MALHADA DE PEDRAS – SENHOR BOM JESUS

Paróquia de Malhada de Pedras celebra Solenidade de Nossa Senhora Aparecida

13-10-2017 | Por Anderson Ferreira/PASCOM Malhada de Pedras

 

Em Malhada de Pedras, a celebração dos 300 anos da devoção à Nossa Senhora Aparecida reuniu um grande número de devotos. Foto: Anderson Ferreira/PASCOM

Os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida por três humildes pescadores nas águas do rio Paraíba foram celebrados nesta quinta-feira (12), dia em que a Igreja Católica dedica à santa padroeira do Brasil. Em Malhada de Pedras, Paróquia Senhor Bom Jesus, os devotos se concentraram na praça da Matriz, no início da noite, para a missa solene e procissão em homenagem à Mãe Aparecida.

Alda Lucinda de Souza, 73, devota de Nossa Senhora Aparecida desde criança, participou da celebração. “Aprendi com meus pais e padrinhos a devoção à Maria, que todos os dias rezavam o terço, e também com meu avô paterno. Ele tinha, em casa, uma capelinha de Nossa Senhora Aparecida. Uma das últimas lembranças que tenho dele é, junto à imagem, ajoelhado e chorando”, conta.

Depois de passar por momentos difíceis na vida pessoal, dona Alda diz que agora quer apenas agradecer. “Eu só tenho a agradecer a Nossa Senhora Aparecida por todas as graças recebidas. Eu amo a minha Mãe do céu de todo o coração. Sempre que estou angustiada conto com ela e ela sempre me atende”, diz.

A celebração foi realizada na praça da Matriz, seguida de procissão pelas ruas da cidade. Foto: Anderson Ferreira/PASCOM

O administrador paroquial, padre Edson Rocha, comentou sobre o tricentenário de devoção à Nossa Senhora Aparecida. “A história da Virgem de Aparecida é muito importante para nós porque revela a nossa identidade como povo que cultiva a sua fé e a sua religiosidade. São 300 anos de fé e milagres pela intercessão da Mãe Aparecida”, disse o padre. “Assim como ela foi encontrada por uma rede, que essa rede também se estenda ao nosso coração, a nossa vida, a nossa caminhada de católicos. Que a Senhora Aparecida continue a resplandecer na vida e na história de seu povo o desejo de construção de uma sociedade mais livre e mais igualitária”, pediu o padre.

Confira mais fotos.

 

MALHADA DE PEDRAS – SENHOR BOM JESUS

Em assembleia, Paróquia de Malhada de Pedras avalia caminhada paroquial

08-10-2017 | Por Anderson Ferreira/PASCOM Malhada de Pedras

Representantes de pastorais, grupos, movimentos e de 26 comunidades rurais participaram da assembleia. Foto: Diovane Leite

Em assembleia realizada na manhã deste domingo (8), a Paróquia Senhor Bom Jesus de Malhada de Pedras avaliou a caminhada paroquial dos últimos quatro anos. Representantes de pastorais, grupos e movimentos e de 26 comunidades rurais participaram do encontro.

As atividades tiveram início com um momento de oração,  conduzido pelo administrador paroquial, padre Edson Rocha.

Em um momento de motivação, a psicóloga Andréia Feitosa fez uma dinâmica sobre a participação dos leigos à frente dos trabalhos da Igreja. Questionou a disponibilidade deles na condução das pastorais, grupos, movimentos e comunidades e finalizou dizendo que, diante das dificuldades, é preciso se renovar sempre para seguir com entusiasmo e alegria.

A coordenadora de liturgia da paróquia, Aureni Caetano, fez um repasse do encontro de liturgia em Caetité. Explicou as partes da Santa Missa e tirou dúvidas dos participantes com a ajuda do padre Edson.

O coordenador dos Ministros da Eucaristia, Stanislau dos Santos, apresentou o resultado dos questionários distribuídos para as pastorais, grupos, movimentos e comunidades, como avaliação da caminhada da paróquia e da diocese. Entre os questionamentos, foi perguntado quais os principais desafios das comunidades e da paróquia e de que maneira enfrentá-los, além de pedir aos leigos sugestões de propostas para a caminhada dos próximos anos. Os resultados da pesquisa serão encaminhados para a assembleia diocesana que acontece em novembro, em Caetité.

Ao final da assembleia, os participantes elegeram o dízimo e as missões como prioridades para caminhada da paróquia nos próximos anos. Temas que serão trabalhados em paralelo com as prioridades da diocese e da Igreja.

GUAJERU – SANTA ROSA DE VITERBO

ECC realiza retiro para casais de Malhada de Pedras e Guajeru

08-10-2017 | Por Anderson Ferreira/PASCOM Malhada de Pedras

O retiro teve a participação de 37 casais das paróquias de Malhada de Pedras e Guajeru. Foto: Geraldo Porto.

“Oração, sinceridade e perdão” foi o tema do retiro para casais do Encontro de Casais com Cristo (ECC), das paróquias de Malhada de Pedras e Guajeru, realizado no último dia 1º, na comunidade Lagoa das Cacimbas, em Malhada de Pedras. O encontro contou com a participação de 37 casais das duas paróquias e teve, na programação, momentos de brincadeiras, partilha e reflexão.

O padre Edson Rocha, administrador paroquial de Malhada de Pedras, assessorou o retiro. Para o coordenador do ECC, Geraldo Porto, o encontro foi de muito aprendizado. “O padre nos falou sobre o amor na família, a educação dos filhos, a fidelidade dos casais e a vida da família na Igreja e nas pastorais”, disse o coordenador.

Nas duas paróquias, 90 casais participam do ECC. O movimento foi fundado em maio de 2015 e conta com 11 círculos, que são grupos menores com oito a nove casais, que se reúnem uma vez por semana na casa de um deles. As reuniões com todos os membros acontecem uma vez por mês.

MALHADA DE PEDRAS – SENHOR BOM JESUS

Paróquia de Malhada de Pedras celebra 300 anos da devoção à Mãe Aparecida

06-10-2017 | Por PASCOM Malhada de Pedras

A festa de Nossa Senhora Aparecida deste ano tem uma comemoração especial. É que no dia 12 de outubro serão celebrados os 300 anos do encontro da imagem por três pescadores, nas águas do rio Paraíba.

Na Paróquia Senhor Bom Jesus, em Malhada de Pedras, serão quatro dias de homenagens à padroeira do Brasil. A festa começa no dia 9 e tem como tema “Nossa Senhora Aparecida: 300 anos de bênçãos e graças”. No dia dedicado à santa, a missa está marcada para as 18h, na praça da igreja Matriz.

Confira a programação completa:

Divulgação

MALHADA DE PEDRAS – SENHOR BOM JESUS

Legião de Maria realiza Sarau Legionário em Malhada de Pedras

11-09-2017 | Por Anderson Ferreira/Pascom Malhada de Pedras

O encontro foi realizado no salão paroquial durante a manhã deste domingo (10). Foto: Anderson Ferreira

A Legião de Maria da Paróquia Senhor Bom Jesus de Malhada de Pedras realizou, neste domingo (10), o Sarau Legionário. O momento de diversão e espiritualidade entre os devotos da Mãe de Jesus é realizado todos anos em comemoração à natividade  de Nossa Senhora,  celebrada na última sexta-feira, 8 de setembro,  pela Igreja.

O encontro foi realizado no salão paroquial e teve início com a reza do terço. Durante toda a manhã, houve brincadeiras, sorteios de brindes e apresentações de teatro. Entre as apresentações, os legionários coroaram Nossa Senhora e também homenagearam a Mãe Aparecida pelos 300 anos do encontro da imagem no Rio Paraíba do Sul. O administrador paroquial de Malhada de Pedras, padre Edson Rocha palestrou aos legionários.

Durante o Sarau, os legionário fizeram homenagens a Nossa Senhora. Foto: Anderson Ferreira

Na conversa, padre Edson falou sobre a necessidade dos cristãos católicos terem convicção da fé que professam. O sacerdote explicou também o significado do Rosário, oração meditada semanalmente pelos legionários. “Rosário significa coroa de rosas. E toda vez que rezamos uma Ave-Maria, oferecemos uma rosa a Nossa senhora”, disse. Padre Edson falou, ainda, sobre a importância da devoção à Maria.

A Legião de Maria em Malhada de Pedras conta com nove praesidia, filiados à Curia Mãe da Esperança. Ao todo, são 102 legionários.

Confira as fotos aqui.

MALHADA DE PEDRAS – SENHOR BOM JESUS

Segundo Encontro Paroquial do Terço dos Homens é realizado em Malhada de Pedras

03-09-2017 | Por Anderson Ferreira/Pascom Malhada de Pedras

O Movimento completou 18 anos na última sexta-feira. Foto: Anderson Ferreira

Os 18 anos do Movimento Terço dos Homens, da Paróquia Senhor Bom Jesus de Malhada de Pedras, foram celebrados neste domingo (3), durante o segundo encontro paroquial do Movimento. O grupo é o mais antigo da diocese e conta, atualmente, com a participação de mais de 300 homens, que semanalmente se reúnem para rezar o terço de Nossa Senhora e estudar a Palavra de Deus.

O encontro teve início com a celebração da Santa Missa, na igreja Matriz. Em seguida, os homens seguiram, em procissão, até um colégio da cidade, carregando um grande terço e meditando a oração mariana. Durante toda a manhã, houve palestras, sorteios de brindes, animação e um testemunho de um dos membros do Movimento.  Leia mais »

MALHADA DE PEDRAS – SENHOR BOM JESUS

Católicos lotam praça da Matriz para festa do padroeiro de Malhada de Pedras

07-08-2017 | Por Anderson Ferreira/Pascom Malhada de Pedras

Milhares de católicos de diversas partes do município de Malhada de Pedras lotaram, na tarde deste domingo (6), a Praça da Matriz para a festa do Senhor Bom Jesus, padroeiro da cidade. Antes da Missa Solene, os fiéis e devotos do Santo padroeiro acompanharam a tradicional procissão pelas principais ruas da cidade, demonstrando a fé e a devoção dos malhada-pedrenses. A celebração eucarística foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom José Roberto Silva Carvalho, e concelebrada pelo administrador paroquial, padre Edson Rocha.

Católicos lotam praça da Matriz para festa do padroeiro de Malhada de Pedras. Foto: Anderson Ferreira

Durante nove dias, a comunidade católica celebrou a novena em preparação para a festa deste domingo, dia em que também a Igreja celebra a Solenidade da Transfiguração do Senhor. “A família plenamente viva: o amor é nossa missão” foi o tema do novenário. Uma reflexão sobre a Exortação Apóstólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco. A cada noite, uma pregação diferente, conduzida por um padre da diocese, sempre à luz do documento do Papa que traz reflexões sobre o amor na família. Comunidades rurais e outras paróquias também participaram da festa.  Leia mais »

MALHADA DE PEDRAS – SENHOR BOM JESUS

Dom Carvalho é acolhido por autoridades civis e pela Paróquia de Malhada de Pedras

07-08-2017 | Por Anderson Ferreira/Pascom Malhada de Pedras

Em visita oficial à Paróquia de Malhada de Pedras, neste domingo (6), para a Missa Solene em louvor ao Senhor Bom Jesus, padroeiro da cidade, o Bispo de Caetité, Dom José Roberto Silva Carvalho, foi recebido com festa pela comunidade local. Ainda na entrada da cidade, muitos católicos aguardavam a chegada do bispo, acompanhados do padre Edson Rocha, administrador paroquial, e de autoridades civis, como a prefeita Terezinha Baleeiro.

Bispo de Caetité é acolhido por autoridades civis e pela comunidade católica. Foto: Anderson Ferreira

De lá, eles seguiram em carreata pelas ruas da cidade, finalizando na Praça da Matriz, onde também muita gente esperava pelo bispo. Na chegada à praça, Dom Carvalho recebeu aplausos e cumprimentou adultos e crianças. Em seguida, em frente à igreja, foi acolhido por autoridades civis, por leigos e pelo padre Edson.  Leia mais »

MALHADA DE PEDRAS – SENHOR BOM JESUS

Malhada de Pedras divulga programação da Festa do Padroeiro Senhor Bom Jesus

24-07-2017 | Por Anderson Ferreira/Pascom Malhada de Pedras

Divulgação

A comunidade católica de Malhada de Pedras começa, nesta sexta-feira (28), o novenário em louvor ao Senhor Bom Jesus, padroeiro da cidade. A festa se estende até o dia 6 de agosto, quando é celebrada, pela Igreja, a solenidade da Transfiguração do Senhor. Como nos anos anteriores, uma alvorada marcada para as 5h da manhã, com participação da fanfarra municipal e seguida de café partilhado, são as primeiras atividades da programação dos festejos. À noite, acontece a primeira celebração da novena, presidida pelo padre Eutrópio Aécio Carvalho, da Paróquia de Guanambi.

A programação conta, ainda, com adoração e bênção do Santíssimo todas as manhãs, bênção de carros e motos, shows religioso e de prêmios, além de quermesse com barraquinhas de comidas típicas, após as celebrações. Todos os dias, haverá gesto concreto com doação de alimentos para famílias carentes do município.

“A família plenamente viva: o amor é nossa missão” é o tema central da festa deste ano. Segundo o administrador paroquial, padre Edson Rocha, o tema tem como base a Exortação Amoris Laetitia (O Amor na Família), do Papa Francisco, que reúne reflexões do Sínodo da Família, com indicações pastorais e atenção às famílias feridas. “Queremos convidar a Comunidade Paroquial a compreender, acompanhar, integrar e ter os braços abertos para as famílias que sofrem, pois nós cristãos católicos cremos que é na família que a vida humana surge como de uma nascente sagrada, e é cultivada e formada. Nós cremos que é missão sagrada da família, guardar, revelar e comunicar ao mundo o amor e a vida”, diz o padre. “Queremos levar a Comunidade também a compreender que, desde que existe a humanidade, existe a família, e ninguém jamais poderá destruí-la, porque foi instituída por Deus”, completa.

E no dia da grande festa, 6 de agosto, a paróquia vai receber a visita oficial do bispo diocesano, Dom José Roberto Silva Carvalho, que vai presidir a Missa Solene, na praça da Igreja Matriz. Antes da celebração, acontece a tradicional procissão com a imagem do Senhor Bom Jesus pelas ruas da cidade. Nesse dia, as atividades começam às 16h.

MALHADA DE PEDRAS – SENHOR BOM JESUS

12° Cenáculo em Malhada de Pedras celebra 50 anos da RCC

11-06-2017 | Por Anderson Ferreira/Pascom Malhada de Pedras

 

Os dois dias de encontro foram marcados por momentos de louvor, oração e pregação. Foto: Anderson Ferreira

A 12ª edição  do Cenáculo,  realizada neste fim de semana em Malhada de Pedras,  reuniu centenas de católicos da cidade e de outros lugares da região. Neuma Ribeiro, 29, veio da comunidade Cachoeirinha para participar pela terceira vez do encontro. “Eu vim buscar o Espírito Santo, pois eu vejo a necessidade diária de me alimentar e de aumentar o meu vínculo com o Espirito de Deus, que é o que me motiva a permanecer na caminhada, com firmeza e fé”, disse a jovem.

Os dois dias de encontro foram marcados por momentos de louvor, oração e pregação. Néia Santos, de Boquira (BA), foi uma das pregadoras. Segundo ela, são várias as oportunidades para se viver o Cenáculo nos dias de hoje, assim como aconteceu com os discípulos de Jesus e com sua mãe Maria, conta a Bíblia no livro dos Atos dos Apóstolos. “Eu penso que todas às vezes que nos reunimos num só objetivo e em oração, clamando ao Espírito Santo por sua presença, por seu amor, por seus sinais, o Cenáculo acontece. Nos dias de hoje, é propício e necessário que cada dia, cada missa, cada refeição, cada encontro do grupo de oração se tornem uma oportunidade de Deus para vivenciarmos o Cenáculo”, explicou Néia.

Néia Santos, de Boquira (BA), foi uma das pregadoras do encontro. Foto Anderson Ferreira

O evento, que acontece desde 2006, é  uma realização do grupo de oração Sagrado Coração de Jesus, da Renovação Carismática Católica (RCC), que este ano completa 50 anos em todo o mundo. O coordenador diocesano do movimento,  Ricardo Santos, presente no encontro, falou sobre a importância da RCC na Diocese de Caetité. “Só na diocese são 35 anos do movimento e mais de 50 grupos de oração em mais de 25 paróquias, todos eles trabalhando em unidade com a Igreja, em amor e em prol da Igreja”, destacou o coordenador. Um dos precursores do movimento carismático na diocese foi Dom Homero Leite, que morreu em 2014.

O 12° Cenáculo terminou no fim da tarde de domingo com a celebração da Festa da Santíssima Trindade, celebrada pela Igreja no primeiro domingo após o dia de Pentecostes.

Confira aqui as fotos do 12º Cenáculo em Malhada de Pedras.

Página 1 de 512345