês de novembro e demonstrou muita animação em conhecer e animar as comunidades. A paróquia tem se mostrado contente com a disposição e compromisso do Pe. Antônio Meira.

Fotos: Antônio Marcos de Almeida/Pascom

Notícias

Novo pároco de Piripá é acolhido em celebração

03-11-2016 | Por Elenita Barbosa/Pascom Piripá

A paróquia Senhora Sant’Ana de Piripá, celebrou nesta terça–feira, dia 01, a acolhida do novo pároco: Padre Antônio Meira. A celebração foi presidida pelo administrador diocesano Pe. Gilvan e contou com a participação dos padres Manoel Queiroz, Mário, Noé, Osvaldino Barbosa, Rafael, Edson, Waldech e Pe. Jordano.

A paróquia, enquanto estava sem pároco, era administrada pelo Pe. Manoel Queiroz. A praça da matriz ficou lotada com a participação das comunidades da sede e da zona rural. Fiéis das paróquias de Brumado, Guanambi, Matina, Condeúba, Cordeiros e Tremedal também participaram da celebração.

Padre Antônio agradeceu a fraternidade da diocese expressa através do apoio, acolhida e amizade do padre Gilvan e se colocou a disposição da comunidade para servir. Em sua fala, padre Antônio manifestou alegria de ser conduzido pelo Espírito Santo e deixou claro que, além de pastor que conduz e orienta o rebanho, será um irmão que acaba de chegar na paróquia.

Fotos: Nacson Dias, Antônio Marcos, Pedro Mendes

ARACATU – SÃO PEDRO

Primeiro Seminário de Comunicação é realizado na Diocese

20-09-2016 | Da Redação, PASCOM

O encontro foi realizado no CTL de Caetité. Foto: PASCOM/Diocese de Caetité

O encontro foi realizado no CTL de Caetité. Foto: PASCOM/Diocese de Caetité

Dois dias de formação. A Pastoral da Comunicação – PASCOM – realizou neste final de semana o primeiro Seminário de Comunicação da Diocese de Caetité. O evento aconteceu no Centro de Treinamento de Líderes de Caetité.

Durante o encontro, representantes de 13 paroquias da Diocese aprofundaram a reflexão sobre a Pastoral: sua visão e missão. O encontro também foi formativo. Duas oficinas levaram os participantes a produzirem conteúdos jornalísticos e radiofônicos.

Na oficina de jornalismo, os agentes da Pascom tiveram a oportunidade de colocar em prática técnicas jornalística a serviço da evangelização. A oficina de rádio proporcionou um momento de reflexão sobre formato e formas de se pensar e fazer a comunicação radiofônica, além da organização da rádio.

Ao final do encontro, uma nova coordenação da Pastoral da Comunicação na Diocese foi organizada, para melhor estruturar as atividades ao longo do ano. Mauri Oliveira, de Caetité, e Wicley Martins, da cidade de Guanambi, são os novos coordenador e vice-coordenador, respectivamente, da pastoral.

O encontro também definiu os assessores, secretários, e equipes para rádio, site e jornal diocesano.

CONDEÚBA – SANTO ANTÔNIO

Romaria das Comunidades é realizada na Diocese

04-08-2016 |

 

Foto: Jornal Folha de Condeúba

Foto: Jornal Folha de Condeúba

No mês de julho, as paróquias do Zonal 1 da Diocese de Caetité – formado pelas cidades de Condeúba, Cordeiros, Piripá e Tremedal – realizaram a 5ª Romaria das Comunidades do Zonal.

Foto: Jornal Folha de Condeúba

Foto: Jornal Folha de Condeúba

O evento, coordenado pelas Comunidades Eclesiais de Base – CEB’s, contou com a participação maciça da comunidade e dos padres Mário, de Tremedal, e Osvaldino Barbosa, da paróquia de Condeúba, que sediou o encontro.

Foto: Jornal Folha de Condeúba

Foto: Jornal Folha de Condeúba

Na reflexão, o tema da Campanha da Fraternidade 2016 foi posto em pauta. O ponto de partida da Romaria foi as margens do Rio Champrão, e finalizou na zona urbana da cidade, no Colégio Alcides Nogueira.

ARACATU – SÃO PEDRO

Diocese de Caetité celebra Sant’Ana, sua padroeira

30-07-2016 | Por Pe. Paulo Henrique/PASCOM

Milhares de pessoas participaram da celebração

Milhares de pessoas participaram da celebração

“Este é o dia que Deus fez para Caetité”. Com estas palavras foram iniciados os louvores à Senhora Sant’Ana, no dia 26 de julho, na cidade de Caetité. Desde o dia 17, muitos fiéis foram à catedral para apresentar seus pedidos e fazer preces à Senhora Sant’Ana, que por mais de dois séculos protege e abençoa o povo de Caetité. A festa de Sant’Ana deste ano abriu solenemente o caminho de peregrinação que será realizado pela imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida, que ficou exposta na catedral durante todo o novenário.

Durante festa de Sant’Ana, os fieis tiveram a oportunidade de refletir sobre o Evangelho de São Lucas que apresenta o rosto de uma Igreja samaritana e caridosa, chamada a viver a misericórdia em todas as situações e circunstâncias da vida. E mais uma vez o povo de Caetité deu um show de criatividade na apresentação das temáticas de cada noite do novenário, bem como os diversos padres que foram convidados para proferirem a homilia, enriquecendo ainda mais o povo de Deus com profundos ensinamentos.  Leia mais »

Notícias

Piripá celebra sua padroeira: Senhora Sant’Ana

18-07-2016 | Da Redação, com informações de Elenita Barbosa/Pascom Piripá

Convite da Festa

Convite da Festa

Começou no último dia 15 de julho, e vai até o próximo dia 24, os festejos de Senhora Sant’Ana, padroeira da cidade de Piripá. O tema do novenário deste ano está fundamentado no Ano Santo da Misericórdia: “Com Senhora Sant’Ana celebramos o Ano Santo da Misericórdia”.

Nas celebrações de cada noite, padres da Diocese participarão do novenário com a comunidade. Quermesses, leilões, festivais e atrações musicais estão na programação do novenário. A comunidade reza fervorosamente para que a Mãe da Mãe de Jesus interceda pela Diocese e pela paróquia, para que em breve um padre possa assumir a condução do povo de Deus na cidade.

Página 1 de 212