IUIÚ – SANTA LUZIA

Iuiu celebra festa da padroeira Santa Luzia

14-12-2017 | Por Carlos Vítor Amado/PASCOM Iuiu

Nesta quarta-feira (13), a Paróquia Santa Luzia, em Iuiu, celebrou a festa de sua padroeira, a virgem e mártir Santa Luzia, O novenário teve como tema “Santa Luzia segue o caminho missionário” e lema “Eu sou o caminho a verdade e a vida”, baseado no círculo bíblico do Evangelho de São João.

A festa começou bem cedo, com alvorada festiva pelas ruas da cidade e grande participação dos fieis. A programação da manhã seguiu com café partilhado, adoração ao Santíssimo com o grupo Salva Vidas e momento de oração com o grupo de reflexão São Pedro. À tarde, a procissão com o andor de Santa Luzia reuniu devotos da santa, que participaram com alegria cortejo.

O padre Alfredo Rosener SM acolheu o bispo diocesano, Dom José Roberto Silva Carvalho, na sua primeira visita oficial a Iuiu. Dom Carvalho presidiu a celebração e festa de Santa Luzia e investiu 10 novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECEs), que se colocaram a serviço da comunidade. Na homilia, o bispo falou sobre o exemplo de Santa Luzia. “Santa Luzia se entregou totalmente a missão de Jesus, mostrando que não é fácil ser cristão, mas que com oração em comunidade viveremos fortes”.

Ao final da celebração e debaixo de chuva fina, Dom Carvalho agradeceu ao povo pela perseverança e deu a benção. Os festejos foram encerrados com o show da banda Expressão e Louvor, de Bom Jesus da lapa. Os festeiros 2017, grupo Atitude Jovem, passaram a bandeira aos novos festeiros, o CPP.

IUIÚ – SANTA LUZIA

Procissão, missa e show religioso abrem festa de Santa Luzia, em Iuiu

06-12-2017 | Por Carlos Vítor Amado/PASCOM Iuiu

Nesta segunda feira (04), a Paróquia de Iuiu abriu os festejos em louvor a sua Padroeira, a virgem Santa Luzia. Na abertura no portal da cidade, um encontro com as comunidades rurais e a sede. De lá, os fieis e devotos de Santa Luzia seguiram em procissão com o mastro e a imagem da santa até a igreja Matriz, onde foi celebrada Missa de abertura, presidida pelo padre Alfredo Rosener SM e concelebrada pelo padre Edson Rocha, das paróquias de Malhada de Pedras e Guajeru.

Este ano, a novena tem como tema “Luzia segue o caminho Missionário” e lema “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. O círculo bíblico do Evangelho de São João foi uma motivação para a escolha do tema. Ao final da celebração, o padre Edson e Banda conduziu um show religioso. Teve, ainda, barraquinhas com comidas típicas para ajudar nas despesas dos festejos da Padroeira.

O encerramento do novenário será no dia 13 de dezembro com a Santa Missa solene presidida pelo Bispo Diocesano, Dom José Roberto Carvalho, que vai visitar a Paróquia de Iuiu pela primeira vez, desde que foi ordenado bispo.

IUIÚ – SANTA LUZIA

Paróquia de Iuiu celebra Primeira Eucaristia de crianças e jovens

27-11-2017 | Por Carlos Vítor Amado/PASCOM Iuiu

Neste domingo (26), dia da Solenidade de Cristo Rei, a Paróquia Santa Luzia, em Iuiu, estava em festa também pela celebração da Primeira Comunhão de crianças e jovens. A missa foi presidida pelo padre Alfredo Rosener, da Congregação Marista. Na homilia, padre Alfredo falou sobre a Solenidade celebrada pela Igreja. “É o dia de Cristo Rei Cristo que se humilhou até a morte, mas, depois da sua ressurreição, tornou-se o nosso Rei do Universo”.

O padre também destacou a abertura do Ano Nacional do Laicato, celebrado também neste domingo. “A Igreja destaca a presença dos leigos nas comunidades e pastorais, incentivando as suas próprias vocações”. Aos catequizandos, o padre pediu que tivessem responsabilidade e maturidade e não sumissem da comunidade depois de receberem a Eucaristia, pois daquele dia em diante eles fariam parte do Banquete Eucarístico.

A celebração marcou, ainda, o encerramento do mês do dízimo.

IUIÚ – SANTA LUZIA

Tempo do Advento é tema de retiro na Paróquia de Iuiu

27-11-2017 | Por Carlos Vítor Amado/PASCOM Iuiu

A fim de melhorar a caminhada em comunidade, a Paróquia Santa Luzia, em Iuiu, realizou, neste domingo (26), um retiro com a comunidade São Pedro, em um sítio próximo a cidade. O retiro teve como tema “Advento, esperando a chegada do Messias”. O padre Alfredo, da Congregação Marista, foi quem conduziu o momento. Os participantes, além de refletirem o tema, puderam meditar sobre o sentido de como viver este novo tempo litúrgico, que começa no próximo domingo.

Fotos: Neuza Fernandes

 

IUIÚ – SANTA LUZIA

Zonal 9 da diocese promove 1ª Romaria das CEB’s

24-10-2017 | Por PASCOM DIOCESANA

Divulgação

O Zonal 9 da Diocese de Caetité, que compreende as paróquias de Palmas de Monte Alto, Sebastião Laranjeiras, Iuiú e Malhada, promove neste domingo (28) a 1ª Romaria das Comunidades Eclesiais de Base, na cidade de Palmas de Monte Alto. O encontro tem como tema “Espiritualidade das CEB’s em interface com o protagonismo do leigo e da juventude para uma Igreja em saída”. Durante a programação, os romeiros vão participar de roda de conversa, palestra e de um momento com a juventude. A Romaria começa às 8h da manhã com a celebração da Santa Missa na Igreja Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens. Outras informações pelo telefone (77) 9 9916-2912.  

IUIÚ – SANTA LUZIA

Iuiu faz estudo de documento da CNBB

19-09-2017 | Por Carlos Vítor/Iuiu

No último domingo, dia 17, a Paróquia Santa Luzia, em Iuiu, realizou a assembléia paroquial em preparação a 10ª Assembléia Diocesana de Pastoral. O encontro aconteceu na comunidade São Pedro, com a participação das comunidades, pastorais e movimentos. Um estudo do documento “Diretrizes Gerais da Assembléia Evangelizadora”, da CNBB, foi conduzido pelo Padre José Maria SM. A assembléia foi momento de confraternização e estudo da caminhada em comunidade e vida pastoral.

IUIÚ – SANTA LUZIA

Comunidade em Iuiú encerra os festejos em louvor a São Pedro

03-07-2017 | Por Carlos Vitor Amado e Neuza Fernandes/Pascom Iuiu

A comunidade São Pedro do bairro Planaltina, em Iuiú, encerrou os festejos a seu padroeiro, na última quinta-feira (29). A festa teve início no dia 19 de julho com a participação de grupos de oração e pregadores. Este ano o novenário refletiu sobre o tema “Com São Pedro e Nossa Senhora seguiremos Jesus”. O tema é uma referência ao Ano Nacional Mariano celebrado pela Igreja, por conta dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida no rio Paraiba do Sul.

No dia 29, os devotos de São Pedro começaram a festejar desde bem cedo, com a alvorada festiva pelas ruas, cantando o hino de São Pedro e encerrando com um momento de oração e um café partilhado.

À noite, foi celebrada a missa solene presidida pelo pároco padre Alfredo Rosener SM. Na celebração, ele destacou: “A vida do apóstolo Pedro teve altos e baixos, mas ele aprendeu a ser testemunha do Cristo ressuscitado”. Os festejos a São Pedro, em Iuiú, terminou com um grande show com o padre Edson Rocha e banda. O forró, no ritmo de músicas católicas, animou a todos. Foi ainda realizado um bingo em prol da construção da tão sonhada capela da comunidade.

IUIÚ – SANTA LUZIA

Comunidade da Paróquia de Iuiú se prepara para os festejos a São Pedro

12-06-2017 | Por Carlos Vitor Amado/Pascom Iuiú

A comunidade São Pedro, no bairro Planaltina, na Paróquia Santa Luzia, em Iuiú, já está em clima de festa. É que começa no próximo dia 19 e segue até o dia 29 de junho os festejos em louvor a São Pedro, padroeiro da comunidade.

Este ano, a festa tem como tema “Com São Pedro e Nossa Senhora, seguiremos Jesus”. A escolha desse tema se deve ao Ano Nacional Mariano, proclamado pela Igreja no Brasil, e à celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul.  Maria e São Pedro foram também grandes discípulos de Cristo, verdadeiros seguidores da Palavra de Deus.

Este ano, o novenário vai contar com a participação de muitos grupos de oração e ainda com o show religioso com o padre Edson Rocha e Banda. A comunidade promove, ainda, durante esses dias, um bingo em prol da construção da Capela, um sonho antigo da Comunidade de Planaltina. “Com a intercessão de São Pedro, construiremos a igreja de pedras, para evangelizar a igreja viva que somos nós”.

Confira a programação:

Divulgação

IUIÚ – SANTA LUZIA

Celebração da Paixão na Paróquia de Iuiú; veja como foi

17-04-2017 | Por Carlos Vitor Amado/Pascom Iuiú

A Paroquia Santa Luzia, em Iuiú, celebrou a Paixão de Jesus nesta Sexta-feira Santa, às 15h, horário em que, segundo a tradição, Jesus foi morto. A celebração litúrgica, com a leitura da paixão e adoração da cruz, foi presidida pelo padre Alfredo Rosener, da Congregação Marista. Este é o único dia do ano em que, na Igreja, não se celebra a Santa Missa. Muitos fiéis participaram desse momento de silencio e reflexão. Padre Alfredo ressaltou que “quem quiser ser discípulo de Jesus deve renuncia a si mesmo, tomar a sua cruz e siga-lo. É esta a vontade do Pai”.

ARACATU – SÃO PEDRO

Em carta, padre Gilvan pede à Diocese que reze pelo novo bispo de Caetité

21-01-2017 | Por Anderson Ferreira/PASCOM

Foto: Bom Jesus notícias

Em carta divulgada esta semana, o administrador diocesano, padre Gilvan Pereira Rodrigues, solicita a todas as paróquias da Diocese que façam um momento único de oração e adoração em favor do monsenhor José Roberto Silva Carvalho, novo bispo de Caetité. “Será uma experiência forte e marcante: 24h com o Senhor, orando pelo exercício profícuo do Ministério Episcopal de Dom Carvalho”, diz o padre.

“Que seja um momento forte de comunhão e participação de toda a Diocese. Dar-se-à na Quinta-feira (26) das 18h às 18h da Sexta-feira (27). Poderá começar ou terminar com a Celebração da Eucaristia”, explica o padre na carta.  Leia mais »

Página 1 de 212