MORTUGABA – SÃO JOSÉ

Irmãs Ancilas do Menino Jesus comemoram 60 anos de consagração

07-08-2017 | Por Ze Padre/Pascom Mortugaba

Foto: Paróquia São José Operário

A paroquia São Jose Operário de Mortugaba homenageia as Irmãs Ancilas do Menino Jesus pelo trabalho evangelizador desenvolvido na paróquia e que se estendeu em Jacaraci e Licínio de Almeida, onde elas permanecem até hoje. A chegada das irmãs em Mortugaba, na década de 70, trouxe um grandioso desenvolvimento pastoral.

A Irmã Analisa Saviane tem a honra de convidar a todos para participar da celebração de ação de graças pelos 60 de consagração e 50 de Brasil que será realizada no próximo dia 13 de agosto , às 10h da manhã. A celebração será presidida por Dom José Roberto Silva Carvalho, na Paroquia de Licínio de Almeida.

Nossa Gratidão e nossos parabéns pelos riquíssimos frutos semeados na paroquia São José Operário de Mortugaba.
Padre José Carlos Rodrigues Pereira e paroquianos.

MORTUGABA – SÃO JOSÉ

Paróquia de Mortugaba se prepara para Festa da Imaculada Conceição

07-08-2017 | Por Zé Padre/Pascom Mortugaba

Divulgação

A Festa da Imaculada Conceição, Padroeira da igreja Matriz de Mortugaba, começa no dia 11 de agosto e segue até o dia 20. Os festejos tem como tema “Maria, Mãe do Evangelho vivente, manancial de alegria para nos”. No dia 11, as atividades começam às 4h da manhã com a alvorada festiva pelas ruas da cidade e em seguida do oficio da Imaculada Conceição cantado. Às 19:30 acontece a abertura do novenário com a santa missa. Durante o Novenário será refletida a Exortação Apóstólica Evangelii Gaudium (A alegria do evangelho) e ofício da Imaculada Conceição. Com muita alegria, a Paróquia de Mortugaba convida a toda a diocese para celebrar junto com eles essa bonita festa.

MORTUGABA – SÃO JOSÉ

Pastoral Familiar de Mortugaba realiza preparação para o Matrimônio

26-07-2017 | Por Zé Padre/Pascom Mortugaba

Aconteceu nos dias 22 e 23 de julho, no Centro Comunitário da Paróquia São José Operário, em Mortugaba, o 43° Encontro da Pastoral Familiar, com a formação para o matrimônio de 24 casais que já vivem juntos há mais de dois anos.

O encontro foi preparado pelos agentes da Pastoral Familiar e com o apoio do padre José Carlos e contou com palestras e depoimentos sobre a fé, as dificuldades no matrimônio e a infidelidade matrimonial. Na programação teve, ainda, momentos de reflexão espiritual e partilha.

Os participantes concluíram a formação maravilhados e enriquecidos com o que receberam durante todo o encontro.

MORTUGABA – SÃO JOSÉ

Jornada Apostólica Legionária é realizada em Mortugaba

19-06-2017 | Por Zé Padre/Pascom Mortugaba

Foto: Pascom Mortugaba

A Legião de Maria da Paróquia São José, em Mortugaba, realizou neste domingo, 18 de junho, a Jornada Apostólica na Comunidade do Jacaré e em outras comunidades vizinhas.

O trabalho foi realizado em duplas pelos legionários, assim como fizeram os apóstolos ao evangelizar. A visita foi feita em todos os lares das comunidades, sem nenhuma distinção.

Em Mortugaba, a Legião de Maria tem realizado também passeios legionários. Nesses encontros são feitas orações, momentos de lazer e evangelização.

Em tempo – Aconteceu no dia 04 de junho, nas comunidades rurais de Mortugaba, o Encontro das Comunidades Irmãs, que é quando uma comunidade visita a outra. Nessas visitas foram realizadas palestras, organizadas pela Pastoral Familiar, com o apoio do padre José Carlos, e ministradas por leigos da paróquia.

Foto: Pascom Mortugaba

 

MORTUGABA – SÃO JOSÉ

Pastoral da Catequese de Mortugaba realiza encontro de formação para catequistas

19-06-2017 | Por Zé Padre/Pascom Mortugaba

No dia 28 de maio, no CCM de Mortugaba, a Coordenação da Catequese juntamente com o padre José Carlos e os catequistas das 33 comunidades da paróquia se reuniram para o encontro de formação, que teve como tema “Diretrizes Pastorais para o Sacramento da Iniciação Cristã”.

Os catequistas acolheram as palestras feitas por alguns coordenadores e também pelo padre. “Catequizar é fazer a palavra de Deus ecoar, não só com palavras mas também com exemplos de vida”, disse padre José Carlos, que também ressaltou. “Todo catequizando tem que ter a sua própria Bíblia e levá-la para a catequese, sendo a mesma de edição católica”.

O encontro terminou com um momento de oração e com o agradecimento do pároco à coordenação e a todos os catequistas presentes.

Em tempo – Aconteceu também a novena do Divino Espírito Santo que foi coordenada pela RCC de Mortugaba – Grupo de Oração Água Viva, contando com a participação de todas as pastorais e finalizando com a Santa Missa presidida pelo padre José Carlos.

MORTUGABA – SÃO JOSÉ

Em Mortugaba, OVM realiza trabalho que desperta vocações

04-05-2017 | Por Zé Padre/Pascom Mortugaba

Em Mortugaba, OVM realiza trabalho que desperta vocações

A Obra das Vocações e Ministérios (OVM) faz parte do Serviço de Animação Vocacional (SAV), que tem a missão de promover, incentivar e animar a variedade de vocações e ministérios que o Espírito Santo suscita na Igreja. Na Paróquia São José, em Mortugaba, o grupo é formado por 31 membros, 28 deles da comunidade sede e três dos bairros Santo Antônio e Igrejinha.

O grupo se reúne toda última quarta-feira de cada mês e é responsável pela Missa Vocacional ou Adoração ao Santíssimo que acontece nas quintas-feiras. Na paróquia, a OVM também evangeliza pelas ondas do rádio, com um programa na Mortugaba Fm (104,9), todas às sexta-feira, às 18h.

Para ajudar na formação de novos vocacionados, membros do grupo fazem a arrecadação de uma contribuição espontânea, doada com muito carinho, pelas famílias da comunidade.

Como fruto desse trabalho, a paróquia de Mortugaba está orgulhosa por tantos jovens mortugabenses atenderem ao chamado de Deus. Recentemente, um dos integrantes do grupo da OVM, o jovem Ramon Pinheiro da Rocha, foi para o seminário. Que Deus dê a ele perseverança para seguir, com determinação e fé, a missão escolhida.

MORTUGABA – SÃO JOSÉ

Conheça o trabalho da Pastoral do Dízimo em Mortugaba

21-04-2017 | Por Zé Padre/Pascom Mortugaba

O dízimo é uma doação regular e proporcional aos rendimentos do fiel. É, antes de tudo, uma grande graça, pois é uma forma concreta que o cristão tem para manifestar a sua fé em Deus e o seu amor ao próximo, já que é por meio dele que a Igreja se mantém em atividade, sustenta os trabalhos de evangelização e realiza muitas obras de caridade e assistência aos menos favorecidos. O dízimo é um compromisso. Representa a nossa vontade de colaborar, de verdade, com o Projeto Divino neste mundo.

Na Paróquia São José, em Mortugaba, a equipe do dízimo trabalha com muita dedicação e empenho para fortalecer cada dia mais a evangelização através da devolução do dízimo.

A equipe da pastoral trabalha sempre junto ao padre José Carlos Rodrigues e de toda a comunidade, que tem acesso à prestação de contas do que é feito com o dízimo, realizada no primeiro domingo de cada mês, na celebração da Santa Missa.

As comunidades rurais e bairros também trabalham em comunhão com a sede. Os dizimistas devolvem com muita fé a sua contribuição, pois possuem consciência do valor do dizimo. A arrecadação é feita pelos zeladores uma vez ao mês, distribuindo envelopes e mensagens referentes ao dizimo. Esses envelopes são estregues nas coletas da Santa Missa.

MORTUGABA – SÃO JOSÉ

Confira como foi a Semana Santa na Paróquia São José de Mortugaba

16-04-2017 | Por Samara Castro/Pascom Mortugaba

A Semana Santa é um momento de muita fé e devoção na vida da Igreja, pois é quando voltamos nossos corações para a misericórdia de Jesus e olhamos para todo o seu sofrimento ao morrer na cruz para nos salvar. Na Paróquia São José, em Mortugaba, as celebrações desta semana foram realizadas com a participação ativa dos paroquianos, que demonstraram a crença na Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

As celebrações tiveram início com a Missa de Ramos, no último domingo. “Jesus entra em Jerusalém, aclamado como o Messias, aquele que vem instaurar definitivamente o Reino do Deus da vida”, recorda a celebração.

Na segunda-feira, a via-sacra percorreu várias ruas da cidade, com participação fervorosa dos fieis. Na terça-feira, a celebração da Misericórdia foi uma noite de bênçãos, momento em que os fieis voltaram renovados para casa.

Na quarta-feira, celebramos a Procissão do Encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores, organizada pelo Terço dos Homens e a Legião de Maria. Os homens se reuniram na comunidade do bairro Santo Antônio, e as mulheres na comunidade do bairro de Nossa Senhora Aparecida. O trajeto foi longo, mas muito bonito. O encontro das duas imagens foi na igreja Matriz. No Sermão das Sete Palavras, o padre José Carlos Rodrigues, pároco de Mortugaba, falou dos encontros e desencontros da vida e da esperança.

A Procissão do Encontro recorda o encontro de Jesus com Maria, Sua mãe, a caminho do calvário.

 

Na quinta-feira, a Missa dos enfermos e idosos foi realizada pela manhã e, à noite, a celebração da Ceia do Senhor relembrou o momento em que Jesus Cristo deixa para nós o Seu corpo e o Seu sangue, como permanência Dele em nossa vida.

Na sexta-feira, a celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo foi realizada às 15, horário em que, segundo a tradição, Jesus morreu. No Sábado Santo, nos unimos à vitória e à ressurreição de Cristo. A celebração da vigília pascal foi realizada na quadra Balbino Coelho.
“Essa noite é chamada de Mãe das Noites, pois foi nesse momento que o Senhor ressuscitou”, disse o padre José Carlos.

Com o domingo de Páscoa, encerramos a Semana Santa, mas continuamos celebrando, com fé e alegria, o período pascal.

MORTUGABA – SÃO JOSÉ

Pastoral Familiar de Mortugaba inicia encontros preparatórios para o matrimônio

22-03-2017 | Por Zé Padre/Pascom Mortugaba

Começam nesta quarta-feira (22), em Mortugaba, as atividades da Pastoral Familiar, com a primeira etapa da preparação para o sacramento do matrimônio. As reuniões ordinárias serão realizadas a cada 15 dias, nas quartas-feiras.

Nas reuniões, serão discutidos temas relacionados à vida da família na sociedade. O trabalho da pastoral consiste em visita às famílias que estejam passando por conflito matrimonial, reconciliação de casais já separados, visitas da Pastoral Familiar às comunidades com o objetivo de formar a pastoral e ajudar na evangelização das famílias, momentos de confraternização e descontração com os membros da pastoral e seus familiares, no final de cada ano.

Além disso, serão realizadas duas etapas de preparação para o matrimônio compostas por 11 encontros, que acontecem nas famílias; um encontro anual para casais que já vivem juntos e o casamento coletivo na sede da paróquia.

A Pastoral Familiar é composta por casais de diferentes idades, jovens e adolescentes, viúvos ou viúvas e pessoas divorciadas, que acreditam na família e não querem viver de forma isolada. Na paróquia, a pastoral vem, ao longo de sua existência, desenvolvendo atividades que visam melhorar o relacionamento das famílias.

MORTUGABA – SÃO JOSÉ

Festa de São José é celebrada em Mortugaba

21-03-2017 | Por Zé Padre/Pascom Mortugaba

 Entre os dias 10 a 19 de março, Mortugaba celebrou os festejos em honra a São José, padroeiro da cidade. Durante o novenário, foram celebrados vários temas relacionados à vida de São José e voltados para a realidade atual, com a participação, nas homilias, de padres da Diocese e leigos da paróquia.

A cada noite da novena, momentos culturais, barraquinhas, leilões e procissões foram acompanhados por toda a comunidade. O show com o padre Edson e Banda deixou a festa ainda mais animada em uma das noites do novenário.

Na Festa Solene, em 19 de março, o dia começou com uma bonita alvorada e, logo após, toda a comunidade, juntamente com o padre José Carlos, se reuniu em frente à casa paroquial para recepcionar o bispo de Caetité, Dom Carvalho, com cantorias, faixas e muita alegria. Em seguida, o bispo presidiu a Missa Solene em louvor a São José. Durante a celebração, Dom Carvalho nomeou o padre José Carlos como pároco de Mortugaba. Um momento marcante para todos os fieis.

“Estou muito contente com essa brilhante festa, a primeira que realizo em Mortugaba, minha terra natal. Estou cheio de alegria por, nesse momento tão bonito, ser abençoado com a graça da nomeação como pároco desta paroquia. Nesta oportunidade, quero agradecer a todos festeiros, movimentos e pastorais e a toda a comunidade, que, com muito brilhantismo e dedicação, realizaram essa grande festa. Agradeço também ao bispo Dom Carvalho por mim confiar esta paróquia e por sua honrosa presença em nossa festa”, disse o padre em entrevista à Pastoral da Comunicação (Pascom) de Mortugaba.

“É uma alegria imensa estar aqui em Mortugaba celebrando com todos vocês essa harmoniosa Festa de São José, um santo que tem um belo exemplo de vida. Muito me alegro de estar celebrando esta Eucaristia, juntamente com o padre Jose Carlos e com todos vocês. Estou muito feliz com a belíssima acolhida que recebi, por isso espero voltar mais vezes. Procurem sempre seguir o exemplo de São José e que Deus vos Abençoe”, disse Dom Carvalho à Pascom.

Página 1 de 3123
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com