CANDIBA – N. SENHORA DAS DORES

Zonal de Guanambi realiza encontro da Pastoral Familiar

02-08-2017 | Por Fernado Filho, coordenador da Pastoral Familiar

A Paróquia Santo Antônio de Urandi sediou, neste domingo (30), o encontro da Pastoral Familiar do Zonal de Guanambi, que contou com a participação dos agentes pastorais de Candiba, Guanambi, Pindaí, Matina e Urandi.

O tema do encontro foi o mesmo da semana da família: “Família, uma luz para a vida em sociedade”. O palestrante foi o coordenador diocesano da pastoral, Fernando Filho. Entre as atividades do encontro, trabalhos em grupos e partilha de experiência para a preparação da semana da família deste ano.

O próximo encontro do zonal será na Paróquia Santo Antônio de Guanambi, no final de outubro.

Notícias

Paróquia de Pindaí se prepara para celebrar seu padroeiro

08-06-2017 | Da Redação

Divulgação

A Paróquia São João Batista de Pindaí celebra de 15 a 24 de junho a festa em louvor ao seu padroeiro. “Com São João Batista, celebramos o Ano Nacional Mariano, fortalecidos na missão de cultivar e guardar a criação” é o tema da festa. Durante os dez dias de festa, haverá Santa Missa seguida de quermesse com barraquinhas de comidas típicas e noite cultural. Para o dia 24, quando a Igreja celebra São João Batista, está marcada uma alvorada festiva, às 4h da manhã.  Às 15h30 acontece a bênção dos carros e motos e, às 19h30, a Missa Solene presidida pelo bispo Dom José Roberto Silva Carvalho, seguida de procissão pelas ruas da cidade. Os festejos de São João Batista, em Pindaí, termina com um show católico com o grupo Filhos de Maria, da Paróquia de Malhada de Pedras. O padre Osvaldino Caetano, pároco de Pindaí, convida a todos para a festa. “Venha! Traga sua família e participe conosco”, exclamou.

BOTUPORÃ – SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Diocese de Caetité celebra o Domingo de Ramos

10-04-2017 | Da Redação

Um grande movimento de fé marcou o fim da quaresma e início da semana santa na Diocese de Caetité. Neste domingo, 09, todas as paróquias celebraram o Domingo de Ramos, momento da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

O bispo diocesano, Dom Carvalho, celebrou logo pela manhã a solenidade na Catedral de Senhora Santa’Ana, em Caetité. “Nós buscamos uma vida santa. O que hoje nós cantamos e celebramos é o que nós queremos para a aplicar na nossa vida[…] Irmão e irmãs, acolhamos Jesus, deixemos que ele seja luz da nossa vida e do nosso interior; não permitamos o tremor interior, o medo, a insegurança, porque Jesus é o senhor da nossa vida”, disse Dom Carvalho durante a homília.

Em Urandi, Paróquia Santo Antônio, logo pela manhã a frente da Igreja Matriz já estava preparada para a celebração campal de Ramos. Também Paróquia Santo Antônio, em Caraíbas a Igreja Matriz ficou cheia com os fiéis que logo cedo foram participar da celebração presidida pelo padre Marcos RCJ.

Muitas paróquias celebraram à noite a solenidade de Ramos. Com as crianças à frente, em Botuporã, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, o grito de “Jesus é o rei” ecoou pela igreja. Com os ramos nas mãos todos cantavam.

Milhares de pessoas estiveram presentes na praça da Igreja Matriz de Guanambi, Paróquia Santo Antônio. Em Igaporã, Paróquia Nossa Senhora do Livramento, a celebração também foi realizada à noite. Uma procissão encenando a entrada de Jesus em Jerusalém marcou o domingo de ramos em Piripá, Paróquia São João Batista.

ARACATU – SÃO PEDRO

Em carta, padre Gilvan pede à Diocese que reze pelo novo bispo de Caetité

21-01-2017 | Por Anderson Ferreira/PASCOM

Foto: Bom Jesus notícias

Em carta divulgada esta semana, o administrador diocesano, padre Gilvan Pereira Rodrigues, solicita a todas as paróquias da Diocese que façam um momento único de oração e adoração em favor do monsenhor José Roberto Silva Carvalho, novo bispo de Caetité. “Será uma experiência forte e marcante: 24h com o Senhor, orando pelo exercício profícuo do Ministério Episcopal de Dom Carvalho”, diz o padre.

“Que seja um momento forte de comunhão e participação de toda a Diocese. Dar-se-à na Quinta-feira (26) das 18h às 18h da Sexta-feira (27). Poderá começar ou terminar com a Celebração da Eucaristia”, explica o padre na carta.  Leia mais »

Notícias

Com comunidades reunidas, Pindaí encerra Santas Missões Populares

09-01-2017 | DA REDAÇÃO, com informações do Pe. Hélio Guimarães

Na Paróquia São João Batista, em Pindaí, a solenidade da Epifânia do Senhor, celebrada neste domingo, 8, foi marcada pelo encerramento das Santas Missões Populares Diocesanas que tiveram início no dia 2 de janeiro. A celebração Eucarística foi presidida pelo administrador diocesano, padre Gilvan Pereira, e concelebrada pelos padres Alfredo (Iuiu), Francisco Cerqueira (Candiba), Izaías Afonso Silva (Riacho de Santana), Edson Rocha (Pindaí), Paulo Ferreira (Urandi e Sebastião Laranjeiras) e Hélio Guimarães (Aracatu).  As comunidades da paróquia, que receberam as visitas dos missionários durante a semana, também estiveram presentes.

Pouco mais de 120 missionários, entre leigos, seminaristas e religiosas de 30 paróquias da Diocese participaram das missões. “O nosso agradecimento a todas as paróquias que enviaram missionários, que se dedicaram e fizeram um bonito trabalho. A nossa gratidão também aos padres que nesses dias visitaram doentes e celebraram a Eucaristia em todas as comunidades. À paróquia de Pindaí que nos acolheu de forma calorosa. Ao padre Edson por todo empenho e organização. Que Deus abençoe a todos e renove em nossos corações o ardor missionário”, agradeceu padre Hélio, responsável pelo Conselho Missionário Diocesano (COMIDI).

Das 33 paróquias da Diocese, apenas Tanque Novo, Tremedal e Malhada de São Francisco não enviaram missionários.

Notícias

Pindaí recebe as Santas Missões Populares Diocesana

05-01-2017 | Da Redação PASCOM, com informações do Pe. Hélio Guimarães

As Santas Missões Populares acontecem até o próximo domingo, dia 8

A cidade de Pindaí, Paróquia São João Batista, vive, desde o dia 2 de janeiro, as Santas Missões Populares Diocesana. O início das missões se deu com a chegada dos missionários, enviados por todas as paróquias da Diocese.

O acolhimento dos missionários aconteceu no Centro Comunitário de Múltiplo Uso. A tarde foi reservada para orientações para os missionários, além de momentos de entrosamento e cantos.

Pouco mais de 120 missionários, entre leigos, seminaristas e religiosas, participam desta edição das missões. Nestes dias, após acolhimento nas famílias e nas comunidades, já iniciaram as visitas.

As missões contam ainda com a participação de 19 padres, que estão celebrando a Eucaristia nas comunidades, atendendo confissões e visitando doentes. A semana missionária se encerra neste domingo, 8, com missa celebrada às 9h.

Notícias

Imagem peregrina de Nossa Senhora chega à Pindaí

15-12-2016 | Da Redação PASCOM

No último domingo (11) eme Pindaí, uma grande multidão de fiéis foram até a entrada da cidade para recepcionar a imagem da padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que estava até então, na Paróquia Nossa Senhora das Dores de Candiba.

A imagem peregrina está visitando todas as dioceses do Brasil em comemoração aos 300 anos de quando foi encontrada nas águas do rio Paraíba do Sul. Um grande momento de demonstração de fé do nosso povo que com muito carinho acolhe a Mãe Aparecida.

A imagem foi cortejada pelas ruas da cidade até o Centro de Eventos, onde ocorreu a Celebração Eucarística presidida pelo  Pe. Francisco, pároco de Candiba e co-celebrada pelo Pe. Edson, pároco de Pindaí, que ao final dirigiu uma palavra de gratidão e agradecimento a todas as pastorais, grupos, movimentos e pessoas que se empenharam para fazer daquele dia, um dia inesquecível na historia da cidade.

A imagem permanece na cidade para que todos possam desfrutar da presença terna e materna de Maria.

Fotos: Davi Teix/PASCOM

CANDIBA – N. SENHORA DAS DORES

Zonal 5 da Diocese de Caetité realiza encontro da CEB’s

22-11-2016 | Por PASCOM/Guanambi

O encontro aconteceu na Paróquia de Candiba. Fotos: Wicley Nunes/PASCOM

O encontro aconteceu na Paróquia de Candiba. Fotos: Wicley Nunes/PASCOM

O Zonal 5 da nossa diocese, composto pelas cidades de Guanambi, Candiba, Pindaí, Sebastião Laranjeiras, Urandi e Matina realizou no último domingo, 20, um encontro com representantes leigos das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs – dessas paróquias.

O encontro aconteceu na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Candiba, e foi momento de convivência, partilha e troca de experiências das comunidades, que apesar da proximidade, carregam consigo peculiaridades que foram partilhadas.

Os representantes das CEB’s do zonal aproveitaram esse momento de alegria, união e partilha para avaliar e planejar os rumos da caminhada de nossas comunidades bem como a integração enquanto zonal. Foram também refletidas as temáticas do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia e da Campanha da Fraternidade 2016.

O encontro contou com a presença de Nilson, coordenador das CEB’s diocesana e vice coordenador das CEB’s do nordeste 3.

Tags:
ARACATU – SÃO PEDRO

Diocese de Caetité encerra Ano Santo da Misericórdia

14-11-2016 | Por Anderson Ferreira/PASCOM

Padres da Diocese de Caetité

Padres da Diocese de Caetité

A Diocese de Caetité encerrou, neste domingo (13), o Ano Santo da Misericórdia. A Porta da Misericórdia, aberta em dezembro do ano passado, foi fechada logo após a celebração da Santa Missa realizada na manhã deste domingo, na catedral de Senhora Sant’Ana, em Caetité. Fiéis de várias paróquias da Diocese participaram da celebração presidida pelo administrador diocesano, padre Gilvan Pereira, e concelebrada por dezenas de padres da Diocese. O Ano Santo da Misericórdia foi instituído pelo Papa Francisco no dia 8 de dezembro de 2015.

Na celebração, o administrador diocesano incentivou os fiéis a viverem, como fruto desse acontecimento de fé, a compaixão uns para com os outros, a fidelidade dentro e fora da igreja e a fraternidade verdadeira. “Finalizando esse Ano Extraordinário da Misericórdia, que a gente abra agora as portas do nosso coração para que rejubile esses valores com profundidade, porque isso vai marcar a nossa caminhada”,pediu padre Gilvan.

Leia mais »

ARACATU – SÃO PEDRO

Primeiro Seminário de Comunicação é realizado na Diocese

20-09-2016 | Da Redação, PASCOM

O encontro foi realizado no CTL de Caetité. Foto: PASCOM/Diocese de Caetité

O encontro foi realizado no CTL de Caetité. Foto: PASCOM/Diocese de Caetité

Dois dias de formação. A Pastoral da Comunicação – PASCOM – realizou neste final de semana o primeiro Seminário de Comunicação da Diocese de Caetité. O evento aconteceu no Centro de Treinamento de Líderes de Caetité.

Durante o encontro, representantes de 13 paroquias da Diocese aprofundaram a reflexão sobre a Pastoral: sua visão e missão. O encontro também foi formativo. Duas oficinas levaram os participantes a produzirem conteúdos jornalísticos e radiofônicos.

Na oficina de jornalismo, os agentes da Pascom tiveram a oportunidade de colocar em prática técnicas jornalística a serviço da evangelização. A oficina de rádio proporcionou um momento de reflexão sobre formato e formas de se pensar e fazer a comunicação radiofônica, além da organização da rádio.

Ao final do encontro, uma nova coordenação da Pastoral da Comunicação na Diocese foi organizada, para melhor estruturar as atividades ao longo do ano. Mauri Oliveira, de Caetité, e Wicley Martins, da cidade de Guanambi, são os novos coordenador e vice-coordenador, respectivamente, da pastoral.

O encontro também definiu os assessores, secretários, e equipes para rádio, site e jornal diocesano.

Página 1 de 212