ARACATU – SÃO PEDRO

Em carta, padre Gilvan pede à Diocese que reze pelo novo bispo de Caetité

21-01-2017 | Por Anderson Ferreira/PASCOM

Foto: Bom Jesus notícias

Em carta divulgada esta semana, o administrador diocesano, padre Gilvan Pereira Rodrigues, solicita a todas as paróquias da Diocese que façam um momento único de oração e adoração em favor do monsenhor José Roberto Silva Carvalho, novo bispo de Caetité. “Será uma experiência forte e marcante: 24h com o Senhor, orando pelo exercício profícuo do Ministério Episcopal de Dom Carvalho”, diz o padre.

“Que seja um momento forte de comunhão e participação de toda a Diocese. Dar-se-à na Quinta-feira (26) das 18h às 18h da Sexta-feira (27). Poderá começar ou terminar com a Celebração da Eucaristia”, explica o padre na carta.  Leia mais »

JACARACÍ – NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM

Padre Rafael Santos é apresentado à paróquia de Jacaraci

29-12-2016 | Com informações de Wicley Martins/Pascom Guanambi

Na última segunda-feira (26), o padre Rafael Santos foi apresentado à Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem de Jacaraci. Ele exercerá a função de administrador paroquial, conduzindo e pastoreando a porção do povo de Deus presente naquela cidade. O agora administrador paroquial veio substituir o Padre João de Souza (Joãozinho Baiano) que foi transferido para a Paróquia Imaculada Coração de Maria de Tanque Novo.

Padre Rafael, pertencente ao clero da diocese de Eunápolis, foi acolhido em experiência na diocese de Caetité e, até então, estava como vigário na Paróquia Santo Antônio de Guanambi.

Desde a notícia, no mês de outubro, das transferências de alguns padres da diocese, as apresentações estão acontecendo e vão até os primeiros dias do mês de janeiro. O anúncio das mudanças foi feito pelo padre Gilvan Pereira Rodrigues, administrador diocesano, em conformidade com o Colégio de Consultores da Diocese de Caetité.

A Santa Missa foi presidida pelo padre Gilvan Pereira Rodrigues e concelebrada pelos padres Alex Adriano (Guanambi), Antônio Meira (Piripá), Edson Rocha (Pindaí) e Reinaldo (Caculé).

Ao término, o padre Rafael dirigiu uma palavra de agradecimento a todos os presentes e manifestou sua alegria em servir àquela comunidade paroquial. Logo após, foi servido um jantar de recepção no Centro Comunitário, com a presença dos visitantes que vieram de outras paróquias para participar da acolhida.

 

ARACATU – SÃO PEDRO

Diocese de Caetité encerra Ano Santo da Misericórdia

14-11-2016 | Por Anderson Ferreira/PASCOM

Padres da Diocese de Caetité

Padres da Diocese de Caetité

A Diocese de Caetité encerrou, neste domingo (13), o Ano Santo da Misericórdia. A Porta da Misericórdia, aberta em dezembro do ano passado, foi fechada logo após a celebração da Santa Missa realizada na manhã deste domingo, na catedral de Senhora Sant’Ana, em Caetité. Fiéis de várias paróquias da Diocese participaram da celebração presidida pelo administrador diocesano, padre Gilvan Pereira, e concelebrada por dezenas de padres da Diocese. O Ano Santo da Misericórdia foi instituído pelo Papa Francisco no dia 8 de dezembro de 2015.

Na celebração, o administrador diocesano incentivou os fiéis a viverem, como fruto desse acontecimento de fé, a compaixão uns para com os outros, a fidelidade dentro e fora da igreja e a fraternidade verdadeira. “Finalizando esse Ano Extraordinário da Misericórdia, que a gente abra agora as portas do nosso coração para que rejubile esses valores com profundidade, porque isso vai marcar a nossa caminhada”,pediu padre Gilvan.

Leia mais »

BRUMADO – SENHOR BOM JESUS

Padres da Diocese assumirão novas paróquias

05-10-2016 | Da Redação PASCOM

Brasão da Diocese de Caetité

Brasão da Diocese de Caetité

Até o dia 30 de dezembro deste ano, 12 paróquias da Diocese de Caetité terão novos padres. O comunicado das transferências foi dado pelo Pe. Gilvan Pereira Rodrigues, administrador diocesano, em carta divulgada no último dia 29 de setembro, durante o encontro de atualização do Clero e Religiosas da Diocese de Caetité.

No comunicado, são anunciadas as seguintes mudanças: os padres Eutróprio Aécio e Alessandro, CP, que foi acolhido em experiência, se juntarão à Pe. Alex Adriano na Paróquia de Guanambi; os padres Cleonídio Alves Barbosa e Jordano Viana assumem a Paróquia de Brumado; a Paróquia de Ibiassucê acolherá o Pe. Waldech Brito Gondim; Pe. Noé Moreira assumirá a Paróquia de Condeúba; a Paróquia de Mortugaba terá Pe. José Carlos Pereira como novo pároco; Pe. Anderson Santos assumirá a Paróquia de Rio do Antônio; a Paróquia de Jacaraci acolherá o Pe. Rafael; Guajeru terá Manoel Pais como novo pároco; a Paróquia de Licínio de Almeida será acompanhada provisoriamente pelo Pe. Paulo Ferreira; Pe. Reinaldo assume a Paróquia de Caculé; o Pe. Osvaldino Barbosa assumirá a Paróquia de Macaúbas; Pe. João de Souza será pároco em Tanque Novo e Pe. Gilvan Pereira Rodrigues será o novo Reitor do Seminário Maior de Filosofia e Teologia em Belo Horizonte.

Segundo a carta, o motivo das transferências é devido ao vencimento das provisões de alguns padres em suas paróquias, e que a transferência foi refletida e decidida na reunião do Colégio dos Consultores, considerando a realidade de cada paróquia.

ARACATU – SÃO PEDRO

Primeiro Seminário de Comunicação é realizado na Diocese

20-09-2016 | Da Redação, PASCOM

O encontro foi realizado no CTL de Caetité. Foto: PASCOM/Diocese de Caetité

O encontro foi realizado no CTL de Caetité. Foto: PASCOM/Diocese de Caetité

Dois dias de formação. A Pastoral da Comunicação – PASCOM – realizou neste final de semana o primeiro Seminário de Comunicação da Diocese de Caetité. O evento aconteceu no Centro de Treinamento de Líderes de Caetité.

Durante o encontro, representantes de 13 paroquias da Diocese aprofundaram a reflexão sobre a Pastoral: sua visão e missão. O encontro também foi formativo. Duas oficinas levaram os participantes a produzirem conteúdos jornalísticos e radiofônicos.

Na oficina de jornalismo, os agentes da Pascom tiveram a oportunidade de colocar em prática técnicas jornalística a serviço da evangelização. A oficina de rádio proporcionou um momento de reflexão sobre formato e formas de se pensar e fazer a comunicação radiofônica, além da organização da rádio.

Ao final do encontro, uma nova coordenação da Pastoral da Comunicação na Diocese foi organizada, para melhor estruturar as atividades ao longo do ano. Mauri Oliveira, de Caetité, e Wicley Martins, da cidade de Guanambi, são os novos coordenador e vice-coordenador, respectivamente, da pastoral.

O encontro também definiu os assessores, secretários, e equipes para rádio, site e jornal diocesano.

ARACATU – SÃO PEDRO

Diocese de Caetité celebra Sant’Ana, sua padroeira

30-07-2016 | Por Pe. Paulo Henrique/PASCOM

Milhares de pessoas participaram da celebração

Milhares de pessoas participaram da celebração

“Este é o dia que Deus fez para Caetité”. Com estas palavras foram iniciados os louvores à Senhora Sant’Ana, no dia 26 de julho, na cidade de Caetité. Desde o dia 17, muitos fiéis foram à catedral para apresentar seus pedidos e fazer preces à Senhora Sant’Ana, que por mais de dois séculos protege e abençoa o povo de Caetité. A festa de Sant’Ana deste ano abriu solenemente o caminho de peregrinação que será realizado pela imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida, que ficou exposta na catedral durante todo o novenário.

Durante festa de Sant’Ana, os fieis tiveram a oportunidade de refletir sobre o Evangelho de São Lucas que apresenta o rosto de uma Igreja samaritana e caridosa, chamada a viver a misericórdia em todas as situações e circunstâncias da vida. E mais uma vez o povo de Caetité deu um show de criatividade na apresentação das temáticas de cada noite do novenário, bem como os diversos padres que foram convidados para proferirem a homilia, enriquecendo ainda mais o povo de Deus com profundos ensinamentos.  Leia mais »

ARACATU – SÃO PEDRO

Padres da Diocese participam de retiro espiritual

12-07-2016 | Da Redação

O retiro foi conduzido pelo Pe. Ivan da Diocese de Amargosa

O retiro foi conduzido pelo Pe. Ivan da Diocese de Amargosa

Com o objetivo de rezar e aprofundar numa espiritualidade madura e encarnada na realidade que os padres da Diocese de Caetité participaram, entre os dias 4 e 7 de julho, do Retiro Espiritual.

O momento aconteceu no Centro de Treinamento de Líderes – CTL – de Caetité. Os momentos de reflexão foram conduzidos, de maneira humilde e significativa, pelo Pe. Ivan da Diocese de Amargosa. Tudo isso com profundos momentos de silêncio, o que possibilitou um maior contato com Deus.

Além das orientações do pregador, o retiro também contou com celebrações da Santa Missa, Adoração ao Santíssimo e oração penitencial com confissões. Abastecidos por todos esses momentos de graça, os padres voltam fortalecidos para suas paróquias, retomando os trabalhos pastorais com mais amor e alegria.

ARACATU – SÃO PEDRO

Já está disponível a edição 64 do Jornal A CAMINHO

05-04-2016 | Da redação PASCOM

Capa da edição 64 do Jornal Diocesano A CAMINHO.

Capa da edição 64 do Jornal Diocesano A CAMINHO.

Já está disponível para sua leitura online da edição 64 do nosso Jornal Diocesano A CAMINHO. Preparado para os meses de abril e maio, nesta edição você confere uma matéria especial fando sobre o uso de imagens nas igrejas e sobre o sentido litúrgico do tempo pascal. Aprofundamos nossa formação sobre o mês mariano e entramos na experiência de dar um ‘sim’ como o de Maria.

Você ainda confere nesta edição como foi a Semana Santa 2016 na Diocese e a agenda de eventos diocesana. A edição 64 começa a chegar às paróquias da Diocese ainda essa semana, mas você já pode conferir agora! ACESSE

ARACATU – SÃO PEDRO

Diocese realiza a missa dos Santos Óleos

18-03-2016 | Da Redação PASCOM

A missa foi presidida por Dom Armando, da Diocese de Livramento de Nossa Senhora.

A missa foi presidida por Dom Armando, da Diocese de Livramento de Nossa Senhora.

Na noite de ontem, quinta-feira, 17, a Diocese de Caetité se reuniu na Catedral de Senhora Sant’Ana para a celebração dos Santos Óleos, também conhecida como missa do Crisma ou missa da Unidade.

O bispo, “sinal visível” da unidade, é quem realiza essa celebração, mas devido a vacância da Diocese, o bispo da Diocese vizinha de Livramento de Nossa Senhora, Dom Armando, foi quem dirigiu esse momento em Caetité.

O óleo abençoado nessa celebração é o que cada padre utilizará nas celebrações dos catecúmenos, do crisma e da unção dos enfermos em todas as paróquias da Diocese.  Nesta celebração, os padres renovam as promessas do dia da ordenação presbiteral. Também as religiosas e os leigos renovam o compromisso de ser igreja.

Segundo a liturgia, a missa deveria ser realizada na manhã da quinta-feira santa, mas devido as distâncias geográficas e questões pastorais, foi optado realizá-lo uma semana antes da semana santa.

Página 1 de 11